quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Primeira parcela do 13° deve movimentar R$ 200 bi

Os empregadores têm até esta quinta-feira (30) para efetuar o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra pago a trabalhadores ativos e aposentados vai injetar cerca de R$ 200 bilhões na economia do país.

Ao todo, segundo o Ministério do Trabalho, o benefício deve ser pago a 48,1 milhões de trabalhadores. Já a segunda parcela do 13º deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Para a economista e conselheira do Conselho Federal de Economia (Cofecon) Denise Kassama, com o alto endividamento das famílias, os trabalhadores devem ter prudência e priorizar o pagamento de dívidas.

"Provavelmente, em cada família brasileira, há pelo menos uma pessoa que ficou desempregada por conta da crise. Então, esse é um momento de prudência. Não é o momento de sair gastado, comprando o presente dos sonhos, trocando de carro. As famílias devem avaliar bem a utilização desse recurso", disse a economista à Agência Brasil.

"A gente não pode esquecer que o 13°, embora seja um dinheiro que vem boa hora, ele não é um aumento de renda efetiva para as famílias. Ele é um plus, um salário extra que serve para agregar um valor momentâneo para as famílias", pontuou Denise.

A conselheira da Confecon lembra que as famílias estão bastante endividadas e, por isso, outra recomendação é buscar o credor para tentar renegociar os débitos. "Quem quer receber dívida acaba aceitando uma negociação para receber. Tente ao máximo quitar as dívidas", aconselhou.

Com a proximidade das festas de fim de ano, a economista afirma que "as tentações" podem ser um risco para a saúde financeira das famílias. "Primeiro pague as dívidas e, sobrando algum dinheiro, tente elencar o que é prioritário, entre gastar, poupar ou realizar o sonho. Claro que nem tudo na vida pode ser só pagar conta. Mas para a gente poder curtir o nosso sonho melhor, a gente tem que estar sem dívida".

Se o trabalhador não resistir e precisar comprar presentes de Natal, outra dica da economista é optar por lembrancinhas. "Natal a gente adora dar presente, mas essa moda tem se reduzido bastante nesse cenário de crise. Então, em vez de presentes caros, luxuoso, busque lembrancinhas porque, no fundo, as pessoas gostam se ser lembradas".

Regras

O Ministério do Trabalho recomenda que o trabalhador que não receber a primeira parcela até esta quinta-feira deve procurar as superintendências do trabalho, as gerências, além dos sindicatos de cada categoria. A empresa irregular pode ser autuada e receber multa em razão do descumprimento da lei. Pela regra, o 13° ou a gratificação natalina, deve ter a primeira parcela paga de 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro, enquanto a segunda, até o dia 20 de dezembro.

Tem direito ao 13° salário todo trabalhador com carteira assinada, domésticos, rurais, urbanos ou avulsos. A partir de 15 dias de serviço, o trabalhador já passa a ter direito a receber o 13º salário. Também recebem a gratificação os aposentados e pensionistas do INSS. Caso a data máxima de pagamento do 13º caia em um domingo ou feriado, o empregador deve antecipar o pagamento para o último dia útil anterior.

Em caso de demissão sem justa causa e a pedido, o trabalhador também tem direito a receber o 13° salário proporcional ao período trabalhado. Só não tem direito ao 13º o empregado dispensado por justa causa.

O pagamento da primeira parcela pode ocorrer também a pedido do trabalhador, por ocasião de férias. Nesse caso, ele deve fazer a solicitação por escrito ao empregador até o mês de janeiro do respectivo ano.
Agência Brasil

Pessoas que nunca tiveram dengue não devem tomar vacina da doença

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta quarta-feira (29) que o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante da vacina da dengue, apresentou informações que sugerem que pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue podem desenvolver formas mais graves da doença caso tomem a vacina. A vacina Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015 e não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações. 
A suspeita do laboratório, apresentada nesta semana, ainda não é conclusiva, mas, diante do problema, a recomendação da Anvisa é que a vacina não seja tomada por pessoas que nunca tiveram dengue. Apesar de esclarecer que a vacina por si só não é capaz de desencadear um quadro grave da doença nem induzir ao aparecimento espontâneo da dengue - para isso, é preciso ser picado por um mosquito infectado -, existe a possibilidade de que pessoas soronegativas desenvolvam um quadro mais agudo de dengue caso sejam infectadas após terem recebido o medicamento.

Elza Fiuza/Agência Brasil
Elza Fiuza/Agência Brasil


A bula da vacina será atualizada enquanto a Anvisa avalia os dados completos dos estudos, que ainda serão apresentados pelo fabricante. A vacina da Sanofi, chamada Dengvaxia, é a única aprovada no Brasil. O produto é indicado para imunização contra os quatro subtipos do vírus. Para as pessoas que já tiveram dengue, a Anvisa avalia que o benefício do uso da vacina permanece favorável.

Por meio de um comunicado, a Anvisa esclareceu que "este risco não havia sido identificado nos estudos apresentados para o registro da vacina na população para a qual a vacina foi aprovada". A agência informou que, antes do registro, os efeitos da imunização foram estudados em mais de 40 mil pessoas em todo o mundo, e que as pesquisas seguiram os padrões estabelecidos por guias internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Agência Brasil

Quase 100% das vagas criadas no setor privado são informais, diz IBGE

(foto: Agência Brasil)
LUCAS VETTORAZZO E JOANA CUNHA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Quase 100% das vagas geradas no setor privado neste ano foram informais, segundo análise do IBGE baseada nos dados extraídos da pesquisa Pnad Contínua, divulgada nesta quinta-feira (30) pelo instituto.
Os cálculos de Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, são aproximados e demonstram a tendência de informalidade verificada na geração de emprego recente no país. A Pnad Contínua mostra que aproximadamente 2,3 milhões de postos foram criados neste ano de 2017, desde o trimestre iniciado em fevereiro. Destas, Azeredo avalia que cerca de 1,7 milhão são postos voltados para a informalidade, ou seja, é possível afirmar que 76% das vagas geradas dentro do ano têm características informais. O restante foi serviço público (511 mil).
São vagas geradas no trabalho sem carteira (721 mil), empregadores (187 mil), trabalhadores domésticos (159 mil) e por conta própria (676 mil) -modalidades consideradas de menor qualidade em relação aos postos com carteira assinada, protegidos pela lei trabalhista. É o trabalhador que perdeu o emprego formal na construção e passou a atuar com pedreiro independente em pequenas obras, contratando ajudantes, o que o coloca na categoria de empregador.
Também pode ser aquele que passou revender comida feita em casa ou cosméticos, por exemplo, encaixando-se na modalidade do conta própria. Os empregos com carteira ficaram em 17 mil no período, um número considerado pequeno do ponto de vista estatístico. "É possível fazer essa aproximação porque, no momento em que o trabalho por conta própria está aumentando, parte expressiva das vagas de empregadores também têm grandes chances de serem informais", diz Azeredo.
A conta é aproximada. Dentro do grupo de trabalhadores por conta própria e empregadores pode haver uma minoria de pessoas que não estão em características informais. Tamanha informalidade se explica pela crise. "Tem uma crise econômica e um cenário político conturbado que, de certa forma, inibe o processo de empreender e, consequentemente, cresce a informalidade.
As pessoas estão entrando no mercado através de alimentação, comércio, uma construção de baixa qualidade", diz o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. "O que se vê é uma aumento através da informalidade. Há crescimento na construção, no serviço doméstico, ambulantes, serviços de beleza, salão de cabeleireiro, manicure", afirma Cimar Azeredo.
Segundo ele, esse processo não alterou o rendimento do trabalhador individualmente, mas trouxe um aumento da massa de rendimento no país, deixando a esperança de que a economia se movimente para a vinda de uma retomada de postos de trabalho formais no futuro próximo. "Essa entrada expressiva de pessoas no mercado de trabalho trouxe um aumento da massa de rendimento. E esse aumento é importante, ainda que venha através da informalidade, porque movimenta a economia", afirma.

Folhapress

Usuários de vários países relatam instabilidade no WhatsApp

Redação Bem Paraná

(foto: Divulgação)
Vários usuários do WhatsApp relataram instabilidade na tarde desta quinta-feira (30). Segundo o site DownDetector, o aplicativo apresentou falha de conexão para usuários de várias partes do mundo, como Estados Unidos, Europa e America Latina. A instabilidade teve início por volta das 16h, e até o momentro o WhatsApp não se manifestou sobre a falha.

FURTO QUALIFICADO EM ASSAÍ

Às 16h a equipe PM foi acionada para deslocar até o Conjunto Adamazildo Bom Tempo, onde a solicitante relatou que ao chegar em sua residência percebeu que 02 janelas encontravam-se danificadas e que havia sido furtados vários objetos: 01 TV LCD de 32 polegadas da marca Sony , 01 aparelho DVD de cor preta da marca Panasonic ,01 batedeira da marca Arno de cor branca,01 liquidificador da cor preto da marca Britania 01 chapinha da marca Taife e 01 perfume Florata. Foram realizadas diligências, porém até o momento sem êxito de encontrar qualquer suspeito ou mesmo os objetos levados.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

CULPOSO SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA - INCÊNDIO CULPOSO

Devido a varias ligações recebidas, dando conta que no pátio de uma oficina mecânica, próximo a este Destacamento Policial, estaria acontecendo um possível incêndio a veiculo que estava no pátio. A equipe PM, por volta das 02h50min deslocou até o local rapidamente onde se constatou que o veículo em chamas tratava-se de um caminhão da marca Mercedes Bens. Foram acionados todos os órgãos competentes e com a ajuda de populares o fogo foi contido evitando-se assim de se alastrar para as casas vizinhas. Em conversa com populares, esses informaram que o fogo foi totalmente intencional haja vista indivíduos terem chegado ao local portando um galão de gasolina. Destaca-se ainda que o proprietário da oficina é irmão de um PM que vinha recebendo ameaças de ter sua própria residência incendiada.

CORNÉLIO PROCÓPIO: - TRÁFICO DE DROGAS

A equipe PM após ser informada de que um indivíduo havia acabado de adentrar a mata do Figueira, deslocou até o local, onde após varredura e buscas visualizou o momento em que o indivíduo mencionado em denúncia depositou em meio a mata um invólucro que encontrado acondicionava 856 gramas de substância análoga à maconha e uma balança de precisão. Ele conseguiu empreender fuga, porém foi possível identificá-lo como sendo um jovem de 19 anos .

CORNÉLIO PROCÓPIO - ANIMAL ENCONTRADO RECUPERADO

Às 09h40min a PM foi solicitada por um senhor de 68 anos, o qual relatou que se encontrava na Avenida XV de Novembro com o responsável pelo furto de seu cavalo no dia anterior. No local o homem foi encontrado juntamente com o adolescente de 15 anos que confessou ter furtado o animal no Distrito do Congonhas juntamente com outro adolescente. O animal foi localizado, e as características confrontadas com aquelas registradas no Boletim de Ocorrência por furto. Os menores foram apreendidos e encaminhados para a 11ª SDP.

BARRA DO JACARÉ - PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA

Às 20h39min a equipe PM foi acionada via celular por uma denunciante, a qual relatou que na Praça da Igreja Matriz um homem encontrava-se embriagado portando uma faca, de forma exibicionista e até mesmo amedrontando que lá se encontrava. No local o homem foi localizado e possuía dois cortes nas mãos, tendo sido ele mesmo o responsável pelas lesões. Diante do fato recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao hospital a fim de receber atendimento hospitalar, por fim foi liberado.

BANDEIRANTES - FURTO QUALIFICADO

Às 17h30min após solicitação via 190 a equipe PM deslocou até a Vila Maria, onde segundo os vizinhos um furto acabava de ocorrer. Diante das características das vestimentas utilizadas pelos autores do furto, em diligências foi possível localizá-los carregando alguns objetos dentro de uma caixa. Os três criminosos foram identificados, ainda porque já possuem envolvimento em outros crimes. Um deles, inclusive, portava uma garrucha no momento da abordagem. Realizado contato com o dono da casa, constatou-se que fora estourado o cofre com o uso de uma marreta e que os objetos encontrados com os três homens eram de fato de sua propriedade. Os abordados foram conduzidos à Delegacia

ANDIRÁ - TRÁFICO DE DROGAS


Após reiteradas denúncias de que em uma residência localizada na Rua Professora Margarida Siqueira Dias estaria ocorrendo o tráfico de drogas. Às 14h45min do dia de hoje a equipe PM deslocou até o local onde efetuou a abordagem a três indivíduos, sendo dois homens e uma mulher. No total foram apreendidos 6,7 gramas de substância análoga à maconha, 08 pinos vazios que comumente são utilizados para acondicionar cocaína e 108 reais em notas diversas. Com a mulher nada de ilícito foi localizado, porém os dois homens foram encaminhados para a Delegacia.

Número de empresas abertas no PR cresce 10% em 2017

Dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) revelam que o número de empresas abertas no Paraná de janeiro a outubro de 2017 cresceu 9,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em dez meses, 37.217 novas empresas passaram a funcionar no Estado superando as 33.863 do período anterior. Curitiba lidera o ranking de cidades com o maior número de empresas abertas com 5.350, seguida por Londrina (2.077) e Maringá (2.076). Os números não contemplam os Microempreendedores Individuais (MEI).

De acordo com a Jucepar, os procedimentos para abertura, alteração e fechamento de empresas ficou mais simples no Estado desde a implantação do sistema Empresa Fácil Paraná, que integra os sistemas de diferentes órgãos licenciadores e reguladores dos registros empresariais.

Divulgação/AEN
Divulgação/AEN


Desde o começo de novembro também funciona o serviço da Junta Digital, que permite que os contratos societários (para dar entrada nos processos de registro) sejam protocolados pelo sistema Empresa Fácil Paraná não sendo mais necessário a impressão e reconhecimento de firma de todos os sócios e a entrega presencial nos escritórios da Junta Comercial. O contrato precisa apenas da assinatura eletrônica dos sócios, que possui validade jurídica e garante a segurança dos procedimentos.

O Empresa Fácil Paraná pode ser acessado aqui. Todas as etapas são detalhadas, inclusive a opção de fazer o procedimento através da Junta Digital.
AEN-PR

Copel alerta sobre riscos com eletricidade na decoração de Natal




As festas de fim de ano exigem cuidado com a ligação elétrica de elementos de decoração. Ao instalar ou manusear os enfeites, é preciso estar atento para evitar choque elétrico e curtos-circuitos.

Um dos principais cuidados ocorre já no momento da compra dos enfeites, que devem possuir certificação do Inmetro. Verifique a procedência e a qualidade dos equipamentos que utilizam energia elétrica, principalmente os cordões de luzes

"É também importante garantir que os enfeites que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, o que evita a sobrecarga", alerta o gerente de segurança, João Alberto Kucek Junior, da Segurança do Trabalho da Copel.
AEN
AEN


Instalação

Outro ponto importante é que durante a instalação ou montagem dos enfeites seja mantida uma distância da rede elétrica, evitando o choque elétrico por contato com a rede energizada, e também a ocorrência de quedas.

Somente após a conclusão da montagem da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas

Todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos. Se for preciso trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar os enfeites de lugar, a tomada sempre deve ser desligada antes.

Incêndios são as consequências mais frequentes e catastróficas das sobrecargas, que geralmente têm a sua origem no curto circuito ou no superaquecimento dos circuitos elétricos. Neste caso é importante evitar ligar vários equipamentos em uma mesma tomada, pois pode haver sobrecarga.

"Evite, também, que as crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas", lembra o gerente de segurança da Copel.
AEN

André Vargas, tudo continua igual

fabio campana

 Acusado de receber vantagens indevidas para influenciar em escolhas de agências de publicidade para prestar serviços à Caixa Econômica e ao Ministério da Saúde, André Vargas foi condenado a treze anos e dez meses de prisão em 2015.
O advogado entrou com recurso questionando o cálculo da pena e o condicionamento da progressão do regime ao pagamento da reparação financeira do dano.
A 4ª Seção do TRF4 negou e tudo continua como antes.

Alckmin e o pedido de FHC




O governador paulista Geraldo Alckmin afirmou nesta terça-feira, 28, que a decisão de assumir a presidência do PSDB foi tomada após um pedido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Alckmin disse que FHC defendeu seu nome como a “melhor opção” para uma unidade partidária, reiterou que a presidência do partido só será decidida na convenção nacional no dia 9 de dezembro e que aceitará comandar a sigla “para promover a união e fortalecer o PSDB para ser um forte instrumento de mudança do Brasil”. As informações são de Rene Moreira no Estadão.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Asteroide de 5 km passará 'raspando' na Terra em 16 de dezembro



No dia 16 de dezembro, um asteroide de cerca de 5 quilômetros de diâmetro chegará a 10 milhões de quilômetros da Terra - uma distância que, em termos astronômicos, equivale a "passar raspando".

O asteroide, conhecido como 3200 Phaethon, dá uma volta em torno do Sol a cada 1,4 ano, mas, desde que foi descoberto em 1983, ele nunca chegou tão próximo da Terra. Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês), porém, o asteroide não tem a menor chance de atingir o planeta.

Por seu tamanho e por sua órbita, o 3200 Phaethon é classificado pelos astrônomos como "potencialmente perigoso". Segundo a Nasa, a gravidade de Júpiter fez com que o 3200 Phaethon se aproximasse mais da Terra nos últimos séculos, mas ainda levará alguns milhares de anos até que ele represente algum risco real de colisão. Especula-se que o choque de asteroide com o dobro desse tamanho tenha levado os dinossauros à extinção, ha cerca de 65 milhões de anos.

De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Cneos, na sigla em inglês), da Nasa, entre esta terça-feira, 28, e o último dia de 2017, um total de 45 objetos passarão a menos de 15 milhões de quilômetros da Terra. Mas a maior parte deles tem diâmetros estimados de 10 a 300 metros.

Com cerca de 5 quilômetros de diâmetro, o 3200 Phaethon é o terceiro maior asteroide classificado como "potencialmente perigoso". Os outros são o 53319 1999 JM8, com cerca de 7 quilômetros, e o 4183 Cuno, com 5,6 quilômetros.

Embora seja inofensiva, a passagem do 3200 Phaethon a 10 milhões de quilômetros - uma distância apenas 27 vezes maior do que a existente entre a Terra e a Lua - chama a atenção dos cientistas, porque desta vez talvez seja possível estudá-lo com mais precisão e desvendar um persistente mistério astronômico.

O 3200 Phaethon é uma anomalia espacial, e a Nasa ainda não tem certeza de como classificá-lo. Embora seja tecnicamente listado como um asteroide, o 3200 Phaethon é o único asteroide já observado que é capaz de produzir uma chuva de meteoros. A passagem do asteroide nas vizinhanças da Terra coincide com a chuva de meteoros conhecida como Gemínidas.

Uma chuva de meteoros ocorre quando, ao orbitar em torno do Sol, a Terra atravessa uma região onde há concentração de poeira e partículas. Ao entrar na atmosfera, as partículas se incendeiam, formando rastros luminosos no céu - as chamadas "estrelas cadentes".

Em geral, as partículas que formam as chuvas de meteoros são detritos congelados espalhados por um cometa, quando ele se aproxima do Sol e forma uma cauda vaporosa. Mas as Gemínidas não têm nenhum cometa associado a elas e, sim, um asteroide - o 3200 Phaethon.

Reprodução
Reprodução


Além de dar origem às Gemínidas, o asteroide também chama a atenção por sua órbita excêntrica, mais semelhante às órbitas dos cometas que às dos asteroides. Os cientistas levantaram diversas hipóteses para explicar essas características incomuns, mas só poderão chegar a alguma conclusão se olharem o asteroide "de perto". Esta será a melhor oportunidade até o fim do século.

Segundo a Nasa, no dia 16 de dezembro, o 3200 Phaethon estará na mira dos radares dos observatórios de Goldstone e Arecibo, operados pela agência espacial.

"Essa será a melhor oportunidade até hoje para realizar observações por radar desse asteroide e esperamos conseguir imagens detalhadas, com resoluções de 75 metros por pixel, no radar Goldstone e de 15 metros por pixel em Arecibo. As imagens serão excelentes para a obtenção de um modelo 3D detalhado do asteroide", divulgou a Nasa.

Em 1983, o 3200 Phaethon foi o primeiro asteroide descoberto por um satélite - o Iras, da Nasa - e, em sua passagem de 2007, foi detectado pelo radar de Arecibo.

Por causa de problemas nos equipamentos, porém, os dados de 2007 foram suficientes apenas para determinar suas dimensões e formato aproximado, mas não para compreender sua origem. Uma das hipóteses, segundo a Nasa, é de que o 3200 Phaethon já tenha sido um cometa, que hoje tem seu núcleo inativo. Para comprová-la, seria preciso observar atividade em sua superfície.

"A aparição de 2017 será a mais próxima desde a descoberta do asteroide, portanto poderá ser possível que observatórios ópticos detectem atividade. Caso o 3200 Phaethon apresente atividade inesperadamente forte, há uma pequena chance de que as observações por radar revelem ecos de uma nuvem de pequenas partículas semelhante às que são vistas em cometas", divulgou a Nasa.

Ainda segundo a Nasa, em meados de dezembro, o 3200 Phaethon poderá ser visto até mesmo com pequenos telescópios, por observadores experientes, em locais com céu muito escuro.

O encontro de do 3200 Phaethon com a Terra em 2017 será o mais próximo desde 1974 - quando ainda não se sabia de sua existência. Tal proximidade só será repetida em 2093.
Agência Estado

PEDÁGIO - Novas tarifas de pedágio do Anel de Integração do Estado


         A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) homologou nesta terça-feira (28 de novembro) o cálculo do reajuste das tarifas de pedágio do Anel de Integração do Estado, que serão praticadas a partir de 1º de dezembro. A variação anual dos índices de reajuste foi de 2,75% a 3,89%, de acordo com cada contrato.  A partir desta homologação, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) irá encaminhar a documentação com as tarifas reajustadas para publicação no Diário Oficial.   Além do reajuste anual contratual, os novos valores incluem a aplicação de revisões tarifárias em determinados contratos para fins de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro.  Para visualizar melhor a tabela de preços Clique AQUI
 
blog do berimbal

Conta de luz ficará mais barata em dezembro




Valor deve diminuir para R$ 3  por 100 quilowatts-hora



















A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, divulgou nessa segunda (27) que a conta de luz vai ficar mais barata em dezembro. Segundo a autarquia ligada ao Ministério de Minas e Energia, a bandeira tarifária ainda será vermelha, mas de nível um. Na prática, isso significa que os brasileiros pagarão três reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos. O preço é menor do que os cinco reais estabelecidos desde outubro, quando a bandeira vermelha de nível dois foi adotada.


A redução ocorreu, segundo a Aneel, por conta da melhora nos reservatórios das usinas hidrelétricas, no comparativo com os últimos dois meses. Apesar da melhora, a agência reforça que o consumo de energia deve ser feito de maneira consciente, sem desperdício. O sistema de bandeira começou a ser adotado em 2015, e tem como objetivo informar os consumidores da situação dos reservatórios que geram a energia elétrica.

Reportagem, Raphael Costa
Agencia do radio

O TEMPO E A TEMPERATURA: Saiba como vai ficar o clima na região Sul do país nesta quarta-feira



Nesta quarta-feira, o céu vai ficar parcialmente nublado a claro no Paraná e em Santa Catarina. Nas demais áreas, o céu ficará parcialmente nublado.
A temperatura na região Sul do país vai variar de 8ºC a 35ºC.
A umidade relativa do ar pode variar de 30 a 95%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Cintia Moreira, o tempo e a temperatura.

agencia do radio 

SANTA CECÍLIA DO PAVÃO - ESTELIONATO

Às 13h compareceu ao Destacamento PM uma senhora informando que possui um filho com referido senhor, o qual já é falecido e que o filho recebe parte da pensão por morte. Mas que a outra parte fica para a viúva do pai do menino que por ter acesso a conta realizou um empréstimo para ser debitado em conta, prejudicando assim a pensão de seu filho. A noticiante foi devidamente orientada quanto a procurar a Delegacia de Polícia.

CORNÉLIO PROCÓPIO - FURTO QUALIFICADO

Nessa data por volta das 08h15min a equipe policial de plantão foi acionada para prestar atendimento a uma ocorrência de furto a um edifício localizado na Avenida Minas Gerais. Feito contato com o síndico, esse apresentou as gravações da câmera de segurança mediante as quais é possível ver que uma moradora do prédio recebe em sua residência dois indivíduos. Ouvidos tanto o síndico quanto a moradora supracitada foi levantado o furto de um cofre e a televisão pela qual é feito o monitoramento das câmeras. Salienta-se que havia mais um homem no interior do apartamento no momento do furto, somando-se 03, porém até o momento apenas dois deles foram identificados.

ASSAÍ - DESACATO

Às 21h20min a equipe PM em patrulhamento pelas adjacências de um local, sobre o qual pairam diversas denúncias de Tráfico de Drogas, avistou um indivíduo que ao notar a presença policial passou a agir de forma estranha. No momento da abordagem, um dos policiais observou que dentro de uma das residências havia mais um homem na penumbra e diante de tal fato utilizou a lanterna a fim de identificá-lo. Porém, tal pessoa sentiu-se ofendida e passou a proferir palavras e expressões de baixo calão contra a equipe, da mesma forma que sua esposa que também se encontrava dentro da casa. Após as referidas ofensas foi dado voz de prisão aos dois, vindo o homem a fugir pelos fundos da residência, inclusive com um objeto que não foi possível visualizar. A mulher foi encaminhada por Desacato.

ANDIRÁ - VIOLAÇÃO DE LUGAR OU OBJETO

Às 15h12min o solicitante relatou que várias crianças teriam invadido o Country Club e nesse local além de usar as dependências para jogar bola também teriam feito uso da piscina. A equipe PM ao chegar no local avistou o momento em que as crianças saíram correndo, porém não foi possível abordar nenhuma delas.

ANDIRÁ - TRÁFICO DE DROGAS

Após receber denúncia de que certa pessoa do sexo masculino iria realizar a entrega de entorpecente utilizando um moto taxi. Nessa data, por volta das 09h40min a equipe PM intensificou o patrulhamento obtendo êxito em localizar o referido homem na garupa de uma moto no cruzamento entre as Ruas Tibagi e Goias. Efetuada a busca pessoal foram encontradas 24 gramas de substância análoga à maconha no bolso da calça do abordado. Embora o condutor da moto tenha afirmado desconhecimento sobre a droga também foi encaminhada à Delegacia para maiores esclarecimentos.