sábado, 27 de maio de 2017

» Nova ponte sobre o Rio das Cinzas que liga a cidade de Bandeirantes a Itambaracá será inaugurada



Redação Anuncifácil

Após um ano e três meses de trabalho, o governador Beto Richa inaugura na sexta-feira, 26, a nova ponte sobre o Rio das Cinzas, na PR-436, entre Bandeirantes e Itambaracá às 14h30.
O governo do Paraná investiu cerca de R$ 15 milhões para viabilizar novamente a travessia pelo local. A construção da nova ponte foi necessária após a antiga ter sido destruída em decorrência das fortes chuvas nos primeiros meses da 2016. Para que o problema não se repita, a estrutura da nova ponte foi reforçada.
A nova ponte é maior, com cinco metros de altura, 210 metros de extensão e 12,80 metros de largura, eliminando as possibilidades das cheias do Rio das Cinzas de invadir a rodovia, contendo duas faixas de circulação e acostamento nos dois sentidos. No reforço da estrutura foram colocadas 80 estacas em seu prolongamento, com 15 metros de profundidade e dez pilares no rio. A ponte tem 36 vigas, ou seja, 3,2 toneladas de ferro em cada e 24 metros cúbicos de concreto e obra inteira foram usadas aproximadamente 120 toneladas de ferro e 1.500 metros cúbicos de concreto.
Enquanto a ponte era construída, uma balsa com capacidade para o transporte de até 12 veículos leves ou dois caminhões trucados e mais 30 passageiros foi instalada para atender os condutores que precisavam fazer a travessia, porém, ela foi desativada após alguns meses de uso. Desta forma, os usuários do trecho precisavam usar um desvio, pelo município de Andirá BR-369 que aumentava o percurso em aproximadamente 30 km.
Além da distância maior, o custo mensal para quem precisa trabalhar ou estudar também encareceu durante este período. Segundo o atual prefeito de Itambaracá, Carlos Cesar de Carvalho o gasto com transporte no setor da saúde mensal aumentou em R$ 30 mil – já que vários tratamentos são realizados no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop) em Cornélio Procópio. “Estamos muito contentes com esta conquista, pois, estudantes, e trabalhadores estavam com um gasto mensal muito alto. Enfim nossa realidade vai mudar”, comemorou o prefeito. (Redação e foto Tanosite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário