quinta-feira, 20 de julho de 2017

A força do agronegócio



Artigo de Marcello Richa

Quando era mais novo lembro-me de ouvir meu avô José Richa dizer que ignorar a agropecuária é desconhecer o Paraná. Na época entendia seu apreço pelo setor, uma vez que ele cresceu na área rural de Joaquim Távora, mas só fui realmente tomar dimensão da relevância e veracidade daquela frase conforme fiquei mais velho e tive a oportunidade de conhecer o estado em sua plenitude.
Os números em relação à importância do agronegócio para o Paraná ressaltam ainda mais a afirmação de meu avô. Atualmente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado são relativos à agropecuária, com um impacto relevante para a economia brasileira. Apenas para citar dois exemplos rápidos, somos o segundo maior produtor de grãos do Brasil, com 20,5% da produção nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o principal produtor e exportador de frango do país, com 31% do total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário