segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Forte chuva causa uma morte e mais estragos no Estado


A Defesa Civil está trabalhando em diversas regiões do Estado para sanar os estragos causados pelas fortes chuvas. Até às 12h desta segunda-feira (30), o boletim da Defesa Civil registrava 2.035 pessoas afetadas em 21 municípios.

Em todo o Estado, 25 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, tiveram que sair de suas casas e ainda não foram para abrigos ou casas de outras pessoas. No oeste do Estado, em Cascavel, uma garota de 15 anos morreu afogada. Ela foi arrastada pela enxurrada na tarde de domingo (29), próximo à Fonte dos Mosaicos, em um fundo de vale do bairro Cancelli.

Segundo informações da tenente Marcela Nascimento, que atendeu a ocorrência, um grupo de adolescentes estava embaixo de uma ponte por onde passa o Rio São Francisco Verdadeiro.

"Os três garotos que estavam no local, tiveram ferimentos leves e foram liberados. Eles disseram que não conheciam a vítima", afirma. Ainda de acordo com Nascimento, o corpo da garota foi localizado cerca de 800 metros de distância do local da queda, depois de 20 minutos de busca.

"No momento da ocorrência, por volta das 15h30, chovia muito forte. A chuva ainda não cessou e seguimos trabalhando nos pontos de alagamento e desmoronamento", aponta.

PRF/Divulgação
PRF/Divulgação


Nas rodovias, a tempestade provocou a queda de barreira nesta madrugada, por volta das 4h, no km 92, da BR-467, em Cascavel. Horas depois, a pista foi parcialmente liberada e máquinas trabalhavam na remoção da lama e cascalho.

Em seis pontos da BR-369 (km 465, 462, 461, 459, 453 e 445), em Ubiratã (Centro-Oeste), houve quedas de árvores interrompendo os dois sentidos da pista. A assessoria de comunicação da PRF (Polícia Rodoviária Federal), informou que a via foi liberada no domingo à tarde. Nas duas ocorrências, não houve vítimas.

Em Cascavel, o Simepar registrou os maiores volumes de chuva – 240 milímetros – desde a tarde de domingo. No mês de outubro, a média de toda a região Oeste é de 27 milímetros.

NORTE PIONEIRO

Na região de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, os ventos chegaram a 72 km por hora. Houve quedas de árvores e uma delas atingiu a casa do casal Tânia e Sérgio Menezes, no sítio Garanhani, no Bairro Boa Vista.

O major Wilson Oliveira Paulino, da 3ª Corpdec (Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil) estava no local prestando atendimento ao casal. Em Cambará, 200 casas foram danificadas, afetando mil pessoas e desabrigando outras cinco, segundo informou a Defesa Civil Estadual.

LONDRINA E REGIÃO

Na região de Londrina, a chuva que caiu nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (30), causou pontos de alagamento e quedas de árvores. Em Bela Vista do Paraíso, o gestor do Bombeiro Comunitário, Robison André Bittencourt, diz que a queda de uma árvore derreubou três postes da rede elétrica, mas não afetou o abastecimento nas residências.

Em Londrina, algumas ocorrências afetaram diretamente o trânsito, como a FOLHA noticiou na sexta-feira (27). A barragem do Lago Igapó, na zona sul, segue interditada, e a rua Charles Linderberg, no jardim Califórina, zona leste, também está bloqueada por medida de segurança. Uma ferragem para a reconstrução da ponte foi levada pela chuva, aumentando o risco de acidentes no local.

"A princípio não há riscos, mas por prudência vamos manter as vias interditadas até parar de chover, quando será possível vistoriar os locais e fazer uma análise mais criteriosa", disse o prefeito Marcelo Belinati durante uma coletiva na manhã desta segunda-feira (30).

Em janeiro de 2016, os mesmos locais monitorados pela prefeitura foram interditados por causa do excesso de chuva registrado na cidade. Os reparos na ponte da rua Charles Lindemberg começaram há apenas duas semanas e, de acordo com o prefeito, devem ficar prontos no final do ano.

TRÉGUA

A partir desta terça-feira (31), a chuva deve dar um trégua em todo o Estado, mas a chegada de uma frente fria pode derrubar ligeriamente a temperatura. A previsão do Simepar é de que o tempo se manterá firme até a próxima quinta-feira (2).

Depois disso, volta a chover em todo o Estado. "Domingo o tempo melhora, inclusive com altas temperaturas passando dos 30 graus", comenta o meteorologista Reinaldo Kneib.

O mês de outubro é tipicamente chuvoso, mas as tempestades que caíram sobre o Paraná nos últimos dias têm uma explicação, segundo Kneib. "O encontro do transporte de umidade e calor vindo da região amazônica para a nossa região, fez com que uma tempestade mais severa caísse sobre o Estado", conclui. (Colaborou Carolina Avansini)
Micaela Orikasa
Reportagem Local
  folha de londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário