quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Número de turistas mais que triplica em Curitiba

Em 2000, Capital recebeu 1,1 milhão de visitantes. Hoje, estimava chega a 3,7 milhões a cada ano
Linha Turismo de Curitiba funciona todos os dias e com frota reforçada durante os meses de férias (foto: Luiz Costa/SMCS)
Curitiba, a cidade sorriso e de muito pinhão, é também a terra de muitos turistas. De acordo com estimativa do Instituto Municipal de Turismo (IMT), todos os anos a Capital recebe entre 3,45 milhões e 3,72 milhões de visitantes, número que revela a evolução do setor na cidade ao longo das últimas duas décadas. Em 2000, por exemplo, o município havia recebido 1,1 milhão de visitantes. Ou seja, em 15 anos o número de pessoas que visitam Curitiba cresceu 238%.
O mês de maior movimento turístico na Capital é janeiro, época de férias e verão (o que, como todo curitibano sabe, não significa necessariamente calor). No primeiro mês do ano, segundo o Instituto, cerca de 350 mil pessoas aproveitam para conhecer e passear pela cidade, em média nos últimos anos. Já o segundo mês com maior movimento é dezembro, turbinado pelas atrações de Natal, como Coral de Crianças do Palácio Avenida.
Cerca de 29,6% dos turistas que visitam a cidade no último mês do ano têm como principal motivação da viagem as apresentações natalinas. epois do turbilhão turístico entre dezembro e janeiro, no entanto, vem a calmaria. Entre os meses de fevereiro e junho, por conta da volta às aulas e o fim das férias para grande parte dos trabalhadores, o movimento cai para algo entre 270 e 300 mil visitantes por mês, o que não deixa de ser significativo. O turismo de lazer então cede espaço para o de negócios e eventos, responsável por 58% do turismo na Capital, segundo o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB).
Em julho, porém, novamente vêm as férias, e novamente o movimento turístico aumenta, chegando a cerca de 330 mil turistas na cidade. Nos meses subsequentes, volta a ficar na faixa entre 270 e 300 mil visitantes.
Quem são
Mas afinal, quem são esses visitantes? De onde eles vem? No final do ano passado, o Ministério do Turismo divulgou um perfil do viajante estrangeiro que visitou Curitiba. Dentro desse grupo, que representa cerca de 5% do total de visitantes que vêm à cidade, a maioria são norte-americanos (13,6%), seguidos pelos paraguaios (12,2%) e argentinos (12%). Lazer e negócios se dividem na motivação dos turistas que vão a Curitiba, atraindo, respectivamente, 26,2% e 29% dos visitantes.
Já entre os turistas “nativos”, a grande maioria é do Paraná, segundo revelou um estudo feito em 2012 pelo próprio Instituto Municipal de Turismo. Na ocasião, descobriu-se que 30,4% dos que visitam a Capital moram no próprio Paraná.
bem paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário