segunda-feira, 26 de junho de 2017

Suspeito tenta assaltar praça de pedágio e morre sobre motocicleta



Dois homens armados anunciaram o assalto e tentaram pegar o dinheiro da cabine. Um policial militar de folga que passava pelo local percebeu a ação da dupla e tentou abordar os suspeitos, que atiraram.

De acordo com a polícia, um dos suspeitos foi baleado durante a troca de tiros. O homem ainda tentou fugir em uma motocicleta que foi roubada em Ponta Grossa na última quarta-feira (21). Ele pilotou por aproximadamente 500 metros, mas morreu.

O suspeito não foi identificado e outro assaltante conseguiu fugir.

ta no site

ELEMENTO FUGITIVO, COM VÁRIOS MANDADOS DE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS É PRESO NESTE DOMINGO, 25, EM ASSAÍ



Neste domingo, 25, através de monitoramento numa residência que envolve o Tráfico de Entorpecentes no Alto da Copasa em Assai, sendo que desde as primeiras horas da manhã o Sgt R.Silva com o veiculo descaracterizado Gol vermelho avistou várias pessoas saindo da residência, e que após um certo momento na eminência de um suspeito sair da casa, as equipes fizeram abordagem no interior da residência, onde o infrator M. saiu correndo pulando as casas próximas, porém o mesmo foi abordado, sendo o foragido como identificado M. H. de M. Que na sequência foi feita a vistoria na casa e encontrado os seguintes materiais: 

❎07 talhetes de maconha, sendo aproximadamente 03 kilos no total
❎01 revólver calibre .38 e mais 10 munições cal.38
❎01 celular
❎vários objetos de origem duvidosa a ser apurado sobre furtos.
Infrator encaminhado até a DP.

18BPM/3.Cia/Assai
Equipe: Sgt R.Silva/Sd Laureano/Sd Clessela/Sd Monteiro/Sd Laiana
Equipe de apoio: Cap Edvaldo/Sgt Iba/Sd Viana
❎Natureza: Tráfico de Entorpecente e Mandado de prisão

SS DA AMOREIRA VAI RECEBER UMA VIATURA - Governo entrega primeiras “viaturas policiais humanizadas”


 
As primeiras 457 viaturas policiais de um total de 1.200 compradas pelo governo do Paraná já estão sendo enfileiradas em frente do Palácio Iguaçu para a cerimônia de entrega marcada para terça-feira (27), às 11 horas. Em julho, segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, serão entregues mais 357 veículos às polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. O restante dependerá das montadoras, de acordo com o governo.
As novas viaturas vêm equipadas com “celas humanizadas”. Os presos não serão mais colocados algemados nos porta-malas e passarão a ser transportados no banco de trás, nas mesmas condições de qualquer passageiro.

O investimento total é de pouco mais de R$ 112 milhões. As viaturas serão distribuídas para todas as regiões do Paraná, mas o governo não divulgou quais municípios serão contemplados com este primeiro lote.

GAZETA DO POVO

Carcereiro da Delegacia de Sertanópolis morre em acidente na PR-445 em Cambé PR


 Sábado (24) um grave acidente foi registrado na PR-445 próximo a Sandoz em Cambé. Segundo informações, o condutor do veículo Chevrolet Ônix com Placas de Londrina teria perdido o controle no KM 88 da Rodovia, onde acabou saindo da pista vindo a capotar em seguida.
O condutor identificado como Junior Furtado de Melo, foi ejetado para fora do veículo. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Junior era Agente Carcerário na Delegacia de Sertanópolis.
Uma Segunda Pessoa, passageira do veículo sofreu ferimentos, e foi Encaminhada Ao Hospital Santa Casa De Cambé.
A Polícia Rodoviária esteve no local para dar apoio ao acidente. O corpo de Junior foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Londrina.

Tripla colisão deixa duas pessoas feridas na BR-369 em Arapongas PR

 

Um acidente envolvendo três veículos foi registrado na manhã desta Sexta-feira (23) na BR-369 no Distrito de Aricanduva em Arapongas. O acidente envolveu um Veículo Citroën, um Fiat/Strada e um Fiat/Fiorino.
Segundo informações, um caminhão teria fechado a passagem do veículo Citroën causando o acidente, os outros dois veículos acabaram colidindo entre si. Uma placa de sinalização indicando trecho sujeito a neblina, que fica instalada próximo à Nortox foi atingida por um dos automóveis.
Duas pessoas ficaram feridas, elas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas a um Hospital. O corpo de Bombeiros e Viapar esteve no local para dar apoio ao acidente.

domingo, 25 de junho de 2017

Paranaense é um dos 12 ganhadores da Quina de São João

Redação Bem Paraná

Um paranaense  de sorte é um dos doze acertadores dos cinco números sorteados ontem (24) na Quina de São João. Ele é de Marialva, Região Norte do Paraná.
Cada apostador levará para casa o prêmio de R$ 11 milhões. Além do paranaense, acertaram as dezenas (06, 07, 13, 14 e 26) moradores nos estados de Minas Gerais, Amazonas, Distrito Federal, Goiânia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e três em São Paulo.


Já quem fez a quadra da Quina (4311 apostas) ganhou o prêmio de R$ 2.516,56.

Londrina marca nos últimos minutos e arranca empate diante do Juventude

Um verdadeiro teste para os cardíacos. Assim pode ser definido o jogo entre Londrina e Juventude no Estádio do Café, válido pela 10ª rodada da Série B do Brasileiro e que terminou em 2 a 2. As duas equipes amargaram derrotas na etapa passada. Os gaúchos perderam fora de casa para o Brasil de Pelotas (RS), enquanto o Tubarão viu os catarinenses do Criciúma fazerem a festa no Café. A partida foi assistida por 1.800 torcedores, que perderam a paciência com os jogados do LEC nos primeiros minutos.

O primeiro tempo foi entediante, com gaúchos e paranaenses economizando nas finalizações. A segunda etapa, contrariando a expectativa de muitos, foi bem movimentada. O "banho de água fria" veio logo aos dois minutos. O Juventude aproveitou lance de Celsinho, retomou a bola no meio e encerrou a jogada com um belo gol de Wallace. O goleiro César só viu a rede balançar.

Aos 15 minutos, mais um ponto negativo para o LEC. Esperto, Ramon aproveitou cruzamento e só tocou para ampliar o placar no Café. Aos 25, veio a redenção. Fabinho descontou para o Tubarão. Apesar da reabilitação, a situação piorou com a expulsão de Jardel aos 43 minutos. Com um a menos, o Tubarão demonstrou força e empatou aos 45 com o artilheiro Jonatas Belusso.

"É uma 'zica'. Não sei explicar, mas vamos batalhar para reverter esse quadro", disse Fabinho, durante entrevista coletiva, sobre a falta de vitórias do Londrina no Estádio do Café. Com o resultado, o Tubarão permanece na 12ª posição com 13 pontos. O Juventude manteve a liderança com 19 pontos.

Na próxima terça-feira (27), o LEC mede forças contra o Figueirense em Florianópolis (SC). Já os gaúchos recebem o Goiás em casa.
Rafael Machado - Grupo Folha

Lei autoriza produção e venda de inibidores de apetite


Estão liberadas a produção e a venda de medicamentos para emagrecer que contenham sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol. É o que estabelece lei sancionada sem vetos nesta sexta-feira (23) pelo presidente em exercício, Rodrigo Maia.

O uso dessas substâncias inibidoras de apetite havia sido restringido e, em alguns casos, até proibido no ano de 2011 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proibição da Anvisa estava relacionada ao risco de problemas cardíacos causados pelos inibidores de apetites.

A medida, no entanto, gerou reação de associações médicas e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Em resposta ao Decreto Legislativo 273/2014, que sustou essa norma, a Anvisa editou resolução autorizando a produção industrial e a manipulação das substâncias, definindo também normas para comercialização e controle, como retenção de receita, assinatura de termo de responsabilidade pelo médico e de termo de consentimento pelo usuário.

Mesmo com a regulamentação, o deputado Felipe Bornier (PSD-RJ) apresentou o PLC, para garantir em lei a permissão para a comercialização dos remédios para emagrecer.

No Senado, o relator na Comissão de Meio Ambiente (CMA), que então também tratava da Defesa do Consumidor, Otto Alencar (PSD-BA), acatou emenda apresentada pelo senador Donizeti Nogueira (PT-TO) para evidenciar no texto que medicamentos com essas substâncias sejam classificados como "tarja preta". Com isso, a venda de produtos com sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol fica condicionada à apresentação da receita especial na cor azul, no modelo B2, que fica retida com o farmacêutico.
Agência Senado

sábado, 24 de junho de 2017

Mulheres do Norte Pioneiro promovem mutirao para colheita do café especial

Colheita seletiva é feita grão a grão, escolhendo apenas os maduros – chamados de cereja – e de melhor qualidade - Divulgação
Cafeicultoras da região do Norte Pioneiro realizam neste mês de junho mutirões para a colheita seletiva do café especial, premiado por dois anos consecutivos no concurso Qualidade do Café do Paraná e destaque na premiação nacional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). As agricultoras participam do projeto Mulheres do Café, criado em 2013 pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para incentivar o cultivo de bebidas especiais por mulheres.

O projeto reúne cerca de 200 participantes de 12 municípios do Norte Pioneiro. Ao menos metade delas participa do mutirão. O café selecionado é colhido antes da colheita geral, que segue até agosto. Nos últimos dois anos, integrantes do grupo foram as principais vencedoras do Concurso Qualidade do Café do Paraná, criado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento para valorizar a bebida produzida no Estado.

Mais criteriosa

A colheita seletiva é feita grão a grão, escolhendo apenas os maduros – chamados de cereja – e de melhor qualidade. As demais etapas do manejo do café, como a secagem e a estocagem, também são mais criteriosas, pois os grãos especiais não podem fermentar ou tomar chuva. Pela primeira vez, desde o início do projeto, o processo é feito em mutirão. As mulheres se reúnem e, a cada dia, fazem a colheita em uma propriedade diferente.

“Depois da colheita, a gente leva para o terreiro, faz uma lavagem para separar grãos secos e os verdes e deixa só o maduro. Algumas ainda fazem uma segunda seleção do café para ficar realmente só os maduros”, explica a cafeicultora Silvana Gonçalves, que coordena o grupo de mulheres do distrito de Matão, em Tomazina. “A gente precisa também de um cuidado maior na secagem. Tem que espalhar no terreiro uma camada bem fina, grão a grão, para não correr o risco de perder a qualidade”, diz. No grupo de Silvana, 22 mulheres participam do projeto da Emater, sendo que seis estão fazendo a colheita seletiva.

TRABALHO FEMININO

A economista doméstica da Emater de Pinhalão, Cíntia Lopes de Souza, iniciou o projeto com o objetivo de melhorar a qualidade do café produzido no Norte Pioneiro, a renda dos produtores e valorizar o trabalho feminino na agricultura familiar. Os grupos são supervisionados por 11 técnicos da Emater.

Cíntia explica que as mulheres sempre trabalharam na lavoura de café junto com a família, mas poucas participavam das oficinas de qualificação oferecidas pela Emater. “Quando havia a participação feminina, percebíamos a diferença na propriedade. A mulher estava mais disposta a implantar a assistência técnica nas plantações”, conta Cíntia.

A economista passou então a fazer reuniões apenas com mulheres. Hoje os grupos se reúnem cinco vezes por ano, participam de eventos externos, como feiras internacionais, e têm um evento próprio anual, o Encontro das Mulheres do Café do Norte Pioneiro, que neste ano reuniu 400 agricultoras. “O café especial é a vitrine das grandes feiras, por isso é importante que as produtoras participem desses eventos para conhecer o mercado e buscar compradores ou pessoas interessadas em seu produto”, explica.

Para Silvana, que trabalha com o plantio de café desde 2010, fazer parte do projeto foi importante para buscar novos mercados para a produção e melhorar a qualidade de vida das famílias participantes. “Depois que resolvemos fazer esse trabalho juntas, ficamos mais unidas em busca de resultado”, afirma. “Além de dar a qualificação e incentivar a criação do grupo, a Emater nos mostrou que um produtor sozinho não conseguiria chegar à qualidade que buscamos”, diz.

VENCEDORAS DO CAFÉ QUALIDADE

Os lotes da colheita seletiva são para atender exportadoras e cafeterias que comercializam o café especial. Os grãos selecionados também irão disputar o Qualidade do Café do Paraná, concurso promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento para valorizar a bebida produzida no Estado.

Participantes do grupo Mulheres do Café foram as principais vencedoras nos últimos dois anos da premiação. Em 2015, as três categorias do concurso foram vencidas por mulheres. Ceres Trindade de Oliveira Santos, de Joaquim Távora, ganhou na categoria Natural; Eloir Inocêcia Nogueira de Souza, de Tomazina, venceu em Cereja Descascado; e Maria Aparecida Maciel, de Japira, na categoria Microlote.

No ano seguinte, o prêmio incluiu uma nova categoria, mas novamente as produtoras se destacaram, vencendo três delas. Flávia Jacob Saldanha Rodrigues, de Jacarezinho, foi a campeã na categoria Cereja Descascado; Ceres Trindade de Oliveira Santos venceu mais uma vez o concurso na categoria Natural Microlote, e Laura Inocência de Freitas, de Tomazina, ganhou em Cereja Descascado – Microlote.

Ceres Trindade, que venceu as duas últimas edições do concurso, também se destacou no leilão dos Melhores Cafés do Brasil, promovido pela Abic. Duas sacas de café da produtora foram arrematadas por R$ 1,2 mil cada. O valor é três vezes mais alto que o preço de uma saca de café comum, que no ano passado custava entre R$ 380,00 a R$ 420,00. Os cafés de melhor qualidade eram vendidos a R$ 600 a saca no período.

O grupo paranaense foi o primeiro no Brasil a integrar a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA, da sigla em inglês), rede internacional formada por mulheres envolvidas em toda a cadeia de negócios do café, presente em 15 países. O Brasil conta hoje com 12 subcapítulos – como são chamados os grupos de produtoras – associados à entidade. O do Paraná, porém, é o único que conta com a assistência técnica oferecida pelo Estado.

ae noticias 


TEMPERATURAS FICAM MAIS AMENAS NO PRIMEIRO FIM DE SEMANA DE INVERNO

As temperaturas ficam amenas no Paraná a partir de hoje. Com a passagem da massa de ar mais fria, os próximos dias devem ser de pouco frio. Apenas na parte mais ao Sul do Estado as temperaturas mínimas ainda permanecem abaixo dos 10ºC, mas em todas as regiões deve ocorrer rápido aquecimento durante o dia. A partir da terça-feira, é possível que uma frente fria deixe o céu encoberto.

Em Curitiba, o sol apareceu por alguns instantes, ontem, mas hoje ele deve ser mais constante durante a tarde, apesar da grande cobertura de nuvens. Amanhã, o sol aparece entre poucas nuvens na Capital, e termômetros entre 11 e 20 graus. No domingo, o dia deve ser agradável também com sol e temperaturas variando entre 9 e 22 graus. 

 bem paraná