terça-feira, 19 de setembro de 2017

Criança de 5 anos morre após ser picada por escorpião em Cianorte

Uma criança de 5 anos morreu após ser picada por um escorpião amarelo (Tityus serrulatus), uma das espécies mais perigosas, em Cianorte (179 km de Londrina), no fim da noite de sexta-feira (15), por volta das 23h.
Em nota oficial, a Prefeitura Municipal de Cianorte manifestou profundo pesar pela morte da criança. "A criança, juntamente com sua mãe, deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) às 18h52 da sexta-feira (15), já em estado grave de saúde."

De acordo com o que determina o protocolo de atendimento, segundo a Prefeitura de Cianorte, "os profissionais plantonistas entraram em contato com a Central de Intoxicação, que é o órgão responsável por deliberar os procedimentos a ser tomados e também a quantidade de soro antiescorpiônico a ser ministrada."

Shutterstock
Shutterstock


Conforme orientação da central, foram realizados todos os exames necessários e a criança foi encaminhada ao Hospital São Paulo pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com os resultados dos exames e o soro antiescorpiônico, cerca de 40 minutos após sua entrada na UPA.

"Mesmo com o atendimento adequado e o empenho dos médicos da UPA, Samu e Hospital São Paulo, A. faleceu por volta das 23h. A mãe da criança, J., que também foi picada pelo escorpião, recebeu atendimento, mas não precisou tomar o soro antiescorpiônico e teve alta médica ainda na sexta-feira."

Acidentes registrados

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em 2017, 771 casos de ataques por escorpião foram registrados no Paraná. Na região de Londrina, foram 119 acidentes registrados.

Neste ano, duas crianças morreram após serem picadas por escorpiões, na região Noroeste, uma de 4 anos, em Jussara (162 km de Londrina), e a outra, de 5 anos, em Cianorte. Em 2016, duas mortes foram registradas, sendo uma em Jussara e outra em Terra Rica (219 km de Londrina).
Fernanda Circhia - Redação Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário