terça-feira, 31 de outubro de 2017

Londrina registra o maior incêndio do ano

"O maior incêndio do ano", definiu o major do Corpo de Bombeiros, Ezequias Natal. Ele comandou a operação de combate ao fogo que destruiu parte de uma fábrica de fios e sacarias (antiga Carambeí), localizada no Jardim Califórnia, zona leste de Londrina. Por volta das 14 horas desta terça-feira (31), as chamas tomaram um dos galpões da empresa. Além da destruição, funcionários precisaram ser socorridos após inalaram a fumaça. Porém, de acordo com as primeiras informações, ninguém havia se ferido ou corria risco de morte.

Marcos Zanutto
Marcos Zanutto


A causa do incidente é desconhecida. Depois de controlar as chamas, os bombeiros permaneceram no local para evitar que o fogo se alastrasse para outros setores da empresa.

Por causa da proporção do incêndio, viaturas e dezenas de soldados, de todas as regiões da cidade, foram acionados. Quatro caminhões permaneceram no local durante a tarde. Apenas a carreta tanque não foi usada, o cavalo mecânico estaria em manutenção. "Porém esta ausência não comprometeu o trabalho. A carreta sairá da manutenção ainda nesta terça", explicou o Major Natal, dando mais detalhes do atendimento.

"Por causa dos resíduos deste tipo de material, o fogo se espalha com facilidade. Por isso o trabalho de rescaldo será extenso. Foram gastos, até o momento (17 horas), aproximadamente 75 mil litros de água. Mas a previsão é que ao menos 100 mil litros sejam usados nesta operação", disse o Natal.

Segundo ele, os brigadistas da empresa executaram o primeiro combate ao fogo, antes mesmo da chegada dos bombeiros. O major adiantou que não há informações sobre o que pode ter causado o incêndio. "Quando chegamos, notamos que as chamas se reuniam no forro do barracão. Uma máquina usada para filtrar os fios também estava bem avariada, porém somente a perícia poderá apontar o motivo deste incêndio", acrescentou.

POPULAÇÃO APREENSIVA

Ao redor da empresa há bairros residenciais. A população acompanhava apreensiva o vai e vem de viaturas dos Bombeiros. "Moro neste bairro há 20 anos e nunca presenciei um incêndio como esse. Começou fraco, no início da tarde, mas aumentou rapidamente", relatou a universitária Gabriela Demardo. A recepcionista Giovana Melo temia pela vida dos funcionários. "Escutei alguns estouros aí dentro, mas espero que ninguém tenha se machucado", comentou. A reportagem tentou ouvir também os representantes da empresa, porém ninguém falou com a imprensa.
Paulo Monteiro
Grupo Folha

Neymar marca, PSG goleia o Anderlecht e garante vaga antecipada

O Paris Saint-Germain atuou em ritmo de treino nesta terça-feira e nem precisou de muito esforço para golear o Anderlecht em casa, pela quarta rodada do Grupo B da Liga dos Campeões. Com direito a mais um gol de Neymar e três do lateral Kurzawa, o time francês passou pelo frágil adversário por 5 a 0, resultado suficiente para lhe garantir vaga às oitavas de final do torneio com duas rodadas de antecipação.

A campanha do PSG é irretocável e a equipe lidera a chave com a incrível marca de 12 pontos em quatro partidas, 17 gols marcados e nenhum sofrido. O Anderlecht, por sua vez, ainda não pontuou e sequer marcou gols, mas já levou 15. Por isso, ocupa a lanterna do grupo.

A confirmação da classificação antecipada do PSG só foi possível graças à vitória suada do Bayern de Munique sobre o Celtic, por 2 a 1, na Escócia. Com o resultado, os donos da casa pararam nos três pontos e já não podem mais alcançar os franceses. Já o time bávaro chegou a nove e também encaminhou a vaga.

Mas foi em Paris que aconteceu a chuva de gols desta terça-feira. E mesmo com um PSG muitas vezes preguiçoso, sabedor da imensa superioridade técnica em relação ao rival. Com segundos de bola rolando, Neymar saiu de frente para o goleiro e perdeu a primeira grande chance. Aos nove, o brasileiro tabelou com Mbappé e recebeu sozinho na área, mas chutou em cima de Cavani.

Mesmo sem forçar muito, o PSG desperdiçava chance atrás de chance e começava a consagrar o goleiro Boeckx, que salvou o Anderlecht nas finalizações de Draxler e Mbappé. Aos 19, foi a vez de Cavani receber sozinho na área, mas cabecear para fora.

De tanto insistir, os donos da casa abriram o placar aos 29 minutos. Mbappé puxou contra-ataque, tabelou com Neymar e encontrou na esquerda Verratti. O volante recebeu, cortou a marcação e colocou com muita categoria no canto esquerdo do goleiro.

O gol relaxou o PSG e permitiu que o Anderlecht assustasse em chutes de fora da área de Trebel e Obradovic. Mas, nos acréscimos, Neymar deixou o seu. Após cobrança de escanteio curto, o brasileiro recebeu pela esquerda, foi cortando para o meio e encheu o pé de fora da área, desta vez sem chances para Boeckx.

Embalado, Neymar quase marcou um golaço na volta para o segundo tempo, mas o chute de esquerda saiu com muito perigo. Aos seis, o brasileiro cobrou falta pela esquerda e Boeckx espalmou. A bola ainda tocou na trave e sobrou limpa para o lateral Kurzawa marcar o terceiro.

Começava, então, o show particular do francês. Aos 26 minutos, Neymar deu ótimo lançamento para Daniel Alves, que chegou batendo de primeira para dentro da área. Lo Celso só raspou a bola e Kurzawa finalizou de cabeça para transformar a vitória em goleada.

Obradovic tentou de fora da área, no lance de maior perigo do Anderlecht, mas o segundo tempo era mesmo de Kurzawa, que voltou a aparecer para selar o placar. Aos 32 minutos, Daniel Alves tocou para Cavani, que deixou para Di María encontrar o lateral. Inspirado, ele finalizou cruzado para vencer Boeckx.

BAYERN - Na Escócia, o Bayern precisou suar muito mais para vencer o Celtic. O início até foi animador para o time alemão, que abriu o placar aos 21 minutos. Após chutão para frente do goleiro Ulreich, a defesa escocesa cochilou, Coman aproveitou e ainda passou pelo goleiro antes de marcar.

A resposta do Celtic veio já aos 28 minutos da etapa final, quando James Forrest fez grande jogada pelo meio e deu assistência precisa para Callum McGregor marcar na saída de Ulreich. Mas não deu nem tempo para comemorar. Apenas três minutos depois, Alaba foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou na cabeça de Javi Martínez, que finalizou para a rede.

Agência Estado

Richa antecipa pagamento do 13º aos servidores

fabio campana 

O governador Beto Richa acaba de anunciar a antecipação do pagamento do 13º salários aos servidores públicos estaduais para o dia 8 de dezembro. “Autorizei a Secretaria da Fazenda a antecipar o pagamento do 13º salário para o início de dezembro. Os servidores estaduais vão receber no dia 8 de dezembro todo o seu salário. A folha de pagamento do Estado representa R$ 1,7 bilhão que estará na conta neste dia”, disse.
Richa disse ainda que o Paraná tem uma situação diferenciada a outros estados em relação ao pagamento dos salários dos servidores, ao pagamento de fornecedores e de investimentos realizados em obras em todas as cidades do Estado. “Vejo com tristeza a situação de boa parte da federação. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas, que são as maiores economias do Brasil, decretaram estado de calamidade financeira, parcelando o salário do funcionalismo”, disse.

Veículo atropela pessoas em Nova York; há vários mortos e feridos

fabio campana 

Um veículo invadiu uma ciclovia e caminho de pedestres no sul de Manhattan, atropelando “múltiplas” pessoas, informa a polícia. Várias morreram ou ficaram feridas. O veículo seguiu pela rua e bateu num outro carro. O suspeito saiu e mostrou réplicas de armas, sendo em seguida alvejado pela polícia
Fontes da emissora CNN disseram que há até seis mortos, mas o canal reforça que essa informação é preliminar.
Um fotógrafo da agência AP que está na cena testemunhou pelo menos dois corpos imóveis e cobertos. Já um repórter da rede Pix11News fez um vídeo que mostra o que parece um corpo coberto por um pano branco no local. Uma pessoa foi detida, segundo a polícia.

Sine oferta 182 vagas de emprego em Londrina; confira

As vagas do Sistema Nacional de Emprego (Sine), administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), estão disponíveis na internet. Atualmente, 182 vagas de emprego estão disponíveis no Sine de Londrina. Deste total, 36 são exclusivas para pessoas com deficiência e reabilitados. As vagas são atualizadas diariamente.

Há vagas para agenciador de publicidade, analista fiscal, analista de desenvolvimento de sistemas, auxiliar de cozinha, ajudante de farmácia, chefe de cozinha, vendedor, entre outras. Acesse aqui e confira todas as 182 vagas disponíveis!

O Portal Mais Emprego, do governo federal, permite que o trabalhador realize seu cadastro e faça o processo de intermediação de mão de obra direto pelo site maisemprego.mte.gov.br.

Para auxiliar no procedimento de busca da vaga no Portal Mais Emprego, a SMTER publica diariamente em sua página no site da prefeitura as vagas disponíveis para Londrina.

Desta forma, o trabalhador pode buscar mais facilmente exatamente a vaga de interesse no Portal Mais Emprego. Para conseguir realizar o autoencaminhamento, o trabalhador deve preencher os requisitos estabelecidos pelo empregador para preenchimento da vaga, como escolaridade mínima exigida, experiência em carteira comprovada, cursos específicos, entre outros.

No entanto, o atendimento presencial continua sendo realizado normalmente. Os interessados podem ir até a Agência do Trabalhador, que fica na Rua Pernambuco, 162, com sua carteira de trabalho.
Redação Bonde

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Governo envia 900 kits para vítimas das chuvas em Cambará

 AEN

O Governo do Estado encaminhou 300 kits dormitório, 300 de kits higiene e 300 kits de limpeza para Cambará, uma das cidades mais afetadas pelos temporais que começaram no domingo (29) em todo o Paraná. A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, esteve no município nesta segunda-feira (30) e verificou os danos provocados pela chuva. O córrego Alambari transbordou, danificou perto de 150 casas e afetou a vida de cerca de 500 pessoas.
Fernanda visitou as áreas mais atingidas acompanhada do coordenador estadual da Defesa Civil e chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel, e da vice-prefeita Claudia Helena Negrão Batista. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, pelo menos 25 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram ser levadas para abrigo público.
“Desde a madrugada estamos monitorando, junto com a Defesa Civil, a situação de Cambará. Viemos verificar a situação com os moradores e fazer o atendimento emergencial com os kits para a limpeza e higiene. Em segundo momento o município fará levantamento para, em conjunto com o Governo do Estado, retomar a rotina”, disse Fernanda.
RECURSOS – Cambará pode acessar recursos do Benefício Eventual, da Assistência Social, destinado a calamidades públicas. Também pode solicitar pagamento especial do Bolsa Família, que adianta os pagamentos dos dois meses. No município, 1.774 pessoas recebem o benefício federal e, destas, 1.220 são acompanhados pelo programa Família Paranaense e recebem o complemento Renda Família Paranaense.
O município pode dispor ainda do Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e de Emergência. O valor liberado depende do número de famílias atingidas pelo desastre, conforme descrito no decreto de situação de emergência a ser homologado pelo governador.
EMERGÊNCIA – A decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública obedece a critérios explicitados no Formulário de Informações do Desastre (Fide), disponível no Sistema Informatizado da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (SISDC).
As informações servem para caracterizar o desastre, resultado de adventos naturais ou produzidos por humanos, que causem danos humanos, materiais ou ambientais. Os desastres são classificados em três níveis, de acordo com a intensidade e a necessidade de recursos estaduais, federais ou internacionais para normalizar a situação.
Cabe ao coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil incluir o Fide e informar a gravidade da situação em sua cidade.

Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, verificou os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. Em todo o Paraná, perto de 2 mil pessoas foram afetadas pelos temporais - Foto: Rogério Machado/SECSSecretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, verificou os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. Em todo o Paraná, perto de 2 mil pessoas foram afetadas pelos temporais - Foto: Rogério Machado/SECS
Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, verificou os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. Em todo o Paraná, perto de 2 mil pessoas foram afetadas pelos temporais - Foto: Rogério Machado/SECS

Forte chuva causa uma morte e mais estragos no Estado


A Defesa Civil está trabalhando em diversas regiões do Estado para sanar os estragos causados pelas fortes chuvas. Até às 12h desta segunda-feira (30), o boletim da Defesa Civil registrava 2.035 pessoas afetadas em 21 municípios.

Em todo o Estado, 25 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, tiveram que sair de suas casas e ainda não foram para abrigos ou casas de outras pessoas. No oeste do Estado, em Cascavel, uma garota de 15 anos morreu afogada. Ela foi arrastada pela enxurrada na tarde de domingo (29), próximo à Fonte dos Mosaicos, em um fundo de vale do bairro Cancelli.

Segundo informações da tenente Marcela Nascimento, que atendeu a ocorrência, um grupo de adolescentes estava embaixo de uma ponte por onde passa o Rio São Francisco Verdadeiro.

"Os três garotos que estavam no local, tiveram ferimentos leves e foram liberados. Eles disseram que não conheciam a vítima", afirma. Ainda de acordo com Nascimento, o corpo da garota foi localizado cerca de 800 metros de distância do local da queda, depois de 20 minutos de busca.

"No momento da ocorrência, por volta das 15h30, chovia muito forte. A chuva ainda não cessou e seguimos trabalhando nos pontos de alagamento e desmoronamento", aponta.

PRF/Divulgação
PRF/Divulgação


Nas rodovias, a tempestade provocou a queda de barreira nesta madrugada, por volta das 4h, no km 92, da BR-467, em Cascavel. Horas depois, a pista foi parcialmente liberada e máquinas trabalhavam na remoção da lama e cascalho.

Em seis pontos da BR-369 (km 465, 462, 461, 459, 453 e 445), em Ubiratã (Centro-Oeste), houve quedas de árvores interrompendo os dois sentidos da pista. A assessoria de comunicação da PRF (Polícia Rodoviária Federal), informou que a via foi liberada no domingo à tarde. Nas duas ocorrências, não houve vítimas.

Em Cascavel, o Simepar registrou os maiores volumes de chuva – 240 milímetros – desde a tarde de domingo. No mês de outubro, a média de toda a região Oeste é de 27 milímetros.

NORTE PIONEIRO

Na região de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, os ventos chegaram a 72 km por hora. Houve quedas de árvores e uma delas atingiu a casa do casal Tânia e Sérgio Menezes, no sítio Garanhani, no Bairro Boa Vista.

O major Wilson Oliveira Paulino, da 3ª Corpdec (Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil) estava no local prestando atendimento ao casal. Em Cambará, 200 casas foram danificadas, afetando mil pessoas e desabrigando outras cinco, segundo informou a Defesa Civil Estadual.

LONDRINA E REGIÃO

Na região de Londrina, a chuva que caiu nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (30), causou pontos de alagamento e quedas de árvores. Em Bela Vista do Paraíso, o gestor do Bombeiro Comunitário, Robison André Bittencourt, diz que a queda de uma árvore derreubou três postes da rede elétrica, mas não afetou o abastecimento nas residências.

Em Londrina, algumas ocorrências afetaram diretamente o trânsito, como a FOLHA noticiou na sexta-feira (27). A barragem do Lago Igapó, na zona sul, segue interditada, e a rua Charles Linderberg, no jardim Califórina, zona leste, também está bloqueada por medida de segurança. Uma ferragem para a reconstrução da ponte foi levada pela chuva, aumentando o risco de acidentes no local.

"A princípio não há riscos, mas por prudência vamos manter as vias interditadas até parar de chover, quando será possível vistoriar os locais e fazer uma análise mais criteriosa", disse o prefeito Marcelo Belinati durante uma coletiva na manhã desta segunda-feira (30).

Em janeiro de 2016, os mesmos locais monitorados pela prefeitura foram interditados por causa do excesso de chuva registrado na cidade. Os reparos na ponte da rua Charles Lindemberg começaram há apenas duas semanas e, de acordo com o prefeito, devem ficar prontos no final do ano.

TRÉGUA

A partir desta terça-feira (31), a chuva deve dar um trégua em todo o Estado, mas a chegada de uma frente fria pode derrubar ligeriamente a temperatura. A previsão do Simepar é de que o tempo se manterá firme até a próxima quinta-feira (2).

Depois disso, volta a chover em todo o Estado. "Domingo o tempo melhora, inclusive com altas temperaturas passando dos 30 graus", comenta o meteorologista Reinaldo Kneib.

O mês de outubro é tipicamente chuvoso, mas as tempestades que caíram sobre o Paraná nos últimos dias têm uma explicação, segundo Kneib. "O encontro do transporte de umidade e calor vindo da região amazônica para a nossa região, fez com que uma tempestade mais severa caísse sobre o Estado", conclui. (Colaborou Carolina Avansini)
Micaela Orikasa
Reportagem Local
  folha de londrina

Vias continuam interditadas por causa das fortes chuvas


Na barragem do lago Igapó, volume de água provocou infiltração na rua Almeida Garret


Com as fortes chuvas que caíram em Londrina desde sexta-feira (27), várias regiões da cidade sofreram pequenos alagamentos, com inundações em algumas residências, além de queda de galhos e árvores. Segundo dados do Iapar, a precipitação acumulada nos últimos quatro dias em Londrina foi de 196,8 milímetros, superando a média histórica para o mês de outubro, que é de 145,9 milímetros.

Como medidas preventivas, desde sexta-feira estão interditados o Parque Arthur Thomas, a ponte localizada na rua Charles Lindemberg e um trecho da rua Almeida Garret, em frente à barragem do Igapó. Nestes locais, a interdição foi realizada por questões de segurança, devido ao grande volume de água.

Ricardo Chicarelli/27-10-2017
Ricardo Chicarelli/27-10-2017


O coordenador-adjunto da Defesa Civil, Demerval Anderson do Carmo, explicou que na Almeida Garret, a interdição ocorreu principalmente por conta de uma infiltração provocada pela água da barragem do Igapó. "A água veio em um volume tão grande que, ao invés de passar por dentro da tubulação subterrânea, passou paralelamente, abrindo um buraco ali. E por isso não houve alagamento na via, porque infiltrou pela terra, embaixo da rua. Então sabemos que é um trecho com risco, e para garantir a segurança das pessoas, optamos pela interdição", afirmou.

Para os motoristas desviarem do trecho da rua Almeida Garret, na continuação da avenida Harry Prochet, a Secretaria liberou parcialmente o tráfego pelo novo contorno do Arco Leste, que interliga com a rua Bélgica. Ou seja, quem está no sentido Prefeitura, deve trafegar pela avenida Waldemar Spranger, entrar na rua Carlos da Costa Branco, depois Otaviano Félix e depois, rua Bélgica.

Carmo ressaltou que as avaliações são feitas em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP). "Os casos mais graves que acompanhamos são na Almeida Garret e na Charles Lindemberg. Por isso, junto com a SMOP, foi tomada a decisão preventiva de interdição", disse. Assim que houver condições climáticas, a Defesa Civil e a SMOP fará a avaliação dos pontos interditados.

Relatório da Defesa Civil em Londrina mostra que, desde sexta-feira, foram registrados oito pontos de alagamentos ou inundação. Porém, com exceção dos locais interditados, os demais casos já foram solucionados. "As residências que entram em contato com a Defesa Civil pelo 199 recebem o atendimento com vistoria de engenheiro. E caso seja necessário, providenciamos o abrigo em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Em Londrina, isso não foi necessário porque as pessoas que atendemos foram para casa de familiares e já retornaram, ou sequer precisaram sair de seus imóveis", afirmou o coordenador-adjunto da Defesa Civil.

Sete casos de quedas de árvores e galhos foram registrados na cidade nos últimos quatro dias. Nessas situações, assim que a Defesa Civil é notificada, repassa a ocorrência para que a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) execute os serviços de corte e retirada. Os casos de alagamentos, desabamentos ou quedas de árvores devem ser informados para a Defesa Civil no telefone 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.
Reportagem local
folha de londrina

ACIDENTE GRAVÍSSIMO TIRA A VIDA DE TRÊS PESSOAS DE CIANORTE





As 3 pessoas que morreram num trágico acidente na BR-163 em Sorriso (420 Km ao norte de Cuiabá), na manhã desta sexta-feira (27), eram moradoras da cidade de Cianorte (PR) e vieram a Mato Grosso participar do funeral de um familiar que era um dos desbravadores de Colíder (650 Km ao norte da Capital). Eles retornavam ao Paraná quando a caminhonete Frontier em que viajavam bateu de frente com uma carreta no quilômetro 701 da rodovia federal.

Morreram no acidente Valdecir Inácio dos Santos, 58, o filho dele, Márcio Fabiano dos Santos, 35, e Gislaine Silva que era namorada de Márcio.

FONTE- GRUPO DE WHATS - NEWS NOTÍCIAS - WALTER LOZANO

Timão tem jogo a mais, mas apenas seis pontos de vantagem para vice-líder

Corinthians perde para Ponte Preta e se vê ameaçado no Brasileiro

André Avelar, do R7
Ex-Corinthians, Lucca fez gol da vitória da Ponte Preta em Campinas
Ex-Corinthians, Lucca fez gol da vitória da Ponte Preta em Campinas Marco Galvão/Estadão Conteúdo
 
O Corinthians anda brincando com a sorte neste Campeonato Brasileiro. O time perdeu por 1 a 0 para a Ponte Preta neste domingo (29), no Moisés Lucarelli, e nunca teve sua liderança tão ameaçada. Agora, com um jogo a mais, são apenas seis pontos para o segundo colocado Palmeiras a sete partidas do fim da competição.
A equipe do técnico Fábio Carille permanece com 59 pontos. O vice-líder Palmeiras, com 53 pontos, enfrenta o Cruzeiro nesta segunda-feira (30), no Allianz Parque. Na próxima rodada, no domingo (5), os rivais se encontram no Itaquerão no que pode até empatar a briga pelo título.
Quando o Corinthians parecia querer esperar o final do primeiro tempo, um velho conhecido marcou. Aos 39 minutos, Lucca recebeu cruzamento nas costas da defesa e cabeceou firme para o fundo do gol — logo ele que havia perdido um pênalti diante de Cássio.
Atrás no placar e, mais do que isso, ameaçado na competição, o Corinthians foi para cima mesmo fora de casa. Também por isso correu inúmeros riscos. Nos minutos finais, Aranha fechou o gol em pelo menos duas oportuniades e garantiu a vitória para o time de Campinas. De nada adiantou a pressão e o Corinthians se ameaçado mesmo depois de um primeiro turno perto do impecável.

domingo, 29 de outubro de 2017

Para quem vai fazer vestibular




 A UFPR divulgou algumas dicas para os candidatos que vão prestar a primeira fase do Vestibular 2017/2018 hoje.
Neste ano, 55.179 candidatos estão concorrendo a 5.439 vagas.
Dê uma olhada no que a universidade considera importante cada candidato saber:

1) Os portões serão abertos às 12h40 e fechados às 13h30. Como o trânsito estará movimentado nas proximidades dos locais de prova, é melhor que os candidatos cheguem cedo para evitar problemas.
2) A Urbanização de Curitiba S/A colocou várias linhas de ônibus à disposição neste domingo (29) para atender aos candidatos . Também haverá uma linha especial com saída, a partir das 9h, do Terminal Campina do Siqueira para atender aos inscritos no Colégio Paranaense (Campina do Siqueira/Col.Paranaense). O local de embarque é o ponto da linha Campina do Siqueira/Batel. A tabela com os horários dos ônibus está no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) ou ainda no Itibus, ferramenta que mostra em tempo real a localização do ônibus, itinerários, tabela horária e avisa qualquer alteração prevista.
3) Para ingresso na sala de provas, o candidato deverá levar o material (lápis, apontador, caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta e borracha – estes materiais não poderão conter quaisquer tipos de informações) e apresentar o comprovante de ensalamento junto com o original do documento oficial de identidade com foto recente ou fotocópia autenticada em cartório do referido documento.
4) O candidato não pode usar lapiseira e nem corretivos.
5) O candidato portador de algum dispositivo eletrônico, ao ingressar na sala de aplicação da prova, deverá solicitar recurso para acondicioná-lo adequadamente. Estes dispositivos deverão estar desligados (mesmo que armazenados no envelope de segurança) enquanto o candidato permanecer no local de prova e nenhum ruído (alarmes) poderá ser emitido pelos referidos aparelhos, nem mesmo em relógios com sinalizadores sonoros.
6) É proibido emprestar de outros candidatos quaisquer materiais para a realização da prova, bem como se comunicar com eles.
7) O candidato poderá se alimentar no local de prova, desde que os alimentos não causem ruídos ou odores que atrapalhem a concentração dos demais.
8) Durante a realização das provas, o candidato só poderá levar líquidos se a garrafa for transparente e sem rótulo.
9) O cartão-resposta da primeira fase deverá, obrigatoriamente, ser preenchido com caneta ESFEROGRÁFICA DE TINTA PRETA.
10) O candidato só poderá sair do local de prova 1h30 depois do seu início.

Ibope: Lula lidera com até 36% dos votos, seguido por Bolsonaro



Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro iriam para o segundo turno se as eleições presidenciais de 2018 fossem hoje, segundo pesquisa Ibope publicada na coluna Lauro Jardim, do jornal O Globo. Em todos os cenários, Lula ficaria com o mínimo de 35% e o máximo 36% das intenções de voto. Bolsonaro ficaria com 15% em cenário com Lula e com 18% se o candidato do PT for Fernando Haddad.
A ex-senadora Marina Silva aparece em terceiro lugar em todos os cenários da pesquisa, que foi realizada entre os dias 18 e 22 deste mês, com intenções de voto entre 8% e 11% dependendo dos adversários. Em seguida, vêm Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e João Doria, com porcentuais entre 5% e 7%. No cenário com Haddad no lugar de Lula, Ciro Gomes chega a ter 11% das intenções de voto.

Michel Temer se recupera bem após cirurgia em São Paulo

Em entrevista coletiva no sábado (28), os médicos que assistem o presidente Michel Temer informaram que ele passa bem após a cirurgia a que foi submetido na noite desta sexta-feira (27).

"Clinicamente ele está muito bem, passou a noite em uma semi-intensiva [unidade de terapia semi-intensiva], já está no apartamento e deverá receber alta na segunda-feira de manhã", informou o médico Roberto Kalil Filho. O presidente está internado Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. A assessoria de imprensa não informou se ele está acompanhado da família.

Quanto ao cateterismo, Kalil informou que procedimento não foi realizado e que ainda será avaliado. "O cateterismo vamos deixar para o futuro. Primeiro, resolvemos a próstata e no futuro vamos ver a parte cardíaca." O médico esclareceu que o procedimento realizado na noite de sexta-feira (27) não interfere na parte cardíaca. "Ele está estável do ponto de vista cardiovascular, vai [poder] ficar alguns dias sem os antiagregantes [medicamentos]." 
O médico responsável pela cirurgia, o urologista Miguel Srougi, informou que a cirurgia foi emergencial. "A cirurgia foi meio emergencial, porque já tinha passado a fase aguda de Brasília, mas ele estava carregando a sonda que é muito desconfortável, ficou dois dias trabalhando com sonda – além do desconforto, ainda tem a dor."

Srougi informou que o presidente passou por um procedimento comum. "Ele tinha como antecedente uma cirurgia de próstata para crescimento benigno, realizada há sete anos. Agora neste momento esse aspecto teve um significado porque todo homem que opera a próstata com crescimento benigno, depois de alguns anos está sujeito apresentar sangramentos", explicou.

Embora emergencial, Srougi esclareceu que o crescimento da próstata é comum. "O crescimento da próstata é muito comum, mas também cresce para dentro, todo homem maduro começa a ter essa dificuldade para urinar". O médico informou que durante a conversa com o presidente surgiu um quadro muito claro. "Ele estava em retenção urinária, com sonda em sua bexiga, bastante desconfortável, e essa sonda precisava ser removida, a [causa] mais provável, no caso dele, é que a próstata tinha voltado a crescer."

O médico explicou que o caso é comum em quem já foi operado. "[A próstata] se enche de vasos sanguíneos, e essa próstata cresce para dentro da uretra e a uretra passa a ser preenchida por uma massa sólida cheia de vasos sanguíneos. Essa massa pode sangrar a qualquer momento e entupir a uretra e causar esse tipo de complicação."

O urologista disse que, após esse procedimento, é muito difícil que a próstata volte a aumentar. "A abertura que foi feita foi bastante ampla", frisou. Após o procedimento foi colocada uma sonda pós-cirúrgica no presidente, normalmente usada em pós-operatório, que deverá ser retirada amanhã [neste domingo].

O especialista afirmou ainda que foi realizada uma biópsia. "Foi feita uma biopsia por precaução, para ter certeza de que, no meio dessa hiperplasia, não tinha um foco de câncer. Felizmente essa biópsia preliminar, vai vir o resultado definitivo depois, mostrou que o crescimento era benigno, isso nos tranquilizou muito", acrescentou.

Segundo Kalil, a alta hospitalar está prevista para a manhã de segunda-feira (30), mas o médico informou que o presidente deve ficar em repouso em São Paulo até terça-feira (31).
Agência Estado

Londrina fez greve de futebol em Natal


O Londrina passou vergonha na derrota por 3 a 0 para o ABC neste sábado (28) em Natal. O time teve atuação pífia, tomou um baile do lanterna da série B e se safou de uma goleada maior.

O LEC fez um jogo irreconhecível e só conseguiu dar dois chutes no gol o jogo todo. O time não marcou, não pressionou e passou o maior vexame da série B. Se o ABC fez greve durante a semana por salários atrasados, o Londrina fez greve de futebol.

Escrevi antes da partida que não conseguia imaginar que o ABC pudesse apresentar um bom futebol por todos os problemas que aconteceram da semana. Só não esperava que o Londrina fizesse uma atuação medíocre como foi.

Andrei Torres/ABC FC
Andrei Torres/ABC FC - Londrina tomou um baile em Natal e perdeu por 3 a 0 para o ABC
Londrina tomou um baile em Natal e perdeu por 3 a 0 para o ABC


A derrota e a atuação lembrou a goleada sofrida contra a Desportiva (ES) no Brasileiro de 1998. O time capixaba estava rebaixado e o LEC brigando para se classificar. Resultado final: 4 a 0 para a Desportiva. Ou então a vergonha da eliminação na Copa do Brasil deste ano para o Gurupi (TO).

Além dos três gols - todos em vacilos defensivos -, o time potiguar perdeu pelo menos outras três chances claras de aumentar, tamanha a apatia do alviceleste. Quem vê o resultado, acredita que o lanterna é o Londrina.

É uma jornada para se esquecer e para acabar com as mínimas chances matemáticas que o LEC ainda tinha. Depois desta humilhação, a melhor coisa é torcer para o Brasileiro acabar logo e que venha 2018.
 
bonde

GRAVE ACIDENTE ENTRE UMA MOTOCICLETA E UM FIAT UNO NESTA NOITE DE SÁBADO, EM SS DA AMOREIRA








Um gravíssimo acidente neste sábado, 28, por volta das 20:00 hrs., na Avenida Belmiro Lourenço de Gouveia, próximo à empresa Cocamar, deixou veículos bastante deteriorados.

O acidente envolveu um veículo Fiat Uno, de cor vermelha de São Sebastião da Amoreira e uma motocicleta  da cidade de Assaí.

Tanto o condutor da motocicleta como a condutora do Fiat Uno não se machucaram com gravidades. Foram encaminhados para o Hospital Municipal de SS da Amoreira, para fazer curativos e demais procedimentos médicos.
 
blog do chaguinhas

PREVISÃO DO TEMPO ( SIMEPAR )



No domingo um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai se intensifica, contribuindo para aumentar a instabilidade atmosférica em todas as regiões do Paraná. Assim, no decorrer do dia, novamente são esperadas chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, ou seja, com potencial para temporais localizados. As áreas de chuvas avançam do Paraguai e Mato Grosso do Sul, atingindo primeiramente as regiões oeste e noroeste do Estado. Ao longo do dia distribuem-se por todas as regiões.

Assaí/PR
  Hoje



Tempo Manhã

Pancadas de chuva
Tarde

Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas
Noite

Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas




Temperaturas Máx. 27ºC
Mín. 18ºC




Vento norte / moderado a forte (43 a 50 km/h)



Visibilidade reduzida pela manhã




Horários de Nascer e Pôr do Sol
Data
Nascer
Pôr
Domingo, 29/10/2017 06:39 19:35
Segunda, 30/10/2017 06:38 19:35
Terça, 31/10/2017 06:37 19:36
Quarta, 01/11/2017 06:37 19:37
Quinta, 02/11/2017 06:36 19:37
Sexta, 03/11/2017 06:35 19:38
Sábado, 04/11/2017 06:35 19:38

Apostador de Curitiba fatura sozinho R$ 20 mi na Mega-Sena

Dezenas reveladas neste sábado pela loteria foram: 04 - 14 - 20 - 24 - 46 – 50

  • Do R7
Loteria premiou 45 com a quina e 4.144 com a quadra
Loteria premiou 45 com a quina e 4.144 com a quadra Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
 
Um apostador do município de Curitiba, capital do Estado do Paraná, cravou todas as seis dezenas sorteadas neste sábado (28) pela Mega-Sena e tem o direito de receber a bolada de R$ 20.777.195,15.
Com o prêmio sem acumular, a loteria promete pagar R$ 2,5 milhões na próxima quarta-feira (1º), caso alguém volte a acertar todos os números revelados.
Nesta noite, os números revelados pelo concurso 1.982 da loteria, realizado na cidade de Carandaí (MG), foram: 04 — 14 — 20 — 24 — 46 — 50.
Além do prêmio principal, o concurso premiou 45 pessoas que acertaram a quina e têm o direito de receber R$ 55.730,37 cada. Outros 4.144 apostadores cravaram quatro dos números sorteados e podem sacar R$ 864,54 cada.
Para concorrer ao prêmio de R$ 2,5 milhões da próxima quarta-feira, basta ir a uma casa lotérica e marcar de 6 a 15 números do volante, podendo deixar que o sistema escolha os números para você (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha).
Cada jogo de seis números custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do País.
Outra opção é o Bolão Caixa, que permite ao apostador fazer apostas em grupo. Basta preencher o campo próprio no volante ou solicitar ao atendente da lotérica. Você também pode comprar cotas de bolões organizados pelas lotéricas.
Nesse caso, poderá ser cobrada uma Tarifa de Serviço adicional de até 35% do valor da cota. Na Mega-Sena, os bolões têm preço mínimo de R$ 10. Porém, cada cota não pode ser inferior a R$ 4. É possível realizar um bolão de no mínimo 2 e no máximo 100 cotas.

Explosão de dois carros-bomba mata 14 na capital da Somália


Mogadíscio - Ao menos 14 pessoas morreram neste sábado (28) na explosão de dois carros-bomba perto de um hotel do norte da capital somali, Mogadíscio, onde também se ouviram disparos, informou um novo balanço de fontes de segurança. Aparentemente, dois combatentes islamitas do grupo Al Shabab estariam dentro do hotel Nasa Bablob. Um alto funcionário da polícia e um ex-deputado estão entre as vítimas.

Os militares islamitas do grupo Al Shabab costumam detonar carros-bomba nas entradas de hotéis e edifícios públicos antes de enviar homens armados ao seu interior para provocar o maior número de vítimas.

O atentado não foi reivindicado, mas as autoridades acreditam que tenha sido organizado por militantes do grupo, ligados à Al Qaeda. Militantes do Al Shabab prometeram acabar com o frágil governo central da Somália. Foram expulsos de Mogadíscio em agosto de 2011, após o que perderam a maior parte de seus redutos. No entanto, continuam controlando extensas áreas rurais, onde realizam operações de guerrilha e atentados suicidas, frequentemente na capital ou contra bases militares, somalis ou estrangeiras.

France Presse

Santos demite o técnico Levir Culpi após derrota em clássico

Levir Culpi não é mais o técnico do Santos. O anúncio foi feito logo após a derrota para o São Paulo por 2 a 1, no clássico disputado neste sábado, no estádio do Pacaembu, na capital paulista, pela 31.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O próprio presidente Modesto Roma Junior informou o treinador da decisão. O auxiliar Luiz Matter e o preparador físico Rodolfo Mehl também foram demitidos. Elano vai assumir o cargo de técnico interino.

"O trabalho do Levir foi muito positivo e importante. Ele pegou o time com três derrotas em quatro jogos e entrega o clube na segunda colocação, mas achamos que é o momento de mudar o comando", disse Modesto Roma Junior, em entrevista ao canal de TV a cabo SporTV.

Há menos de uma semana, Modesto Roma Junior havia mantido Levir Culpi no cargo, após receber apoio por parte do grupo de jogadores. Além de Elano, a nova comissão técnica do Santos será formada por Marcelo Fernandes e Serginho, que são funcionários do clube e já comandaram o time em algumas oportunidades.

Durante a entrevista coletiva após o clássico deste sábado, Levir Culpi foi perguntado pelos dois dias de folga dados aos jogadores nesta semana após a vitória sobre o Atlético Goianiense. "Jogador precisa de repouso também. Se não quiserem, que coloquem uma comissão técnica que treine três vezes por dia", rebateu o treinador.

Levir Culpi ficou quatro meses no cargo e comandou o time na Copa do Brasil (nas quartas de final pelo Flamengo), na Copa Libertadores (eliminado nas quartas de final pelo Barcelona, do Equador) e no Brasileirão. O técnico chegou ao Santos no dia 6 de julho e dirigiu a equipe por 31 vezes. Obteve 14 vitórias, 12 empates e cinco derrotas, com um aproveitamento de 58%.

O seu contrato com o Santos era até o final deste ano e, de acordo com o presidente Modesto Roma Junior, os salários continuarão sendo pagos até dezembro.

AE

Atlético-PR esbarra na Chapecoense, empata sem gols e estaciona no Brasileirão


Em um jogo muito amarrado, o Atlético Paranaense ficou apenas no 0 a 0 com a Chapecoense na Arena da Baixada, em Curitiba, neste sábado, pela 31.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa tentou tomar a iniciativa do jogo, mas nas duas principais oportunidades que conseguiu criar o goleiro Jandrei apareceu bem para evitar a vitória. Já o clube de Chapecó (SP) sofreu para sair da marcação e praticamente não deu trabalho para o goleiro Weverton.

O resultado deixou a Chapecoense com 39 pontos, ainda ameaçada pela zona de rebaixamento, mas com seis pontos de vantagem para o Vitória, atual 17.º colocado - os baianos ainda jogam neste domingo contra o lanterna Atlético Goianiense. Já o Atlético Paranaense aparece com 42 pontos, agora há três jogos sem perder, com duas vitórias e um empate.

Como não poderia ser diferente, o Atlético Paranaense começou o jogo tomando a iniciativa e buscando se impor na Arena da Baixada. Ainda assim, as trocas de passes no campo de ataque não se traduziam em chances claras de gol, principalmente devido à falta de pontaria paranaense, que arrematou duas vezes contra Jandrei nos 10 primeiros minutos, ambas pela linha de fundo.

A Chapecoense conseguiu responder aos 15 minutos, na oportunidade mais clara do primeiro tempo. Luiz Antônio cobrou o escanteio pela esquerda, a bola ficou viva dentro da grande área, após bate e rebate, e sobrou para Wellington Paulista, que tentou mandar pra o fundo das redes, mas viu Thiago Heleno tirar em cima da linha duas vezes. A defesa do Atlético Paranaense completou o serviço e afastou o perigo.

Com o fim do primeiro tempo ficou clara a diferença entre as propostas de jogo. O Atlético Paranaense encerrou com quase 70% da posse de bola, mas pouco exigiu de Jandrei, enquanto que a Chapecoense se arriscou pouco no ataque e trabalhou justamente nos espaços que o adversário deixava. Ainda assim, a maior batalha da partida era no meio de campo, com os dois times buscando tomar o controle do setor.

Durante o intervalo, a torcida do Atlético Paranaense pediu Felipe Gedoz, artilheiro do time na temporada e que começou no banco de reservas. Quando ele partiu para o aquecimento, arrancou aplausos da arquibancada, mas só pode entrar em campo aos 23 minutos. Do banco viu Nikão receber na grande área e tentar um voleio com estilo para uma linha defesa de Jandrei, aos nove.

No lance seguinte, aos 12 minutos, Wanderson aproveitou um novo cruzamento da direita e subiu sozinho na linha da pequena área. Mesmo sem marcação ele testou em cima de Jandrei, que deu o rebote em cima de Thiago Heleno e o zagueiro também não conseguiu aproveitar.

Na primeira falha de Wanderson no segundo tempo, Apodi cruzou rasteiro e a defesa paranaense tentou cortar, mas quase mandou contra a própria meta.

No próximo dia 5, um domingo, às 17 horas, a Chapecoense recebe o Sport na Arena Condá, em Chapecó, pela 32.ª rodada do Brasileirão. No mesmo dia e horário, o Atlético Paranaense enfrenta o Cruzeiro no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-PR 0 x 0 CHAPECOENSE

ATLÉTICO-PR - Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Fabrício; Pavez, Lucho González (Matheus Rossetto), Sidcley (Felipe Gedoz) e Guilherme; Nikão e Ribamar (Douglas Coutinho). Técnico: Fabiano Soares.

CHAPECOENSE - Jandrei; Apodi, Douglas, Fabrício Bruno e Reinaldo; Moisés Ribeiro, Amaral (Elicarlos), Canteros e Luiz Antônio (Nadson); Arthur Caíke (João Pedro) e Wellington Paulista. Técnico: Gilson Kleina.

CARTÕES AMARELOS - Lucho González (Atlético-PR); Jandrei, Canteros, Apodi e Fabrício Bruno (Chapecoense).

ÁRBITRO - Jailson Macedo Freitas (BA).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Arena da Baixada, em Curitiba (PR).
AE

sábado, 28 de outubro de 2017

Ibiporã terá correspondente da Fomento Paraná

Por Redação Sertanópolis News -

A Fomento Paraná e a Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (ACEIBI) assinaram na quinta-feira (26/10), um contrato para que a associação passe a atuar como Correspondente Fomento Paraná. Os Correspondentes serão facilitadores para o pequeno empresário nas operações de crédito em valores a partir de R$ 20 mil até R$ 1,5 milhão, para empreendimentos de micro, pequeno e médio porte de empresas com faturamento bruto anual de até R$ 16 milhões.
O objetivo do projeto é aumentar a capilaridade da instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado e ampliar as alternativas de crédito para que micro e pequenas empresas paranaenses possam consolidar e expandir seus negócios, gerando empregos e melhorando a renda nos municípios. Desde 2011, a Fomento Paraná contratou R$ 880 milhões em mais de 26 mil contratos de financiamentos para empreendedores privados.
Para o presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade, a parceria com a ACEIBI é muito importante para fomentar a economia da cidade. “Tenho certeza que após esta reunião, com a participação de toda a representação política da cidade e da região, teremos um grande sucesso e estamos extremamente otimistas com esse novo desafio”, afirmou Andrade.
AMPLICAÇÃO – O município de Ibiporã já possui um convênio com a Fomento Paraná e mantém um agente de crédito na Secretaria Municipal do Trabalho, para operações de microcrédito, de até R$ 20 mil. A ACEIBI, como Correspondente Fomento Paraná, vai operar com projetos de R$ 20 mil até R$ 1,5 milhão.
O prefeito, João Coloniezi, disse que a prefeitura vê a parceria entre Fomento Paraná e ACEIBI com bons olhos, porque o país atravessa um momento de incerteza na economia. “Qualquer fomento que venha para o município é bem recebido. A proposta da Fomento Paraná é para atender aos empresários. O empresário melhora seu negócio, gera empregos, gera vendas, gera mais produção e isso aumenta a arrecadação do município”, disse Coloniezi. “Estamos ampliando o leque de atendimento e para o município é muito bom. É uma fonte nova de financiamento, com juros acessíveis. Então acho que vai ser muito bem recebido”, afirmou.
O presidente da ACEIBI, Leopoldo Frederique Semprebom, disse que atuar como correspondente era a ferramenta que faltava para a entidade. “Faltava isso, porque os pequenos, os MEIs, já estão bem amparados com o microcrédito, na prefeitura. E a maioria dos nossos associados são micro e pequenos empresários. Agora conseguimos ter esse novo facilitador para captação de crédito até R$ 1,5 milhão para micro, pequenos e médios empresários.”
O correspondente da ACEIBI será Adaueber Rodrigues, que já atuou como agente de crédito na prefeitura, para operações de microcrédito. Ele passou por um novo processo de capacitação e agora vai operar com apenas com linhas acima de R$ 20 mil. Empreendedores que precisam contratar operações de microcrédito em Ibiporã deverão procurar a Sala do Empreendedor, na prefeitura do município.
NO PARANÁ – O primeiro grupo de Correspondentes Fomento Paraná conta também com as associações comerciais e empresariais de Campo Largo (ACICLA); Curitiba (ACP); Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), Irati (ACIAI) e Maringá (ACIM), que já assinaram os contratos. Ao longo das próximas semanas serão formalizados os convênios com as associações de Dois Vizinhos (ACEDV); Francisco Beltrão (ACEFB); Mamborê (ACIMAM); Pato Branco (ACEPB); Toledo (ACIT), Ubiratã (ACEU), Pinhais (ACIPI) e São José dos Pinhais (ACIAP).
O projeto de implantação dos Correspondentes está previsto no Planejamento Estratégico da Fomento Paraná visando assegurar a sustentabilidade da instituição a longo prazo e garantir o cumprimento de sua missão. Foram necessários dois anos de planejamento, estudos, adaptação e melhorias de sistemas e de processos.

FONTEAgência do Estado do Paraná

Mulher é diagnosticada com ‘coração partido’ após morte de cachorro




Norte-americana passou mal após perder a cachorrinha Meha
. (Foto: Joanie Simpson)

Quem já perdeu um pet sabe o quão grande pode ser o sofrimento com a morte de um companheiro animal. Muitas pessoas passam mal ou até mesmo entram em depressão por conta disso. Joanie Simpson, uma norte-americana que vive no Texas, quase levou a morte da sua cachorra, Meha, às últimas consequências: foi comprovado por exames que ela teve uma espécie de ataque cardíaco por conta do que foi chamado até mesmo pelos médicos de “coração partido”.
A miocardiopatia de takotsubo é um tipo de ataque cardíaco agudo que pode se manifestar em momentos de alta carga hormonal decorrente de estresse e que tem os mesmos sintomas de um ataque cardíaco clássico. Em entrevista para o jornal The Washington Post, Joanie disse que estava passando por um momento difícil na sua vida pessoal e que a morte do seu pet foi a gota d’água.
“Eu estava inconsolável, foi realmente muito ruim”, disse. “A Meha morreu de uma forma horrível e isso me desestabilizou completamente”, continuou. A cadela de Joanie estava com problemas cardíacos e a dona desistiu de sacrificá-la quando Meha teve uma súbita melhora, mas morreu no dia seguinte. Alguns dias depois, Joanie acordou com uma enorme dor no peito, sinal clássico de ataque cardíaco, e foi levada de helicóptero para um hospital em Houston.
Os médicos iniciaram todos os procedimentos para fazer um cateterismo, o desbloqueio de uma artéria entupida e que causa o ataque cardíaco, mas não detectaram nenhum bloqueio. “A artéria dela estava completamente limpa”, disse o cardiologista Abhijeet Dhoble, que cuidou de Joanie. Após exames, os médicos descobriram que se tratava de um caso de miocardiopatia de takotsubo e explicaram para Joanie do que se tratava.
“Fez muito sentido por conta de tudo o que eu estava passando”, falou. “Por um lado é bom que meu coração esteja inteiro, mas por outro é bem triste que minha vida tenha se desenrolado de tal jeito que eu tive esse episódio”, finalizou. Após alguns dias internada, Joanie foi liberada para voltar para casa e passa bem. O caso dela foi publicado em uma revista especializada como um dos casos mais claros de uma pessoa que sofreu por conta de um ‘coração partido’.

PM salva a vida de bebê dentro de supermercado em Colombo

bem paraná 
(foto: Reprodução)
Na manhã deste sábado (28) no bairro São Gabriel em Colombo, Região Metropolitana de Curitibq, por volta das 9h30 uma mãe estava em um estúdio de tatuagem amamentando, a pequena Julia de 3 meses de idade, quando observou que a bebê começou a ficar roxa .
De imediato sem saber como proceder correu até a farmácia Hiperfarma pedindo ajuda para a farmacêutica de plantão que não conseguiu reanimar a criança e correu com a criança até o supermercado Santa Helena, por que os bombeiros da região estavam sem a viatura.
Foi neste momengto que o  soldado Willians, da Polícia Militar,  que estava no mercado, visualizou o desespero da mãe e da farmacêutica, apanhou a bebê em seus braços e iniciou os procedimentos que conseguiram reanimar e salvar a bebê.
A menor foi entregue a mãe que a conduziu com meios próprios até unidade de saúde por precaução

Paraná atinge 80% do eleitorado recadastrado biometricamente

bem paraná
(foto: Franklin Freitas)

Nesta quarta-feira (25)  o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná atingiu a marca de 6.359.245 eleitores revisados biometricamente. Isto representa exatos 80,07% do eleitorado estadual. Somente este ano foram registrados 2.084.165 atendimentos, o que equivale a 102,77% da meta prevista para este ano. Meta esta que foi atingida dois meses antes do prazo final de 2017, que termina dia 15 de dezembro. Até o momento, uma média de 208.416 eleitores foram atendidos por mês, incluindo aí os meses de janeiro, fevereiro e março que não contaram com os procedimentos de revisão obrigatória.
Para o presidente do TRE-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, “esta vitória reafirma a excelência dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral do Paraná, alcançada a partir de um detalhado planejamento, aliado ao esforço coletivo de magistrados, promotores, servidores, requisitados e demais envolvidos no processo de recadastramento biométrico. Além disso, devo ressaltar o apoio contínuo e irrestrito das prefeituras, câmaras municipais e imprensa, que nos auxiliaram sobremaneira na divulgação, o que resultou no comprometimento dos eleitores que atenderam ao nosso chamamento”.
O Paraná possui exatos 7.942.159 eleitores. Em 2009, o município de Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba, inaugurou a biometria no Estado. Desde então, a Justiça Eleitoral tem realizado um grande planejamento para que todos os eleitores sejam recadastrados biometricamente.
A meta do TRE/PR é que ao menos 85% dos eleitores votem nas eleições de 2018 já por meio da identificação das digitais. Com este objetivo, foi montado no interior do estado, desde do dia 03 de abril passado, um grande mutirão de atendimento nas zonas eleitorais do interior. Esta marca só foi possível devido ao empenho dos incansáveis servidores, juízes e promotores eleitorais, grupo de trabalho da biometria, além do apoio da imprensa, das autoridades municipais e a adesão irrestrita de toda a sociedade.