terça-feira, 31 de maio de 2016

Ibiporã: Vereadores aprovam projetos que facilitam duplicação da Avenida Ibraim Prudente da Silva


Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (30-05) também tratou de falta de segurança no Cemitério e do aumento na taxa de lixo

O presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, vereador Lafayette Forin, abriu a Sessão Ordinária da noite de segunda-feira (30-05) solicitando ao vereador Orlando Ferreira que fizesse a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada.
Em seguida, anunciou a discussão e votação da Ata da Sessão Ordinária anterior, e como não houve manifestações a declarou aprovada. O presidente solicitou então à vereadora Maricélia Soares de Sá (Mari de Sá), Primeira Secretária da Casa, para que procedesse a leitura das matérias do expediente.
Na Ordem do Dia foram aprovados por unanimidade os projetos de lei 015 e 016/2006, ambos de autoria do Executivo Municipal, autorizando o prefeito a realizar permuta de bens imóveis. Os dois tiveram pareceres favoráveis das Comissões Permanentes de Justiça, Legislação e Redação; de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; e de Viação, Serviços Públicos e Transportes.
Segundo a Exposição de Motivos encaminhada à Câmara de Vereadores pelo prefeito José Maria Ferreira, as permutas são necessárias para “abertura, alargamento, conservação e/ou melhoramento da Avenida Ibrahim Prudente da Silva e outras vias públicas, o que garantirá maior liberdade de locomoção e segurança aos usuários da via”.
SEGURANÇA NO CEMITÉRIO – No período de Explicações Pessoais, o vereador Lucas Keller Botti falou sobre a falta de segurança no Cemitério de Ibiporã. “Boa noite presidente Lafayette, boa noite aos nobres vereadores, companheiros, boa noite aos ouvintes da rádio e também às pessoas que aqui estão. Eu quero falar sobre a indicação que eu fiz, solicitando mais segurança no Cemitério. Muitas pessoas me falaram que os roubos têm sido frequentes no Cemitério. A gente pensa ‘o que roubariam?’ Nossa, o segurança conversou comigo, o Senhor Paulo, que é responsável pela segurança de lá, disse que precisam de muito mais seguranças, confirmando o que as pessoas têm me falado, porque fala iluminação, falta muita coisa lá, porque as pessoas vão para roubar mesmo. Eles tiram as imagens, os crucifixos, as placas que têm pregos importantes, uma maneira de prender… que são de ouro, que tem um metal precioso, mais valioso, eles tiram para vender, já aconteceu de eles tirarem e deixarem guardado, que foi aí que o Senhor Paulo achou, encontrou, porque a intenção deles era pegar para vender no outro dia. Então estou explicando o porquê desta indicação e eu peço que seja visto com urgência isto. Obrigado”.
TAXA DE LIXO – O vereador Daniel Sarabia também pediu a palavra para criticar o aumento na taxa de lixo: “Boa noite presidente, senhores vereadores, ouvintes da Alternativa, meus cumprimentos. Eu queria comentar a respeito que teve mais um aumento na taxa de lixo. Eu vi minha conta lá, um absurdo. O pessoal, meu filho, o pessoal está metendo a mão no bolso do povo. Vou falar um negócio, por exemplo, hoje fica mais caro a coleta de lixo do que água. Tanto é que, pelo menos lá na minha conta eu vi, foi de R$ 32,00 para R$ 38,98, se eu não me engano, quase R$ 39,00, e a água R$ 32,00. Em minha opinião alguma coisa está errada, é impossível custar mais caro o lixo do que a água, eu acho que nós precisamos rever isto daí, não pode. Eu vejo todo mundo reclamando e acho que nossa função aqui é ver o que está acontecendo. Eu não vou desmerecer o serviço prestado pela Kurica, mas é muito caro, muito, muito. Obrigado, presidente”.
ENCERRAMENTO – O presidente convidou todos para permanecerem no recinto para participar da Audiência Pública de Apresentação do Projeto de Lei n° 014/16 – Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2017 – LDO; do Relatório de Gestão Fiscal relativamente ao Primeiro Quadrimestre de 2016 do Município; e da Avaliação do cumprimento do Plano Municipal de Saúde, relativamente ao Primeiro Quadrimestre de 2016.
O presidente agradeceu a presença de todos e convocou a Câmara para a próxima Sessão Ordinária, dia 06-06-2016 (segunda-feira), às 18h30min, neste mesmo local, anunciando para a pauta Ordem do Dia a 1ª discussão e votação artigo por artigo do Projeto de Lei n° 12/16; e a 2ª discussão e votação em globo dos Projetos de Lei n°s 15 e 16/2016. Informou, ainda, que os Conselheiros Tutelares de Ibiporã estarão presentes para apresentarem o relatório pormenorizado dos primeiros 100 dias de atuação, declarando encerrada a Sessão.

portal tudo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário