sábado, 30 de setembro de 2017

HIV/AIDS: Tratamento com medicamento inovador será ampliado



Todas as pessoas que vivem com HIV e Aids no Brasil terão acesso ao dolutegravir, um medicamento mais moderno e eficaz. O anúncio da expansão deste tratamento no SUS foi feito nessa sexta-feira (29) pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o encerramento do 11º Congresso Brasileiro de HIV/Aids, em Curitiba, no Paraná. Atualmente, o dolutegravir é usado por 100 mil pessoas, mas com a expansão do tratamento no SUS, mais de 300 pessoas vivendo com HIV e aids, terão acesso ao medicamento até o final de 2018. O aumento da oferta é mais um resultado do compromisso de otimizar os recursos, segundo destaca o ministro Ricardo Barros.
“Aumentar de 100 mil para 300 mil tratamentos com o medicamento mais moderno do mundo decorre dessa nossa prática de economizar e reaplicar em saúde e melhorar a qualidade de vida de todos os brasileiros. Nós temos o melhor modelo de atenção universalizada do mundo”.
Considerado um dos melhores medicamentos para a aids do mundo, o dolutegravir apresenta uma série de vantagens como alta potência; nível muito baixo de eventos adversos; comodidade para o paciente com uma dose ao dia; e tratamento eficaz por mais tempo e menor resistência. A incorporação do dolutegravir não altera o orçamento atual do Ministério da Saúde para a aquisição de antirretrovirais, que é de um bilhão e cem milhões de reais.
Reportagem, Luiz Philipe Leite.
Agencia do radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário