sábado, 31 de dezembro de 2016

Renegociação de dívidas dos Estados completa 20 anos em 2017

Entenda como os estados se endividaram com o governo federal

A lei que trata da renegociação das dívidas dos estados foi publicada na edição de quinta-feira (29) do Diário Oficial da União. Ela estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal das unidades federativas. No total, os estados devem R$ 470 bilhões ao Tesouro Nacional. A negociação das dívidas vem desde 1997.
Na quinta, o presidente Michel Temer vetou parte do projeto aprovado pelo Congresso Nacional. Foi retirado do texto o trecho que trata do Regime de Recuperação Fiscal, mecanismo criado para socorrer estados em situação financeira mais grave, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Segundo Temer, a partir de agora serão feitas negociações com cada estado para identificar quais contrapartidas cada um poderá oferecer. Na publicação da lei, o governo manteve o restante do texto aprovado no Congresso, como o trecho que amplia em 20 anos o prazo para o pagamento da dívida dos estados com a União.
Mas como os estados chegaram a essa situação financeira? As dívidas dos estados e dos municípios começaram a se cristalizar na década de 70. Nesse período, durante a ditadura militar, a gestão tributária era centralizada na União, o que comprometia a capacidade de gerar receita dos governos estaduais.
Nesse sentido, de acordo com o Senado Federal, os empréstimos externos se destacavam como principal fonte de financiamento dos estados. No entanto, naquele momento não havia normas de transparência e responsabilidade fiscal como as que vigoram atualmente. Além disso, por causa do federalismo fiscal, que garante autonomia aos entes, os estados e municípios podem contrair dívidas com instituições financeiras nacionais e internacionais, públicas ou privadas.
Na década de 80, as principais fontes de financiamento dos estados passaram a ser a Caixa Econômica Federal e as chamadas Obrigações do Tesouro Nacional. Além dessas obrigações, os estados também eram autorizados a emitir títulos dos Tesouros estaduais. Nessa época, os estados também tinham bancos públicos próprios e podiam se financiar emitindo títulos. Os estados eram, ainda, incentivados a recorrer a credores internacionais.
De acordo com informações do governo federal, nos anos 1990, a União assumiu as dívidas dos estados junto ao mercado financeiro porque a situação fiscal dos estados era complicada. Com o plano Real, em 1994, veio o controle da inflação, o que levou as despesas a serem maiores do que as receitas dos estados.
Em 1997, a União chegou a um acordo com os estados e assumiu suas dívidas junto ao mercado. Os governos estaduais passaram a dever ao Tesouro Nacional e melhoraram os prazos e taxas desse endividamento. Nesse acordo, ficou estabelecido que os estados pagariam sua dívida em um prazo de 30 anos. O valor seria reajustado todos os anos de acordo com uma taxa pré-fixada (6% a 9%), somada ao Índice Geral de Preços (IGP-DI), medido pela Fundação Getúlio Vargas.
Al ?m disso, os bancos estaduais foram privatizados e os estados ficaram proibidos de emitir títulos de dívida. No ano 2000, também foi criada a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que aumenta o rigor em relação à gestão do dinheiro público. Por exemplo, caso os pagamentos das parcelas não sejam feitos, o estado inadimplente pode sofrer algumas penalidades, como ter retidos repasses e contribuições federais.
O novo acordo, que alongou prazos e deu outros benefícios, saiu depois que teve início um debate sobre a forma de corrigir os contratos, se por juros simples ou compostos. Toda a economia é regida pelo forma de juros compostos, com uma parte fixa e uma variável.
Depois esses contratos passaram a ser corrigidos pela Selic acumulada e o governo sempre cobrou essa correção sob a forma de juros compostos.
Judicializa ?ão dos pagamentos
Os estados e municípios entraram com uma ação na Justiça, em que pediam a troca dos juros compostos por simples, para determinar os valores devidos à União. Os governadores pediam que os contratos fossem balizados por juros simples e não compostos, como é para toda a economia do País. Enquanto o governo era contrário porque a mudança poderia trazer repercussões negativas para toda a economia, além de um impacto fiscal que traria desequilíbrios expressivos para as contas públicas. Alguns estados chegaram a conseguir liminares no Supremo Tribunal Federal (STF) que davam o direito de pagar apenas juros simples.
Depois de debate, o STF determinou que as partes chegassem a um acordo sem ter de judicializar a questão. Com isso, em agosto, os prazos e condições foram redefinidos.
O governo federal, então, passou a negociar uma medida de emergência, que pudesse aliviar a situação no curto prazo. O governo Dilma Rousseff ofereceu aumentar o prazo de pagamento por mais 20 anos e mudar o indexador. Em junho de 2016, já sob o governo do presidente Michel Temer, os estados fecharam um acordo com o governo federal e ficaram sem pagar a dívida por seis meses, além de ter descontos quando retomarem os pagamentos das parcelas, até julho de 2018. Em contrapartida, os estados foram incluídos na proposta de emenda à Constituição (PEC) que impôs um teto para os gastos públicos dos próximos 20 anos.
Com o acordo, os estados tiveram 100% de desconto nas parcelas de julho até dezembro. A partir de janeiro, o desconto cai dez pontos percentuais a cada dois meses, até ser zerado em julho de 2018, quando os estados voltarão a pagar o valor integral das prestações.

ta no site

Motociclista assalta praça de pedágio em Jacarezinho


Um homem em uma motocicleta de cor azul assaltou a praça de pedágio de Marques dos Reis, em Jacarezinho, na madrugada deste sábado (31).

O roubo foi registrado por volta das 2h30, e segundo informações o assaltante fugiu sentido a Ourinhos levando aproximadamente R$ 400.

A PM fez buscas, mas nenhum suspeito foi preso.
 
ta no site

Polícia monta esquema de segurança para o Réveillon em todo o litoral


Foto: PM.
 
A Polícia Militar do Paraná montou um esquema de segurança com diferentes modalidades de policiamento e também bloqueios em locais específicos do Litoral do Estado. Em todas as regiões com concentração de pessoas terá reforço no policiamento. Além do policiamento regular haverá o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além do Serviço Velado.
“Até o momento a operação Verão Paraná está bem tranquila e apesar da crise estamos tendo um grande público. As pessoas estão de forma ordeira e acatando as solicitações dos órgãos competentes. Pedimos a todos que tenham paciência, pois devido a grande movimentação no litoral teremos congestionamento e filas”, afirma o Subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) e Coordenador Operacional do Verão Paraná, major Cesar Kamakawa.
A PM estará atenta também nas proximidades da orla e ruas mais distantes para evitar furtos a residências. “Em pontos específicos onde haverá a queima de fogos e trios elétricos teremos um número maior de policiais militares, mas o policiamento ostensivo também estará focado nas moradias para evitar crimes”, explica o major Kamakawa.
Rodovias
Nas estradas estaduais as equipes policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) farão testes de etilômetro (bafômetro), bloqueios em locais pré-definidos, atividades rotineiras de verificação de documentação e de infrações de trânsito rodoviário, além de utilizarem radares para o controle de velocidade e outras ações preventivas.
As equipes do BPRv acompanharão o fluxo de veículos e reforçarão a fiscalização em diversos trechos para inibir, principalmente a embriaguez ao volante, além de outras atitudes perigosas como a ultrapassagem em local proibido, o excesso de velocidade e outros delitos que podem ocasionar acidentes fatais.
Mão única – No domingo (1º/01), as duas vias de acesso ao ferryboat, em Guaratuba, terão mão única. Na subida do Corpo de Bombeiros, na Rua Antônio Rocha, o sentido único será em direção ao ferryboat, com duas via para subida, sendo mantida a via de acesso exclusivo a Caieiras.
Quem desembarca do ferryboat, em Guaratuba, terá de pegar a via que chega até a rua Capitão João Pedro, na área central. Por esta rua só sobem táxis com passageiros para desembarcar na balsa e veículos oficiais. A operação acontecerá das 7h às 19h de domingo. A mudança foi definida pela Prefeitura de Guaratuba em conjunto com a Polícia Militar, por meio do BPRv, para reduzir os congestionamentos nos momentos de maior pico.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná está atuando nos balneários do Litoral do estado com 89 postos guarda-vidas nos locais de banho e de maior concentração de veranistas, dando orientações sobre os cuidados no mar para evitar afogamentos e outras situações de perigo à vida. Somente na região litorânea são 661 profissionais para as mais diversas atividades de prevenção e perigo (644 bombeiros militares e 17 guardas-vidas civis).
Para poder atender melhor a comunidade foi lançando um aplicativo para celular por meio do qual as pessoas poderão ter acesso à informações em tempo real sobre abertura e fechamento de postos de guarda vidas, alertas em relação à águas-vivas, mau tempo, incidência de raios, descargas atmosféricas, etc.
Em suas atividades o Corpo de Bombeiros contará com embarcações, motos aquáticas, quadriciclos, caminhonetes e outras viaturas, além do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) que ajuda na agilidade do salvamento e transporte das vítimas.
Pulsieras
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros disponibilizam pulseirinhas de identificação em toda a área litorânea do Paraná. A atividade, além de ser preventiva, também visa a aproximação da comunidade com os militares estaduais. Os pais ou responsáveis poderão retirar a pulseira nas viaturas e nos módulos móveis da PM na orla, além dos postos do Corpo de Bombeiros.
Bloqueios e policiamento para o Reveillon
Pontal do Paraná – Em Pontal do Paraná haverá queima de fogos nos Balneários de Pontal do Sul, Shangri-lá, Ipanema, Santa Terezinha e Praia de Leste. A Polícia Militar fará o policiamento motorizado e a pé na orla marítima dos balneários, bem como a fiscalização no ponto de embarque para a Ilha do Mel, em Pontal do Sul, com o apoio da Companhia de Operações com Cães (COC), subunidade do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
Matinhos – No município de Matinhos, a 00h de domingo (01/01), terá queima de fogos na Praia Brava próximo à Rua Alvorada, na Praia Brava próximo a Rua Londrina e próximo ao Pico da Praia central. Entre às 21 horas de sábado (31/12) e às 2 horas de domingo (01/01) terá trio elétrico e apresentação de bandas na Avenida Atlântica, esquina com a Rua Alvorada, e na Avenida Atlântica no Balneário Praia Grande.
Além de ter equipes a pé na orla marítima, PM fará o policiamento ostensivo com o apoio da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) em toda a Avenida Atlântica que estará com o trânsito bloqueado das 18h às 2h. No Balneário de Irajá terá um bloqueio parcial apenas no local onde haverá trio elétrico.
Guaratuba – Já em Guaratuba, a partir das 21 horas do dia 31/12 haverá trio elétrico com apresentação de bandas na Praia Central de Guaratuba e às 00 horas queima de fogos no Morro do Cristo. A Polícia Militar contará, além de policiais a pé na orla marítima, com equipes da ROTAM e da Companhia Tático de Trânsito (COTAMOTRAN) do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), além do caminhão com a Plataforma de Observação Elevada (POE) que por meio de câmeras de órgãos públicos instaladas em locais estratégicos consegue acompanhar a movimentação em tempo real.
Paranaguá – Em Paranaguá o policiamento será feito pela ROTAM e RPA (Radiopatrulha), além das equipes a pé. Nos municípios de Morretes e Guaraqueçaba haverá o policiamento ostensivo e preventivo. Já em Antonina os policiais atuarão com equipes motorizadas, bem como com o módulo móvel, intensificando as atividades na Ponta da Pita, onde haverá uma queima de fogos.

tribuna pr

Jovem tenta assaltar pintor que havia recebido pagamento e acaba detido por testemunhas

Por Felipe Ribeiro e Daniela Sevieri / banda b
Foto: Colaboração

Um jovem de 19 anos foi detido na tarde desta sexta-feira (30) suspeito de tentar assaltar um pintor que havia acabado de receber o pagamento de um serviço realizado em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Militar, a vítima da tentativa de assalto havia recebido aproximadamente R$ 6 mil em dinheiro do serviço e o assaltante sabia que ele estava com um alto valor.
De acordo com o tenente Pedro, a situação aconteceu dentro de um estabelecimento comercial do bairro Costeira. “Algumas testemunhas que presenciaram o assalto aproveitaram um momento de distração e conseguiram desarmar o suspeito. Eles então detiveram o assaltante até a chegada da PM”, explicou.
A arma encontrada com ele era uma calibre 38 com munições intactas. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Araucária.

Página pessoal de Michel Temer na internet é invadida por hackers


Reprodução

A página pessoal do presidente Michel Temer na internet foi invadida por hackers e ficou parte da manhã deste sábado (31) com uma mensagem de um grupo que se denomina “Anarchy Ghost”. O site que fala das atividades de Temer e da história do peemedebista foi trocada por um fundo preto com a frase “Exploited By Anarchy Ghost”.
“Batemos de frente, e querendo ou não tem que respeitar!”, cita mensagem do grupo. No início da tarde deste sábado (31), o teor da página já havia sido retomado com o conteúdo produzido pela equipe de Temer.
O grupo de hackers que diz ter atacado a página de Temer afirma já ter feito outros ataques, como na página do Partido dos Trabalhadores(PT), Instituto Lula e PSDB de Minas Gerais. Procurada, a assessoria de imprensa da Presidência da República não se manifestou.

Adolescente de 14 anos morre afogado em balneário de Pontal; ele é terceira vítima da temporada


Por Felipe Ribeiro / banda b
Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

Um adolescente de 14 anos morreu afogado na manhã deste sábado (31) no Balneário Atami Sul, em Pontal do Paraná, no Litoral. De acordo com a tenente Virginia Turra, do Corpo de Bombeiros, o jovem ficou submerso por mais de uma hora e é a terceira vítima de afogamento na temporada de verão.
De acordo com os bombeiros, o menino foi encontrado após buscas realizadas por guarda-vidas, com apoio de embarcações e do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas. Não há informações até o momento se ele estava com amigos ou familiares na praia.
“A orientação para os veranistas é sempre a de que fiquem próximos aos postos de guarda-vidas e entre as bandeiras vermelha e amarela listradas, que delimitam o alcance ideal para a ação de resgate. É um local de melhor observação e que possibilita manter as pessoas em segurança. Já no caso de crianças e adolescentes, é importante que os pais acompanhem e observem o tempo todo”, disse Turra.
O corpo do adolescente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá.
Mortes
A primeira morte por afogamento deste verão nas praias aconteceu no último domingo (25), dia de Natal, em Guaratuba. A vítima foi um homem de 50 anos que chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A segunda vítima morreu em Antonina. Um jovem de 18 anos tentava alcançar uma canoa na Ponta da Pita quando desapareceu e acabou encontrado morto no dia seguinte.

Litoral do Paraná tem apenas um ponto impróprio para banho

  AEN
 
Boletim do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgado nesta sexta-feira informa que apenas um ponto do Litoral paranaense - a Ponta da Pita, em Antonina - está impróprio para banho, repetindo resultado do boletim anterior. São monitorados semanalmente 49 pontos de toda a orla, dois a mais que na temporada anterior. Os dois novos locais estão localizados em Guaratuba e na praia de Shangri-la, em Pontal do Paraná.
No total, são 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina. Foi também alterado o local de monitoramento de três pontos em Guaratuba - dois na Praia Central e um em Caieiras.
O monitoramento feito na Costa Norte e Oeste do Estado mostra que todos os pontos monitorados, como na semana anterior, estão próprios para banho. A qualidade da água é avaliada em 17 pontos de praias artificiais e represas das costas Norte e Oeste do Estado.
A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.
SINALIZAÇÃO – Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar com relação a balneabilidade seguindo a orientação das bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios para indicar se os locais estão próprios ou impróprios para banho. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros a direita e a esquerda de cada bandeira.
A cor vermelha indica que a água não é recomendada, enquanto que a azul demonstra que a região está própria para banho.
DIVULGAÇÃO - Os boletins são divulgados semanalmente, sempre às sextas-feiras, com dados do monitoramento dos pontos do Litoral e do Interior do Estado. Os boletins ficarão disponíveis no site do IAP (www.iap.pr.gov.br ) e do Verão Paraná www.verao.pr.gov.br
MONITORAMENTO – O monitoramento realizado pelo IAP durante toda a temporada possibilita verificar a contaminação da água por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O estudo avalia a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, não indicada para consumo.
As amostras de água são coletadas do mar e dos rios nos dias e locais que registram maior fluxo de banhistas, onde há maior possibilidade de contaminação. Além disso, são coletadas amostras de pontos onde há maior probabilidade de contaminação, como saídas de galeria de águas pluviais e foz de rios no mar.
Nesse verão, os boletins de balneabilidade também trazem maior destaque para informações das condições de dez locais considerados permanentemente impróprios para banho, pontos onde rios, canais e galerias pluviais que desembocam no mar. Esses locais são acompanhados durante todo o ano, também na temporada, mas não entram na verificação semanal porque já se sabe que a água não corresponde aos padrões estabelecidos. Em anos anteriores essas informações eram divulgadas no rodapé dos boletins. Agora estão destacadas em letras maiúsculas nos boletins semanais.
“São pontos que se apresentam permanentemente como impróprios para banho pois, devido a análises que fazemos de maneira esporádica durante todo o ano, sempre apresentam concentração de coliformes fecais acima do limite legal. Nesses pontos o banho não é indicado em nenhuma época do ano”, explica a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição, Ivonete Chaves.

Apostas para a Mega-Sena da Virada podem ser feitas até as 14h deste sábado

As apostas para a Mega-Sena da Virada podem ser feitas até as 14h (horário de Brasília) deste sábado (31) em qualquer casa lotérica do País. O prêmio está acumulado em R$ 225 milhões e pode aumentar até a hora do sorteio, previsto para as 21h.

O valor do jogo varia de acordo com a quantidade de números escolhidos. A aposta mínima, para quem joga seis números, custa R$ 3,5. O valor aumenta para cada número escolhido. Para jogar 15 números, o máximo possível, o valor da aposta é R$ 17.517,50. No caso do Bolão Caixa, que é a aposta feita em grupo, o valor mínimo é de R$10 nas casas lotéricas.

O prêmio faz parte dos sonhos de milhões de brasileiros, mas a probabilidade de acerto na Mega- Sena é muito pequena. Para quem joga seis dezenas, a chance de ser sorteado é de uma em 50.063.860. Já para quem aposta 15 números, a chance sobe para 1 em 10 mil.

Desde 2009, quando ocorreu o primeiro concurso da Mega Sena da Virada, 28 brasileiros acertaram as seis dezenas. No primeiro ano, o prêmio de R$ 144,9 milhões foi dividido entre dois vencedores. Em 2015, houve o maior número de vencedores na faixa principal: seis apostadores (três deles do Espírito Santo) dividiram o valor de RS 247 milhões. Até hoje não houve vencedor solitário na primeira faixa de premiação.

Para os que tiram a sorte grande, o prêmio pode ser a garantia de uma vida financeira tranquila. Segundo a Caixa Econômica Federal, os gerentes do banco especializados em atender novos milionários garantem que, fazendo bons investimentos, é possível viver da renda do prêmio, transformando a sorte em segurança financeira. A orientação é que os clientes definam bem seus objetivos antes de gastar, para decidirem, por exemplo, se precisam de mais liquidez ou não, lembrando que quanto menos se tira do montante, maior é o rendimento.

Premiação

A premiação da Mega da Virada é distribuída por três faixas, para quem acerta seis, cinco e quatro números. Se ninguém acertar as seis dezenas, o prêmio é dividido com os que acertaram cinco números. Não havendo acertadores de cinco, o prêmio é rateado entre os que acertaram quatro números.

Maiana Diniz - Agência Brasil

Conta de luz continuará a ter bandeira tarifária verde em janeiro


As contas de luz continuarão sem cobrança adicional em janeiro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira, 30, que as faturas de energia terão a bandeira verde no próximo mês, assim como já ocorreu em dezembro. Conforme relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), a condição hidrológica está mais favorável, o que determinou o acionamento de térmica com Custo Variável Unitário (CVU) abaixo de R$ 211,28 por megawatt-hora (R$/Mwh). Quando o preço ultrapassa esse valor, é acionada a bandeira amarela. Entre abril e outubro de 2016, vigorou a bandeira verde. Em novembro, a piora nas condições hidrológicas, principalmente em razão da seca no Nordeste, levou ao acionamento da bandeira amarela, que acrescenta R$ 1,50 a mais nas contas para cada 100 kWh consumidos. Em dezembro, foi retomada a bandeira verde. Em março deste ano, também vigorou a bandeira amarela. Antes disso, durante todo o ano passado e em janeiro e fevereiro, vigorou a "bandeira vermelha", que adiciona entre R$ 3,00 e R$ 4,50 a cada 100 kWh consumidos, dependendo da quantidade de termelétricas necessárias para suprir o País. O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pela Aneel. Antes das bandeiras, as variações que ocorriam nos custos de geração de energia, para mais ou para menos, eram repassados em até doze meses, no reajuste tarifário anual da distribuidora - o que aumentava os índices de reajuste. Com o sistema, as bandeiras não interferem nos itens passíveis de repasse tarifário.

Márcio Rodrigues, com Anne Warth - Agência Estado

ROUBO EM ANDIRÁ

A equipe RPA foi acionada via radio, as 18h, com a informação de que um roubo a mão armada havia acontecido no guichê de determinada empresa de transporte rodoviária, localizada no terminal rodoviário da cidade Andirá. Diante disso a equipe realizou buscas ao entorno da rodovia BR369 e também nos bairros próximos ao terminal, porém não obteve êxito na captura. Em seguida, a equipe deslocou ao local do crime, onde em contato com o solicitante. o mesmo relatou a equipe PM que, um indivíduo de cor morena, encapuzado e munido aparentemente com uma pistola deu voz de assalto e subtraiu uma quantia aproximada de R$ 1300,00 (um mil e trezentos reais).

999 prefeituras vão começar 2017 em estado de emergência


Quase 20% dos prefeitos do país que vão assumir o cargo neste dia 1º de janeiro governarão municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública. Levantamento fo UOL aponta que 999 cidades têm decretos reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com validade até 2017. Entre elas, cinco estão no Paraná, sete em Santa Catarina e 35 no Rio Grande do Sul. O país possui 5.570 municípios. As informações são de Carlos Madeiro.

DIRIGIR SOB A INFLUENCIA DE ALCOOL EM ASSAÍ

EM PATRULHAMENTO PELA RUA QUALIFICADA, AVISTAMOS UMA MOTOCICLETA CUJO PASSAGEIRO ESTAVA SEM CAPACETE E COM O CAPACETE
DIRIGIR SOB A INFLUENCIA DE ALCOOL PENDURADO EM SEU ANTEBRAÇO, SENDO ASSIM A EQUIPE DA VIATURA DE PREFIXO 10285 ABORDOU A MOTOCICLETA HONDA BROZ VERMELHA  CONDUZIDA PELO SENHOR P.S.T., O QUAL ESTAVA DIRIGINDO EM ZIG ZAG COLOCANDO EM RISCO SUA VIDA DE DE TERCEIROS, INCLUSIVE DO PASSAGEIRO SENHOR I. C. DA F. O QUAL ESTAVA SEM CAPACETE NO MOMENTO; APÓS ABORDADO CONSTATOU QUE O SENHOR P. CONDUTOR DA MOTOCICLETA ESTAVA VISIVELMENTE EMBRIAGADO, COM ODOR ETÍLICO, OLHOS VERMELHO E ANDAR CAMBALEANTE, O QUAL FOI SOLICITADO AO MESMO A SE SUBMETER AO EXAME DO ETILÔMETRO ESTE POR SUA VEZ NEGOU-SE, DIANTE DISSO FOI DADO VOZ DE PRISÃO AO MESMO E ENCAMINHADO PARA A DELEGACIA PARA LAVRATURA DO FLAGRANTE. OBS.A MOTOCICLETA FOI ENCAMINHADA AO PÁTIO DA 3°CIA.

PRF apreende veículo com 239 registros de fuga do pedágio

BEM PARANÁ

Na noite de quinta-feira (30), durante ronda na BR-277, agentes da Polícia Rodoviária Federal abordaram um Ford Ka, na altura do km 703, em Santa Terezinha de Itaipu (região Oeste). Durante a vistoria, a motorista, apesar de habilitada, estava dirigindo sem possuir CNH, segundo a PRF. O veículo estava com o licenciamento atrasado e não possuía o pneu sobressalente, o estepe.
Ainda durante consultas, foi verificado, de acordo com os policiais, que o veículo possui 239 evasões de pedágio, ou seja, 239 vezes que passou pelas praças de pedágio sem pagar o referido valor, desde 2014. A primeira evasão foi no dia 19/07/2014 e a última, minutos antes da abordagem. O valor de todas essas evasões alcançou R$ 3.301,50 e já foi cobrado pela concessionária que administra o trecho.
Al ?m desse valor, o veículo possui mais de R$ 3 mil em multas. Diante dos fatos, o veículo foi apreendido no pátio da PRF e só será liberado após o licenciamento, que só será expedido com o pagamento de todas as multas, e a colocação de um novo pneu sobressalente.
A multa por se evadir para não pagar o pedágio é grave, com 5 pontos na CNH e tem o valor de R$ 195,23.

PORTA DA AGENCIA DOS CORREIOS DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA SÃO QUEBRADAS, O AUTOR DISSE QUE NÃO FOI PARA ROUBAR

RELATO DA OCORRÊNCIA:ATRAVÉS DE SOLICITAÇÃO VIA CENTRAL ONDE FOI REPASSADO QUE ESTAVA OCORRENDO UM ROUBO NA AGENCIA DOS CORREIOS DESTE MUNICÍPIO A EQUIPE DESLOCOU ATÉ O ENDEREÇO SUPRACITADO ONDE AO CHEGARMOS NO LOCAL A EQUIPE SE DEPAROU COM AS PORTAS VIDRO QUE DÃO ACESSO A AGENCIA QUEBRADA, REALIZAMOS A INCURSÃO ONDE NÃO FOI LOCALIZADO NINGUÉM DENTRO DA AGENCIA, INSTANTES DEPOIS UM FUNCIONÁRIO  CHEGOU RELATANDO QUE UM INDIVÍDUO USANDO UMA CAPA DE CHUVA UMA BALACLAVA E UMA FACA NA MÃO HAVIA ARROMBADO A PORTA E ELE E MAIS DUAS FUNCIONARIAS SAÍRAM CORRENDO PELA PORTA LATERAL PEDINDO AJUDA NÃO SABENDO O RUMO QUE O AUTOR HAVIA TOMADO, O AUTOR AO SAIR DA AGENCIA RETIROU A BALACLAVA E JUNTO COM A FACA COLOCOU NO SOLO JUNTO DA GUIA, EM CONTATO COM POPULARES NAS PROXIMIDADES OS MESMO RELATARAM QUE O INDIVÍDUO HAVIA DESCIDO A RUA SENTIDO CENTRO/BAIRRO, DIANTE DOS FATOS REALIZAMOS DILIGÊNCIAS ONDE NA RUA MINAS GERAIS FOI ENCONTRADO A CAPA QUE O MESMO ESTAVA USANDO JOGADA PRÓXIMO AO MURO DE UMA RESIDÊNCIA E MAIS A FRENTE UM MORADOR DISSE QUE UMA PESSOA CONHECIDA  HAVIA TIRADO UMA CAMISETA E JOGADO DENTRO DE SEU QUINTAL, MAIS A FRENTE OUTRO MORADOR RELATOU QUE O MESMO CIDADÃO PASSOU CORRENDO PARECENDO ESTAR ASSUSTADO, DIANTE DO EXPOSTO PELOS MORADORES REALIZAMOS AS DILIGÊNCIA NO INTUITO DE LOCALIZAR O CIDADÃO, FOI QUANDO AO DESLOCARMOS ATÉ SUA RESIDÊNCIA UM VIZINHO RELATOU QUE ELE HAVIA ACABADO DE SAIR COM SEU VEÍCULO UM VW/GOL DE COR VERDE E TOMADO SENTIDO CENTRO DA CIDADE, REALIZAMOS ENTÃO AS BUSCAS ONDE LOGRAMOS ÊXITO EM LOCALIZAR O VEÍCULO JÁ SAINDO DA CIDADE PRÓXIMO AO TREVO QUE DA ACESSO A CIDADE DE NOVA AMERICA DA COLINA ONDE ATRAVÉS DE SOLICITAÇÃO E SINAL DE PARADA O PROPRIETÁRIO DO CARRO   ONDE REALIZAMOS ABORDAGEM E O CONDUZIMOS PARA O DESTACAMENTO DA POLICIA MILITAR PARA OS DEMAIS PROCEDIMENTOS, JÁ NO DESTACAMENTO E. RELATOU TER IDO ATÉ A AGENCIA DOS CORREIOS NÃO PARA EFETUAR O ROUBO E SIM PARA TIRAR SATISFAÇÃO COM O FUNCIONÁRIO  O QUAL E. RELATA TER LHE TRATADO MAU DIAS ATRÁS E QUE NÃO TINHA A INTENÇÃO DE ROUBAR MAIS SIM BRIGAR COM O MESMO, DIANTE DOS FATOS FOI DADO VOZ DE PRISÃO A E. E CONDUZIDO A POLICIA FEDERAL NA CIDADE DE LONDRINA..

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Bombeiros resgatam corpo de rapaz afogado no Rio Tibagi


(Foto: Divulgação / Alex Durski) - Bombeiros resgatam corpo de rapaz afogado no Rio Tibagi
(Foto: Divulgação / Alex Durski)
Equipes de busca aquática do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba (135 quilômetros de Ponta Grossa) conseguiram resgatar o corpo do jovem Romilson Rodrigues, de 21 anos. O jovem morreu afogado no Rio Tibagi, na tarde desta quarta-feira (28).
Segundo informações preliminares repassadas pelos bombeiros da cidade, o rapaz estava com a família e amigos durante a tarde e nadava no rio quando afundou. A esposa e a filha da vítima presenciaram o momento do afogamento e as testemunhas acionaram os primeiros socorros.
Desde a tarde de ontem, os bombeiros realizavam buscas na região para tentar encontrar a vítima, mas o corpo só foi resgatado durante a manhã desta quinta-feira (29). O Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa foi acionado para recolher o corpo da vítima.

http://massanews.com

Novos valores despertam na política de Assaí com Michelle Matie


Assaí, cidade próxima a Londrina, no norte pioneiro do Paraná, elegeu com 440 votos a vereadora mais jovem do PPS no estado, Michelle Matie Morikawa, de 24 anos, nascida em 13 de junho de 1992.
Divulgação
Portal PPS Paraná
Assaí, cidade próxima a Londrina, no norte pioneiro do Paraná, elegeu com 440 votos a vereadora mais jovem do PPS no estado, Michelle Matie Morikawa, de 24 anos, nascida em 13 de junho de 1992.
Michelle é filha da também eleita vice-prefeita pelo PPS, Inês Kiyomi Koguissi Morikawa, professora da rede estadual na disciplina de Arte há 25 anos, que formou chapa pura com o prefeito eleito Acácio Secci. A nova vereadora é natural de Assaí, cidade colonizada por imigrantes japoneses, em que a cultura nipônica ainda é preservada.
Advogada formada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) é atualmente associada de um escritório de advocacia em Londrina. É defensora dativa em causas cíveis e criminais nas Comarcas de Assaí e Londrina. Já ocupou o cargo de vereadora-mirim na Câmara Municipal de Assaí em 2005 e 2006.
Segundo Michelle, “na contemporânea conjectura partidária municipal, pretendo dar força à presença jovem e feminina na política, dada a importância de se dar emancipação política efetiva aos cidadãos, com o primordial fim de conscientizá-los da capacidade e necessidade de mudança e alteração de paradigmas, ainda mais no atual cenário político nacional”.
Além disso, utilizando-se da formação acadêmica e profissional, pretende desenvolver projetos que atualizem a Lei Orgânica Municipal, o Regimento Interno da Câmara e o Plano Diretor do município, realizar projetos que visem à regularização da ocupação do solo urbano, à adequada e necessária preservação do ambiente, planejamento urbanístico da cidade, assim como pretende dar atenção efetiva e inclusiva aos munícipes.
Michelle ainda participa das atividades culturais nipo-brasileiras desde a infância, pela forte influência e incentivo dos avós maternos, principalmente em concursos de canto (karaokê), desde os seis anos, tendo participado de competições a nível estadual e brasileiro.

CONFIRAM AS OFERTAS ESPECIAIS DE ANO NOVO PARA ESTA SEXTA E SABADO EM ROBERTO SUPERMERCADOS COM VARIAS OFERTAS DE CARNES, FRUTAS E VERDURAS COM O MENOR PREÇO E A MELHOR QUALIDADE.



REPOLHO DURO UND 0,98
BERINJELA O KILO, ALFACE CRESPA E AMERICANA, ALMEIRAO E CHICORIA O MACO 1,49 29-30-31/12/2016
MORTADELA COPACOL SEM TOUCINHO 1 KG 2,99
CAFÉ ROBERTO SUPERMERCADOS 500GR 7,49
CERVEJA BAVARIA LATAO 473 ML 2,09
COXA E SOBRECOXA O KILO 5,98
POSTA VERMELHA O KILO 19,98
PONTA DE PEITO E BISTECAO O KILO 9,98
PERNIL E COPA LOMBO DE PORCO COM COURO O KILO 9,98
LINGUICA DE PERNIL RAINHA O KILO 10,98
OVOS BANDEJAO COM 30 UNIDADES 10,98
FARINHA DE TRIGO COAMO 5 KG 9,98
LINGUICA DE FRANGO MANA O KILO 8,98
SALSICHA MANÁ O KILO 4,99
VINHO BELLA ROMA 750 ML 9,98
MILHO VERDE QUERO 200GR LATA 1.89
MAIONESE HELMANS 500 GR 5.79
MACARRÃO JOIA SEMOLA 500G 1,98
REFRIGERANTE TAUBAIANA 2 LITROS 2,69
SORVETE GEBON CLASSICOS E SORVETE GELONI 2 LITROS 14,98
ARROZ ORIENTAL YANAGUI GRAO CURTO 5 KG 26,90
ARROZ ORIENTAL YANAGUI GRAO LONGO 5KG 28,90
PAPEL HIGIENICO PREMIUM FOLHA DUPLA 30 METROS COM 4 ROLOS 4,49


A CADA R$ 50,00 REAIS EM COMPRAS VOCE RETIRA SEU CUPOM NO CAIXA E CONCORRA A 2 VALE COMPRAS, UM DE R$1.000 REAIS E OUTRO DE R$500,00 REAIS E MAIS 10 PREMIOS.




LEMBRE-SE O CARRO MAIS ECONOMICO E O CARRINHO DE COMPRAS DO ROBERTO SUPERMERCADOS!!!

EXPLOSÃO DE GÁS, INCENDEIA CARRINHO DE CHURROS E ASSUSTA VERANISTAS


Cabo Osmar Lopes/Reprodução PMPR 
 
Os banhistas que aproveitavam a praia e o dia de calor no Balneário de Caiobá, em Matinhos, nesta quinta-feira (29), ficaram espantados quando um carrinho de churros pegou fogo. O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná foi rapidamente acionado pelo guarda-vidas que estava próximo ao local. O fogo foi contido e ninguém se feriu. Antes da chegada da equipe de bombeiros, um policial militar e um guarda-vida orientaram as pessoas.
Segundo o tenente Fellipe Pacheco dos Santos Lima, que participou da ação, o que houve foi uma explosão de gás. “Nosso primeiro passo foi retirar o botijão de gás e em seguida controlar o fogo”, explica.
A rápida ação do Corpo de Bombeiros evitou que algo de mais grave acontecesse. Ninguém ficou ferido.

