sexta-feira, 15 de junho de 2018

Geração Atitude - Ministério Público do Paraná realiza palestras para estudantes em Assaí e Nova Fátima



Nos dias 14 e 15 de junho, o Ministério Público do Estado do Paraná realizou três palestras nas cidades de Assaí e Nova Fátima, como parte das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto Geração Atitude, ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção.
O Promotor Substituto Arthur Jonas Mendonça e Araújo iniciou o diálogo com os alunos informando como o Ministério Público atua na defesa da sociedade, em áreas como defesa do meio ambiente, saúde, patrimônio público, educação e direitos das crianças e adolescentes.
Com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela política e a fim de conscientizá-los sobre a importância do exercício da cidadania, o Promotor Substituto abordou o tema da corrupção, explicando, com exemplos reais, como os recursos públicos são desviados e de que forma isto afeta concretamente cada um de nós.
Destacou que o desvio de dinheiro público se materializa em buracos nas estradas, falta de medicamentos, criminalidade, miséria, pobreza, falta de infraestrutura, segurança deprimente, serviços públicos de baixa qualidade e pessoas que morrem de fome, de doenças tratáveis e de falta de água potável.
O Promotor tem enfatizado que a sociedade e os jovens devem assumir o protagonismo no combate à corrupção e, para tanto, é necessário que se informem sobre o funcionamento da administração pública e sobre as funções desempenhadas pelos ocupantes de cargos eletivos.
Ressalta que é necessária e urgente a compreensão de que os governantes são servidores públicos e que, por isso, devem desempenhar suas funções com eficiência e prestar contas do que tem feito com o dinheiro público.
Por fim, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos e fomentar o desenvolvimento de uma consciência cidadã e a participação social dos jovens na construção de uma sociedade mais justa, o Promotor Substituto tem sugerido à coordenação pedagógica a criação de grupos de estudos com os alunos, para discussão de temas ligados à cidadania, bem como para que os jovens sejam instruídos sobre as funções desempenhadas pelos ocupantes de cargos públicos.
Após, sugeriu aos alunos que identificassem um problema concreto em sua cidade, para, em momento posterior, convidarem o Prefeito e os Vereadores para comparecerem à Escola e prestarem contas de suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário