quarta-feira, 21 de março de 2018

Apagão é registrado em vários estados nesta quarta-feira, inclusive no Paraná

Norte e Nordeste foram as áreas afetadas, na tarde desta quarta (21)

bem paraná 
(foto: Arquivo/AN-PR)
Um apagão repentino na tarde desta quarta (21) deixou moradores das regiões Norte e Nordeste em alerta. Os problemas começaram a ser registrados a partir das 15h50, e afetaram também as regiões do Amazonas, Pará e Tocantins.
O estado do Paraná também registrou algumas ocorrências. Em Curitiba, moradores alegaram que a falta de luz durou cerca de meia hora, em alguns bairros. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), foi feito um alivio de carga, que é uma manobra que consiste no corte automático de carga para equilibrar a geração de energia quando existe alguma interrupção no sistema interligado. A Copel afirma que foram apenas seis minutos sem luz no Estado, mas há relatos de moradores, que afirmam que a interrupção foi maior.
Segundo a Eletrobras Distribuição Alagoas, está sendo realizado um monitoramento para verificar quais foram as causas do apagão, junto à ONS. Nos outros estados, os episódios foram normalizados antes das 17 h.
Confira a nota publicada pela ONS:
'Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
 
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. 
 
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
 
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
 
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
 
As causas de desligamento estão sendo investigadas. 
 
Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis. '

Assessoria de Imprensa
Operador Nacional do Sistema Elétrico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário