quinta-feira, 7 de maio de 2020

Detran libera autoescolas a retomarem atividades na semana que vem


Portaria do Detran estabelece cronograma para retomada das aulas práticas de direção a partir da próxima segunda-feira (11)
Portaria do Detran estabelece cronograma para retomada das aulas práticas de direção a partir da próxima segunda-feira (11) (Foto: Ministério das Cidades/divulgação)
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) editou hoje portaria autorizando as autoescolas a retomarem, a partir da semana que vem, as atividades paralisadas por conta da pandemia do coronavírus. De acordo com o documento, também fica estabelecido um cronograma para retomada das aulas práticas de direção a partir da próxima segunda-feira (11), dos exames teóricos para 1ª habilitação e das provas de reciclagem (dia 18) e dos exames práticos (dia 25). A informação é do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD).
Outra portaria foi editada autorizando as aulas remotas nas autoescolas do Estado assim que as plataformas online forem homologadas, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Segundo Bakri, o Paraná foi o primeiro Estado a formalizar junto ao Conselho Nacional de Trânsito o pedido de liberação durante a pandemia das teleaulas teóricas nos cursos de formação de condutores, o que foi autorizado pelo órgão federal na quarta-feira da semana passada (29).
Além de condicionar os serviços aos cuidados de saúde exigidos, as portarias levam em conta que muitos paranaenses dependem da carteira de motorista como único meio de sustento ou atuam no transporte de cargas essenciais, como alimentos, medicamentos e equipamentos de saúde, diz o líder governista.

Paraná confirma 40 novos casos e mais duas mortes por Covid-19

A Secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira (6) um novo informe epidemiológico da Covid-19, são mais 40 casos confirmados da doença em pessoas que residem no Paraná. A quantidade de óbitos chegou a 101 em decorrência da patologia. 
 
AEN-PR
AEN-PR    
As duas pessoas que morreram estavam internadas. Um morador de Uraí, de 84 anos, morreu no dia 4 de abril em Brasília. O outro óbito que consta no monitoramento desta quarta-feira (6) ocorreu em Londrina, uma mulher de 75 anos que faleceu no dia 5 de maio.

As novas confirmações estão nos municípios: Alvorada do Sul (1), Amaporã (1), Campina Grande do Sul (1), Colombo (1), Cruzeiro do Sul (1), Curitiba (9), Faxinal (1), Fazenda Rio Grande (1), Foz do Iguaçu (1), Goioerê (1), Guarapuava (1), Itaperuçu (1), Londrina (3), Marialva (1), Maringá (1), Mariópolis (1), Paraíso do Norte (1), Paranavaí (3), Piraquara (1), Rio Branco do Sul (1), Santa Isabel do Ivaí (2), Santa Terezinha de Itaipu (1), Santo Antônio do Caiuá (3), Sarandi (1) e Uraí (1).

No total, 139 cidades paranaenses têm casos confirmados da Covid-19 e 41 registram mortes pela doença.

DIFERENÇAS DE CONFIRMADOS - O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que faz parte da Diretoria de Atenção e Vigilância da SESA, contabiliza apenas os casos confirmados com resultados positivos de testes rápidos realizados com o produto do fabricante One Step Test, enviado pelo Ministério da Saúde.

RECUPERADOS - 1.086 são considerados recuperados, de acordo com os dados dos pacientes que já estão liberados do isolamento social. 599 estão na planilha de acompanhamento e monitoramento da Vigilância em Saúde da Sesa dos casos registrados em todo o Estado, com exceção da capital.

RESIDENTES DE FORA – Pacientes que moram em outros estados e que tiveram o diagnóstico no Paraná são agora 20, três morreram em decorrência da Covid-19. 
1) Um caso confirmado em 21 de abril em Guarapuava foi excluído.
Redação Bonde com Sesa

Em nova decisão, TJPR garante funcionamento do comércio de Londrina

A desembargadora da 4ª Câmara Cível do TJ (Tribunal de Justiça) do Paraná, Maria Aparecida Blanco de Lima, cassou nesta quarta-feira (6) a liminar concedida ao MP (Ministério Público) do Paraná que suspendia parte dos decretos do prefeito Marcelo Belinati (PP) para a retomada do comércio, da indústria e da construção civil em Londrina. 
 
Luís Fernando Wiltemburg/Grupo Folha
Luís Fernando Wiltemburg/Grupo Folha

Na prática, a nova decisão valida o decreto baixado na segunda-feira (4) por Belinati com novas regras para o funcionamento dos setores do comércio, serviços, indústria, construção civil e setores bancário e financeiro.

A decisão sai após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin garantir ao Executivo municipal a competência de regular o funcionamento de alguns setores produtivos durante a excepcionalidade da pandemia do novo coronavírus. O ministro, entretanto, não permitiu a reabertura do comércio, mas determinou que a desembargadora deveria reavaliar a tutela concedida ao MP.

Em sua nova decisão revogando a liminar, Maria Aparecida de Lima levou em conta o despacho do ministro Fachin e as informações fornecidas pela Prefeitura de Londrina acerca das atitudes tomadas para conter o avanço do novo coronavírus no município, a capacidade de atendimento a pacientes e as orientações do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública) para tomada de decisões.

"Não se pode ignorar, no mais, que a Secretaria Municipal de Saúde é o principal órgão técnico em âmbito local e que as manifestações foram devidamente fundamentadas em um conjunto de quesitos aparentemente técnicos, suficientes para subsidiar decisão nesta etapa processual, mas cuja pertinência e oportunidade haverão de ser verificadas e monitoradas pelas autoridades competentes da área da saúde e, dentro das suas atribuições e responsabilidades, pelo Ministério Público", despachou a desembargadora.

Em nota, o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Moraes disse que a decisão é coerente com o que vinha defendendo a entidade, ao levar em conta os aspectos técnicos para a retomada dos segmentos produtivos.”Eu fico satisfeito em ver que estamos no caminho certo, agindo de acordo com respaldo técnico, levando em conta a segurança da população. As empresas de Londrina, em sua grande maioria, estão seguindo à risca as determinações da saúde para conter o vírus. Saúde e economia devem andar lado a lado pelo bem de Londrina”, afirmou.

ABRE E FECHA

A retomada gradual com o relaxamento das restrições para conter a pandemia já havia sido permitida por decretos despachados por Belinati no dia 11 de abril. Entretanto, a promotora Susana de Lacerda questionou em ação civil pública a capacidade do município para conter o avanço da Covid-19 e para o tratamento adequado dos doentes caso houvesse uma proliferação mais acelerada devido ao relaxamento do isolamento social.

Embora não tenha obtido liminar favorável em primeira instância, o pedido da promotora foi atendido provisoriamente pela desembargadora. O Executivo municipal pediu reconsideração da decisão ao TJ e ingressou com reclamação no STF, que foi parcialmente atendida.

LIVE DO PREFEITO

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, afirmou em transmissão ao vivo na noite desta quarta-feira (6) que o único decreto municipal vigente é o publicado na segunda-feira (4), o 541/2020.

Belinati informou ainda que o comércio continua sem funcionar aos sábados. Vai funcionar somente neste sábado (10), das 10h às 18h, devido ao Dia das Mães. Outros dias da semana que terão horário estendido por causa da data são: quinta (7) e sexta (8), das 10h às 20h.

E sobre as aulas, o prefeito reforça que permanecem suspensas até 31 de maio.

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha

sábado, 2 de maio de 2020

DIRECAO PERIGOSA EM SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA


Às 20h30min a equipe PM visualizou o momento em que o condutor de uma motocicleta ao notar a presença policial acelerou o veículo e que, além disso, o que estava na garupa levou a mão na cintura de maneira suspeita. Assim, a equipe policial saiu em acompanhamento tático, sendo os indivíduos abordados em seguida. Nada de ilícito fora encontrado com os mesmos, porém tendo em vista o risco que colocaram outros condutores e pedestres, bem como pela desobediência as ordens de abordagem, foram encaminhados ao Destacamento PM para confecção dos documentos pertinente

18 BATALHÃO

TRÁFICO DE DROGAS EM ASSAÍ



Às 18h mediante denúncia a equipe policial militar chegou até uma residência localizada em determinado bairro em Assaí,  onde ao ser observada uma movimentação em frente ao local, foi dada voz de abordagem e realizado buscas na casa, onde foram encontradas substâncias como maconha e cocaína, assim como apreendido R$157,00. Um indivíduo e um adolescente assumiram a responsabilidade pela droga. Além deles, também foram encaminhados outros dois que estavam na casa no momento da abordagem e que relataram ser usuário de droga.

18° Batalhão

Milho fecha Abril com baixa histórica de 19,44%


Confira o giro de preços nos estados, com dados da T&F Consultoria Agroeconômica

Is allowance instantly strangers applauded

A pesquisa do Cepea registrou levíssima alta de 0,02% nos preços médios do milho na principal praça de referência do país, mantendo-os em R$ 47,94, contra R$47,93/saca do dia útil anterior e cerca de R$ 12,5/saca abaixo da máxima do início do mês. Com isto, o acumulado negativo do mês reduziu para 19,44%,contra 19,46% do dia anterior.
“Na B3 a média das cotações caiu 0,06% para R$ 48,35, contra R$ 48,38 do dia anterior, aumentando o acumulado negativo do mês para 19,60%, contra 19,55% do dia anterior”, apontam os analistas da T&F Consultoria Agroeconômica. Confira o giro de preços nos estados:
O mercado gaúcho de lotes de milho disponível o mercado registrou novo recuo dos preços dos compradores para R$ 44,00-46,00/saca, contra R$ 46,00-48,00/saca do dia anterior e bem distantes dos preços de R$ 50/51 que foram registrados no início do mês. Os vendedores ainda insistem em R$ 48,00/saca. O mercado futuro fechou o mês a R$ 49,50 no porto, o que equivaleria mais ou menos a R$ 43,50 no interior, na cerealista ou cooperativa. Os preços pagos aos produtores oscilam entre a máxima de R$ 43,25 em Panambi e R$ 41,00 em Carazinho.
Estado com o maior déficit de milho do país, os preços do milho no mercado de lotes em Santa Catarina mantiveram a queda do dia anterior em Campos Novos a R$ 52,00, R$ 50,0 em Concórdia, R$ 49,00 em Mafra e em R$ 48,00 em Canoinhas e Chapecó. Os preços para os produtores no mercado de balcão permaneceram inalterados em Canoinhas a R$ 41,00, subiram 25 centavos em Chapecó a R$ 41,00, Mafra subiu para a R$40,25 e em Concórdia continuou a R$ 40,50/saca.
No Paraná, o mercado de milho spot manteve o preço do milho ao redor de R$ 45,00/saca nas principais praças do estado, assim como para entrega em maio e junho (início da colheita do milho Safrinha no estado). Não houve indicação para milho futuro no Paraná nesta quinta-feira. Os preços para os produtores recuaram um real/saca para cerca de R$ 37,00 nas principais praças do Oeste e norte do estado.
Em Goiás, foram negociadas preferencialmente para exportação 143.200 toneladas de milho da safra 2020, nesta semana e nada da safra 2021, com preços ao redor de R$ 40,00/saca. No mercado interno, a principal notícia desta quinta-feira foi o anúncio da reabertura da fábrica da BRF em Rio Verde, que havia sido interditada por problemas no abastecimento de água. 
No Mato Grosso do Sul o quadro mudou para paralisação total do mercado spot, que negocia preferencialmente para o mercado interno do próprio estado e de São Paulo. O mesmo se diga do milho Safrinha, que esta sem ofertas, esperando chover. A idéia de comprador é de R$ 35,00/saca.
No Mato Grosso, que negocia preferencialmente para exportação, depois da redução da moagem das usinas de etanol, foram negociadas 150.000 toneladas de milho 2020/2020 a preços entre R$ 28,00 e R$ 34,00/saca. Da safra 2021 foram negociadas cerca de 200 mil toneladas, entre R$ 29,00 e R$ 35,00, com mercado muito firme e vendas fortes.
Fonte: Agrolink / a gazeta news

Mega-Sena pode pagar R$ 47 milhões neste sábado


O concurso 2.257 pode pagar um prêmio de R$ 47 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h deste sábado (2) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50.
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.
Fonte: G 1

Fachin acata parcialmente pedido da Prefeitura de Londrina sobre comércio

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, acatou parcialmente um recurso da Prefeitura de Londrina na disputa judicial sobre a reabertura do comércio na cidade e determinou que outra decisão seja proferida pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Mesmo assim, ainda não é possível afirmar que o município pode autorizar a reabertura do comércio uma vez que o STF também manteve a decisão que suspendeu os efeitos dos decretos municipais.

N.Com
N.Com

A manifestação de Fachin ocorre enquanto a Prefeitura de Londrina também aguarda a resposta de uma solicitação feita ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Xisto Pereira, para que cancele a liminar proferida pela desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, da 4ª câmara cível do TJ, que julgou não ser de competência da Prefeitura de Londrina determinar quais são as atividades essenciais, suspendendo, assim, os efeitos do decreto de Marcelo Belinati (PP) para a reabertura do comércio na cidade. (Com informações do repórter Vitor Struck)

CONTINUE LENDO NA FOLHA.

Na noite desta sexta-feira (1º), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, junto com o Procurador-geral da prefeitura João Luiz Esteves, esclarecem informações sobre a decisão em transmissão ao vivo nas redes sociais. Segundo Belinati, o STF analisou a questão de Londrina e restabelece que os municípios têm o poder de definir as ações de combate ao novo coronavírus, ou seja, a prefeitura tem o poder de abrir ou fechar o comércio e outras atividades produtivas de acordo com análise própria do município.

No entanto, o ministro devolveu a decisão para a desembargadora e mantém em Londrina ainda a decisão dela. Conforme a determinação de Fachin, ela terá que analisar novamente a decisão com novos dados que entraram no processo colocando que foi definido pelo STF que os municípios podem sim definir se abrem ou se fecham as atividades produtivas. Por isso, enquanto a desembargadora não analisar a decisão novamente, continua valendo a outra liminar.

"No entendimento da desembargadora, a prefeitura não teria o poder de abrir o comércio por ter um decreto do presidente da República, que definiu para ele quais são as atividades essenciais que podem funcionar nas cidades. Na opinião dela, somente o que não é definido como atividade essencial deve fechar", explica o prefeito.

(Atualizada às 20h45)
Redação Bonde

Caixa abre agências para saques de auxílio em espécie


As agências da Caixa Econômica Federal ficarão abertas neste sábado (2), das 8h às 12h, exclusivamente para tirar dúvidas de beneficiários do auxílio emergencial nascidos de janeiro a outubro e fazer o pagamento dos que, nesse grupo, desejam receber o crédito em dinheiro. Pelo calendário inicial informado pelo banco, nascidos em setembro e outubro receberiam o benefício a partir de segunda-feira (4), mas com a abertura das agências esse pagamento será antecipado. No dia 5 de maio será a vez de pessoas que querem receber a ajuda em espécie e fazem aniversário em novembro e dezembro.
Caixa abre agências para saques de auxílio
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aglomerações

Em todo o país, 902 agências estarão abertas para realizar o atendimento. Para evitar aglomerações, a Caixa orienta que a população só se dirija a esses locais em último caso. A prioridade do banco é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo Caixa Tem, que dá acesso à poupança social digital.

"Dessa forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências em último caso. Aqueles que receberam o crédito por meio da Poupança Digital Caixa podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo”, diz a Caixa em nota.

Bolsa Família

A Caixa lembra ainda que beneficiários do Bolsa Família recebem o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular, por meio do cartão Bolsa Família nos canais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui; ou por crédito na conta Caixa Fácil.
Agência Brasil

sexta-feira, 1 de maio de 2020

SP: remédio de baixo custo melhora quadro de pacientes com covid-19



Estudo preliminar com 27 pessoas em estado grave, no Hospital Sírio-Libanês, mostrou que anticoagulante heparina elevou níveis de oxigenação do sangue

    • Ricardo Pedro Cruz, do R7

Anticoagulante foi utilizado em pesquisa na cidade de São Paulo

Anticoagulante foi utilizado em pesquisa na cidade de São Paulo

Pixabay
 
Um estudo preliminar com o anticoagulante heparina em pacientes graves com a covid-19, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mostrou que a substância contribuiu com a melhora nos níveis de oxigenação do sangue e no funcionamento dos pulmões, diminuindo assim o tempo de permanência na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). 
De acordo com o artigo publicado pelo grupo de pesquisadores, 27 pessoas foram submetidas ao tratamento experimental, com idade média de 56 anos e portadores de doenças pré-existentes como diabetes, problemas cardíacos e obesidade. 
O tempo médio de hospitalização variou de 10 a 15 dias —considerando as particularidades de cada caso—, sendo que não foi registrado nenhum óbito até o momento e apenas três continuam na UTI da unidade particular de saúde.
A pesquisa identificou que o medicamento, que vem sendo utilizado na prevenção e tratamento de quadros de trombose, foi fundamental no processo de desobstrução dos vasos sanguíneos do sistema respiratório, o que representou uma queda no período em que esses indivíduos precisaram do auxílio de respiradores mecânicos.
A experiência foi coordenada médica pneumologista Elnara Negri, professora da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), e contou também com a participação de outros médicos da instituição. Com os primeiros resultados, agora eles pretendem ampliar o estudo após aprovação do Conep (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa).
Portal R7: acompanhe a cobertura completa da pandemia do novo coronavírus 
O medicamento é considerado de baixa custo e, caso continue apresentando resultados satisfatórios, poderá se tornar um aliado importante na busca por um tratamento eficaz contra a covid-19.