quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Dez municípios do norte do Paraná vão contratar secretário regional de educação

Em iniciativa inédita, cidades que integram o Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) abriram processo seletivo para escolher quem vai assumir o cargo.

Por Ederson Hising, G1 PR, Maringá  

O nome do secretário regional será definido até 10 de dezembro para poder atuar na preparação para o ano letivo de 2018. (Foto: Tarcísio Silveira / RPC) 

Em uma iniciativa inédita no país, o Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) vai contratar um secretário regional de educação para os municípios de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Primeiro de Maio, Porecatu e Prado Ferreira – que somam cerca de 80 mil habitantes.
A escolha será feita por meio de um processo seletivo comandado pela organização sem fins lucrativos Vetor Brasil, que identifica e seleciona profissionais para atuar na gestão pública. As inscrições, que são gratuitas, vão até 12 de novembro e devem ser feitas pelo site da instituição.
A organização vai conduzir todas as etapas de pré-seleção e, ao final do processo, os integrantes do consórcio decidirão o profissional a partir da lista de finalistas encaminhada pela instituição. Podem participar candidatos de todo o país, mas o escolhido terá que fixar residência na região.
“Nosso objetivo é apoiar os governos a encontrarem os profissionais mais qualificados para os seus times”, explica a diretora executiva do Vetor Brasil, Joice Toyota.
Segundo ela, embora sete dos 10 municípios já tenham notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) acima da média nacional, a aprendizagem poderá ser aprimorada trabalhando em conjunto.
De acordo com o presidente do Codinorp e prefeito de Prado Ferreira, Silvio Antônio Damaceno (PP), a ideia surgiu de uma discussão sobre como melhorar a educação nos municípios da região.
"Um dos pontos que identificamos é a limitação dos secretários das cidades pequenas em conseguir articulações para acessar mais recursos", afirma o presidente.
Para ele, o custo será baixo para as prefeituras, que vão se juntar para pagar um salário de R$ 10 mil para o canidato escolhido. "Optamos por esse processe de seleção para encontrar uma pessoa que tenha conhecimento e bagagem", aponta.
Segundo o prefeito, caso a iniciativa surta o efeito esperado pelos integrantes o consórcio, a ideia é extinguir os cargos municipais de secretário de educação.

 

Damaceno indica que o nome do secretário regional será definido até 10 de dezembro para poder atuar na preparação para o ano letivo de 2018.

Exemplo próximo

Conforme o Vetor Brasil, a escolha de um secretário regional de educação é inédita no país. No entanto, no final do ano passado, o prefeito de Londrina, também no norte do Paraná, Marcelo Belinati (PP), definiu a secretária Maria Tereza Paschoal após uma pré-seleção da organização.
No total, 129 pessoas disputaram a vaga e uma lista com os finalistas foi entregue ao prefeito, que tomou a decisão final. Ela já trabalhou como professora, advogada e foi secretária em Ourinhos-SP.

Pré-seleção

O processo de pré-seleção será dividido em diversas etapas, que incluem análise curricular, referências profissionais, entrevista por competência e estudo de caso, sabatina dos finalistas com participação popular e entrevistas com banca avaliadora.
Os interessados em participar devem ter experiência em cargos de liderança no setor público ou privado, perfil empreendedor e com habilidades de liderança.
A organização busca candidatos com características agregadoras, que seja capaz de conectar estratégias dos 10 municípios para promover soluções eficazes para a educação pública regional.
“Estamos em busca de uma pessoa empreendedora, que se proponha a participar de um projeto inovador e com grande potencial de impacto em escala”, reforça Joice Toyota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário