quarta-feira, 28 de março de 2018

‘República de Curitiba’ recebe Lula e Jair Bolsonaro nesta quarta-feira

Ex-presidente encerra caravana marcada por protestos; MBL programa carreatabem paraná 
Lula, na última passagem por Curitiba; “Eu já sei que vai ter confusão” (foto: Franklin de Freitas)
Curitiba recebe hoje atos com a participação dos dois personagens principais da arena política do País e da pré-campanha às eleições presidenciais de outubro. Pela manhã, desembarca na Capital paranaense o deputado federal e pré-candidato ao comando do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PSL). À tarde, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega à cidade para participar de manifestação na Praça Santos Andrade que encerra uma caravana pela região Sul marcada por conflitos entre militantes petistas e apoiadores de Bolsonaro.
A princípio, o deputado do PSL estará apenas de passagem por Curitiba, para um evento em Ponta Grossa (Campos Gerais). Seus apoiadores, porém, marcaram uma recepção para ele no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (região metropolitana), às 11h30, convocada pelo deputado federal paranaense Fernando Francischini (PSL).
Além disso, o Movimento Brasil Livre (MBL), que participou das manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), programou uma carreata contra Lula, que deve partir do Parque Barigui às 15h30, seguindo até a praça 19 de Dezembro, no Centro Cívico, com previsão de chegada às 17 horas. O local fica a menos que um quilômetro da Santos Andrade, onde acontecerá o ato de Lula e o PT.
A caravana de Lula começou no Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina e chegou ao Paraná no domingo. Durante todo o trajeto, houve protestos de manifestantes contrários ao petista, e confrontos. Na segunda-feira, em Foz do Iguaçu (região Oeste, o ato do petista teve ovos atirados contra ele e seus apoiadores e policiais militares usando gás lacrimogêneo para dispersas os manifestantes. Lula disse esperar confusão em Curitiba, e que defende a paz, mas que não aceitará apanhar. “Nós vamos terminar nossa caravana em Curitiba. Eu já sei que vai ter confusão. Nós somos de paz. Agora, a única coisa que nós não aceitamos é virar a outra face. Nós não queremos bater, não nascemos para bater. Mas, também não queremos apanhar”, afirmou. “O que nós queremos é estabelecer uma política de ordem. O que nós queremos é ensinar as pessoas a conviverem democraticamente na diversidade. O que não queremos é que as pessoas se desentendam por posições políticas diferentes. O que não pode acontecer é sermos inimigos de nossos adversários. Assim não iremos construir a democracia”, declarou o ex-presidente.
Pedras
Bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha foram disparadas para dispersar pessoas aglomeradas próximas ao acesso do prédio em que o político iria discursar. Eles haviam rompido o isolamento e se aproximado do outro grupo para atirar ovos e pedras. Ao lado do ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e do ex-ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Tayana, Lula defendeu o projeto petista de governo e acusou opositores de perseguição.
“O que está em jogo é a soberania do Brasil. Não querem prender o ex-presidente Lula. Querem prender e destruir tudo o que representa a nossa eleição”, ciritou.
No domingo, ônibus de apoiadores de Lula foram recebidos com ovos em Santa Catarina. Na segunda, um repórter do jornal ‘O Globo’ levou um tapa na cara de um segurança da comitiva de Lula. Também dois repórteres colaboradores da ‘Folha’ sofreram intimidação e foram chamados de petistas, mesmo se identificando, ao se aproximarem de grupos críticos a Lula, em Foz, na segunda, e em São Leopoldo (RS), na sexta.
‘Ou eu estou louco ou quem me condenou’
Durante passagem por Quedas do Iguaçu (região Oeste), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve seu último recurso na segunda instância negado ontem, alegou mais uma vez sua inocência no processo da Lava Jato. “Ou eu estou louco ou quem me condenou está louco”, disse Lula, ao falar sobre sua condenação, conforme vídeo transmitido pelo PT nas redes sociais.
Ele afirmou que está “indignado” com o processo e voltou a apelar para instâncias superiores. “A minha inocência eu já provei, eu quero que eles provem a minha culpa e a única coisa que eu peço é que numa instância superior eles julguem o mérito do processo”, disse.
O pedido de habeas corpus preventivo do petista será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo dia 4. Até lá, Lula não poderá ser preso, conforme liminar concedida pela corte na semana passada. O petista repetiu que quem o condena está com medo de ele ser eleito no primeiro turno das eleições deste ano
‘Barbárie’
Com a condenação em segunda instância, uma candidatura do ex-presidente pode ser impugnada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. O PT pretende registrá-lo como candidato no dia 15 de agosto. “Podem estar certos de uma coisa: eu vou voltar a presidir este País”, declarou Lula.
O petista classificou como “barbárie” e “selvageria” os protestos que enfrenta durante sua caravana pelo Sul do País. Ele não fez nenhuma menção à agressão sofrida por um repórter do jornal O Globo na segunda-feira. O jornalista foi atingido com um soco por parte de um segurança da caravana em Francisco Beltrão (Sudoeste).
No discurso, Lula citou casos de agressão que teriam ocorrido contra militantes favoráveis ao petista. “Todo e qualquer protesto se aceita, o que não se aceita é a violência, é as pessoas serem bárbaras no trato de uma questão política”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário