Foto: Reprodução EBC |
As vendas pela internet devem crescer neste ano, tornando o
comércio virtual o principal meio de compras do Natal de 2017, segundo
pesquisa divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil). O levantamento feito nas 27 capitais brasileiras
indicou que 40% dos consumidores pretendem adquirir presentes pela rede.
Desses, 54% disseram que pretendem comprar mais da metade das
lembranças de fim de ano dessa forma.
O número indica que as compras pela internet devem superar
as feitas em centros comerciais, estimadas para este ano em 37%. Em
2016, os centros comerciais, como os shoppings centers, responderam por
41% das vendas de Natal, enquanto o comércio eletrônico correspondeu a
32%. Em 2017, 37% dos consumidores ainda que pretendem ir a lojas de
departamento, 26% a lojas de bairro e 13% a shoppings populares.
Sobre a escolha dos locais de compra, 58% dos consumidores
disseram que escolhem o local pelo preço, 50% pelas ofertas e promoções,
27% pela diversidade de produtos e 20% pelo atendimento.
Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kwauti, o
crescimento do comércio eletrônico é uma tendência que deve, inclusive,
pressionar as lojas físicas a disputar a preferência dos consumidores.
“Isso em algum momento ia acontecer, por conta da crise ou mesmo que a
gente não tivesse tido a crise. A internet vem ganhando espaço e isso
não tem volta”, enfatizou.
Dentro do comércio virtual, as páginas de grandes empresas
são a opção de 68% dos compradores, seguida pelos sites de classificados
de compra e venda (42%) e os especializados em roupas, calçados e
acessórios (34%).
Estabilidade
De forma global, o levantamento do SPC estima vendas de
Natal em um patamar semelhante ao do ano passado. Em 2016, a projeção
apontou para um movimento de cerca de R$ 50 bilhões, enquanto em 2017, o
montante deve chegar a R$ 51,2 bilhões. Segundo o estudo, 110 milhões
de consumidores têm a intenção de dar presentes neste fim de ano.
Os dados mostram ainda que 26% dos que vão comprar presentes
querem gastar menos do que em 2016 – 32% apontam a situação financeira
ruim como razão –, enquanto 33% pretendem gastar o mesmo valor que no
ano passado e 19% têm a disposição de gastar mais. A média de gastos
deve ficar em R$ 461,91, distribuídos em quatro ou cinco itens.
Cerca de um terço dos consumidores (34%) pretende comprar à
vista no dinheiro, 19% com o cartão de débito e 31% parcelar no cartão
de crédito.
Na avaliação de Marcela, os números refletem o cenário
econômico atual. “É o Natal do início da recuperação da economia, mas o
consumidor ainda não tem dinheiro no bolso para comprar como ele
comprava antes da crise”, resumiu. Ela ressaltou que existem alguns
sinais de melhora, mas em outros há apenas indícios de retomada. “O que a
gente já tem de recuperação são juros menores, inflação controlada.
Você começa a ver o crédito se recuperar, os primeiros sinais de
desemprego em queda e vendas no varejo começar a crescer”, completou.
O retorno da economia brasileira aos patamares pré-crise,
semelhantes ao de 2013, deve acontecer, segundo as projeções da
economista, somente em 2020.
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