TA NO SITE

PREFEITO JOÃO RICARDO DE SÃO JERÔNIMO DA SERRA, VICE LAERCIO E VEREADORES CONVIDAM A TODOS PARA A POSSE NO DIA 1º DE JANEIRO

FONTE: TRIBUNA DA SERRA

Deputados preferem regulamentar fidelização na telefonia em vez de extinguir serviço


Quem explica é o relator da matéria (PL 5267/2013 e outros) na Comissão de Defesa do Consumidor, Marcos Tebaldi, do PSDB de Santa Catarina
Nos serviços de telefonia, internet e TV, são comuns as ofertas virem acompanhadas de um contrato de fidelização, quando o consumidor se compromete a permanecer um período mínimo como cliente ou, se decidir romper o contrato, pagar uma multa.
Na Câmara, há projetos que buscam restringir ou proibir essa prática. Mas na tramitação das propostas, os deputados preferiram regulamentar a fidelização em vez de extingui-la, como explica o relator da matéria (PL 5267/2013 e outros) na Comissão de Defesa do Consumidor, Marcos Tebaldi, do PSDB de Santa Catarina.
"Em alguns casos, a fidelização é boa, ela pode ser boa para o consumidor. Ele pode ter um preço melhor, pode ter um pacote melhor, pode ter várias vantagens. Então estabeleci o quê: o prazo de fidelização no máximo 1 ano. (...) E a empresa é obrigada avisar o consumidor 30 dias antes de encerrar esse prazo. E que não pode mais fazer automaticamente essas renovações, tem que avisar o consumidor, e mesmo alterar os pacotes."
Para o especialista em direito do consumidor Geraldo Tardin, a fidelização não é um problema, desde que traga vantagens efetivas. E se o consumidor for lesado, pode se livrar da multa por rescisão de contrato, mesmo estando fidelizado.
"Se não é prestado da forma que foi contratado, então não é justo o consumidor pagar a fidelização. Então se você me promete uma TV a Cabo com 52 canais, e eu recebo só 50 ou o canal pelo qual eu contratei o serviço não está na grade, eu tenho o direito de cancelar sem pagar, pela incapacidade da prestação de serviço a esse consumidor."
O próximo estágio na tramitação das propostas que tratam da fidelização de clientes é a Comissão de Constituição e Justiça, que verifica se a nova norma não desrespeita a Constituição.
Reportagem - Lincoln Macário
 
radio camara 

Novas regras do Fies estão valendo e governo estima economizar R$400 milhões


Desde o fim do ano, as faculdades privadas arcam com o pagamento da taxa devida aos bancos como agentes financeiros do Fies, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
A taxa, de 2% dos recursos liberados, era paga antes pelo governo. Prevista em lei recém-sancionada (13.366), a medida é o primeiro passo para uma reformulação total do Fies em 2017, batizada de Fies turbo pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.
Com a mudança, o governo estima economizar R$ 400 milhões por ano e, de acordo com a lei, o custo não pode ser repassado às anuidades. O governo tem como fiscalizar isso checando as planilhas de custos apresentadas pelas faculdades para justificar os reajustes anuais.
A nova lei permitiu ainda que o Fies financie a parcela da mensalidade não coberta pelas bolsas parciais concedidas no âmbito do programa Universidade para Todos, o Prouni.
O relator revisor da medida provisória que deu origem à lei (MP 741), deputado Augusto Coutinho, do Solidariedade de Pernambuco, disse que o Fies ainda precisa de novas mudanças:
"A concentração das universidades no Fies; ou seja, o financiamento do Fies é em poucos grandes grupos. Faculdades menores não têm efetivamente condição de competitividade para usufruir do financiamento do Fies para os seus cursos. Então é uma coisa que precisa ser equilibrada."
Após negociações entre governo e oposição para acelerar a votação da lei, foram aprovados destaques do PCdoB e do PT que retiraram do texto a possibilidade de o aluno inadimplente ter seu nome registrado no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) ou em cadastros restritivos de crédito de abrangência nacional.
Foi vetado o trecho da lei que proibia a autorização judicial de funcionamento de instituição de ensino superior.
De acordo com a mensagem de veto, o dispositivo não tem relação com o conteúdo da lei.
 
Reportagem - Sílvia Mugnatto
 radio camara 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Corpo de adolescente é encontrado perto de lixão na região de Londrina

 
 
O corpo de uma adolescente de 15 anos foi achado perto de lixão com ferimentos de golpes de faca, nesta quinta-feira (29), entre Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis.

Segundo informações preliminares, a adolescente estava desaparecida desde as 21h de quarta-feira (28). Tinha saído da casa da mãe em Bela Vista do Paraíso.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Londrina. A Polícia Civil investiga o caso.
 
bonde

Corpo de jovem que havia desaparecido no mar é encontrado por pescadores; vítima era de Curitiba

Da Redação / banda b
Vítima tinha 18 anos (Reprodução Facebook)
Após mais de 24 horas de buscas, o corpo do jovem de 18 anos que havia desaparecido em Antonina, no Litoral do Paraná, foi encontrado na tarde desta quinta-feira (29). O corpo estava na mesma região em que sumiu, a Ponta da Pita. O rapaz foi identificado como Guilherme Antunes, de Curitiba.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima estava com outros dois primos e afundou ao tentar alcançar uma canoa a nado.
A Ponta da Pita é um dos pontos considerados impróprios para banho no litoral paranaense. “Nossa orientação é sempre de que as pessoas não nadem em locais profundos, nem superestimem a capacidade de natação. Esse rapaz não conseguiu cumprir o objetivo de chegar até a canoa”, disse o capitão Gabriel.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Paranaguá.

Vera Fischer posta foto na banheira com Carolina Dieckmann nas redes sociais




Reprodução Instagram

Este calor não está fácil pra ninguém. Nem Vera Fischer está aguentando a temperatura e postou uma foto no Instagram para relembrar uma época mais fresca: “Nesse calorão que está o Rio, fiquei com saudades de me jogar na banheira com minha ‘filhota’ @loracarola”, escreveu a atriz, marcando Carolina Dieckmann na publicação.
A foto é da época de gravação da novela Laços de Família, que foi ao ar na Globo entre 2000 e 2001.
A maioria dos comentários é de leitores que elogiam a beleza das atrizes e falam que sentem saudades da novela.

Casa de ex-prefeito de Santa Cecilia do Pavão é roubada



Na noite desta quarta-feira (28), bandidos levaram vários objetos de um ex-prefeito de Santa Cecília do Pavão, no Norte Pioneiro. O proprietário, além de toda a família, foram rendidos e tiveram que entregar os produtos. A Polícia Militar foi acionado, mas os criminosos já tinham fugido.

Na residência estavam, além do dono, duas crianças, sendo uma deles com apenas dois anos de idade, e duas mulheres. Ninguém ficou ferido. Os ladrões permaneceram por aproximadamente quatro horas na casa.

A PM segue com o patrulhamento pela região.
 
bonde

FURTO QUALIFICADO EM ASSAÍ

Compareceu à Sede da 3ª Companhia solicitante relatando que, na data de 23 de dezembro, ao voltar do trabalho para sua casa, encontrou seus pertences revirados e notou a falta da quantia de dois mil e novecentos reais que tinha guardado. Sendo que, no sábado, deu falta ainda de seus documentos pessoais: r.g., c.p.f. e título de eleitor. A vítima foi orientada.

» Em Santa Mariana, jovem denuncia plantação de maconha do irmão


Redação Anuncifácil

De acordo com a Polícia Militar de Santa Mariana (12 Km de Cornélio Procópio), na noite de terça-feira (27), uma jovem garota entrou em contato com a PM via telefone informando que seu irmão estaria com dois cultivando maconha em uma residência  no Conjunto Luiz Mozelli Neto.
Diante da denúncia, a equipe de serviço da PM se dirigiu ao local onde encontrou com a jovem, que indicou onde estaria à droga e ao verificarem, os policiais se depararam com um pote verde com um é de maconha e um pote de cor branca com outros dois .
A jovem ainda afirmou que seu irmão mora com a bisavó, mas não estaria no local. Na sequencia, os policiais iniciaram buscas no intuito de encontrar o rapaz obteve êxito em aborda-lo na Rua Guido Pagani.
Segundo a PM, em revista pessoal nada de ilícito foi encontrado com o acusado e o ser questionado sobre o cultivo maconha, o mesmo negou e disse nunca ter visto algo parecido, contudo, em virtude das plantas encontradas em sua moradia e o relato da irmã, o mesmo foi encaminhado a delegacia de Polícia Civil para que fossem tomadas as devidas providencias , informou a PM.

ROUBO EM ASSAÍ


Compareceu à sede da 3ª cia, por volta das 14h30min, o solicitante que relatou ter sua motocicleta, Honda CG-125 FAN, placa AQY-8102, roubada cerca de uma hora antes. Este trafegava saía na rodovia PR-090 quando fora abordado por dois elementos com capacetes, altos, magros, morenos, um deles portando um revólver, possivelmente calibre 22, os quais deram voz de assalto e seguiram sentido São Sebastião da Amoreira. De acordo com a vítima os elementos utilizaram também outra motocicleta de cor vermelha, da qual não soube especificar marca e modelo. Além do veículo, foi subtraída a carteira da vítima contendo os documentos pessoais. A vítima fora orientada e patrulhamento realizado, no entanto sem êxito até o presente momento.

Alvaro e Francischini entre os de mais seguidores nas redes sociais


Senador Alvaro Dias

O jornalista Guilherme Amado registra que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) assumiu em 2016 o posto de político brasileiro com maior número de seguidores em redes sociais, de acordo com levantamento da consultoria Bites. A audiência de Aécio teve 7% de crescimento em relação à medição anterior, de julho, somando agora, 5,8 milhões seguidores em cinco redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Google+.
O deputado Fernando Francischini (SD-PR) e o senador Alvaro Dias (PV-PR) estão entre os 14 melhores ranqueados. Francischini está em 12º lugar com um milhão de seguidores. O mesmo número de Alvaro Dias em 13º lugar no ranking.

Para 60,7%, governo Greca será ótimo ou bom, diz Paraná Pesquisas


unnamed

O engenheiro Rafael Greca (PMN) vai assumir a prefeitura de Curitiba em 1º de janeiro com apoio de 60,7% dos curitibanos. Para eles, Greca fará um governo ótimo ou bom, 26,8% o esperam regular e apenas 9,1% ruim ou péssimo. Os dados são do Instituto Paraná Pesquisas.
Outra constatação favorável a Greca: 66,2% dos entrevistados têm a expectativa de que a sua gestão será melhor do que a de seu antecessor, Gustavo Fruet (PDT). Ao serem questionados sobre qual seria o ponto mais forte da administração de Greca, a maioria dos entrevistados citou a área da saúde (30%) e a manutenção de ruas, praças e parques (24,4%).

ESTELIONATO EM ASSAÍ


Às 13h, compareceu na sede da 3ª Companhia, um senhor em busca de sua esposa. Este haveria sido informado por determinada agência bancária de que a esposa teria se dirigido à agência acompanhada de uma mulher com o intuito de transferir para a conta da desconhecida a quantia de 60 mil reais e que, ao solicitar-lhe o documento, ambas retiraram-se da agência e não retornaram. Durante as buscas, o solicitante foi informado de que a esposa estaria em uma agência em Ibiporã, acompanhada da mesma mulher. No local, a esposa confirmou ter tentado transferir tal quantia para a aquisição de um suposto terreno após proposta. A estelionatária havia se evadido do local ao receber a notícia do cancelamento dos cartões por seu esposo. A vítima foi qualificada e orientada quanto à possibilidade de golpe e os procedimentos cabíveis.