sábado, 28 de janeiro de 2017

» Bispo diocesano de C. Procópio, Dom Manoel Francisco é o novo administrador apostólico da Arquidiocese de Londrina


Redação Anuncifácil

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche (PSDB), presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Amunop parabenizou neste final de semana, o bispo diocesano Dom Manoel João Francisco, indicado recentemente pelo Papa Francisco, como novo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Londrina.
Dom Manoel responde pela Diocese de Cornélio Procópio, composta por 19 municípios, Assaí, Cornélio Procópio, Nova América da Colina, Santa Mariana, Urai, Leópolis, Jataizinho, Sertaneja, Rancho Alegre, Congonhinhas, Nova Fátima, Santa Cecília do Pavão, Santo Antonio do Paraiso, São Sebastião de Amoreira, Curiúva, Sapopema, Nova Santa Bárbara, São Jeronimo da Serra e Figueira.
Ele ficará à frente do governo da Arquidiocese de Londrina até que o Santo Padre nomeie o novo Arcebispo Metropolitano.
Dom Manoel explicou que o administrador apostólico ou administrador diocesano é um presbítero ou um bispo, que administra uma arquidiocese que se encontra em situação de “sede vacante”, ou seja, sem um bispo ou arcebispo titular, eleito e residente.
Quando o administrador é designado pelo Santo Padre, ele é chamado de apostólico, quando diferentemente é designado pelos padres participantes do Colégio dos Consultores, é chamado de diocesano.
“Sé Vacante” ou “Sede Vacante” (do latim Trono vazio), no Direito Canônico da Igreja Católica Apostólica Romana corresponde ao período em que a Sé episcopal (Cátedra) da Igreja Particular de Londrina está sem um arcebispo titular (eleito).
Isso pode acontecer quando um bispo falece, renuncia ou, é transferido, como foi o caso de Dom Orlando Brandes, que assumiu recentemente a Arquidiocese de Aparecida do Norte (SP).
Dom Manoel João Francisco é o quarto bispo da Diocese de Cornélio Procópio. Natural de Machados (SC), nasceu no dia 5 de setembro de 1946 e completou 70 anos. Foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1973, em Navegantes (SC) e nomeado bispo em 28 de outubro de 1998. Foi bispo de Chapecó desde 21 de fevereiro de 1999 até sua nomeação para a Diocese de Cornélio Procópio no dia 26 de março de 2014.
Entre 2003 e 2007, foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB. Também atuou como referencial da Pastoral Indígena e da Liturgia no Regional Sul 4 (Santa Catarina). Em 2011 foi eleito presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).
Dom Manoel sucedeu o Bispo Emérito Dom Getúlio Teixeira Guimarães, que teve a sua renúncia aceita em conformidade com o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico no dia 26 de março de 2014. A posse de Dom Manoel ocorreu no dia 01 de junho de 2014, com a realização da 9ª Festa da Unidade. Seu lema episcopal é “Em vasos de argila”. (Texto e fotos Comunicação/Prefeitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário