segunda-feira, 27 de junho de 2016

Lotéricas podem ser obrigadas a atender clientes em 20 minutos


Projeto de lei que estipula prazo foi aprovado na Câmara de Curitiba.
Legislação municipal já estipula tempo limite para atendimento em bancos.


Bibiana DionísioDo G1 PR
Aposta foi feita em uma lotérica do bairro Boa Vista  (Foto: Kauane de Oliveira / Arquivo pessoal ) 
Aposta foi feita em uma lotérica do bairro Boa Vista (Foto: Kauane de Oliveira / Arquivo pessoal )
 
As lotéricas de Curitiba podem ter que atender os clientes em, no máximo, 20 minutos em dias considerados normais. O projeto de lei que estipula este tempo máximo foi aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira (27) na Câmara de Vereadores.
Em véspera de feriados e nos dias de pagamento dos servidores públicos, este tempo limite passa para 30 minutos.
“É uma proposta que traz melhor atendimento e melhor condição às pessoas que buscam este atendimento, principalmente, para benefícios sociais que hoje a Caixa Economia entendeu em descentralizar o serviço”, afirmou o vereador Serginho de Posto (PSDB) que é autor da proposta.
O parlamentar acredita que os serviços ofertados nas lotéricas foram ampliados e que a lei pode ajudar os moradores dos bairros mais periféricos onde não há agências bancárias.

Para que se torne lei, o projeto ainda precisa ser aprovado em segunda discussão - prevista para terça-feria (28) - e ser sancionado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT).
Alteração da lei
A legislação municipal já previa tempo máximo para atendimento dos clientes nas agências bancárias. O texto aprovado nesta segunda-feira estende a regra às lotéricas e demais estabelecimentos que prestam serviços equivalentes aos bancários.
Esta proposta havia sido arquivada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação. O texto voltou a tramitar após aprovação em Plenário em março de 2013, sendo colocado em discussão mais de três anos depois.
Durante a discussão do projeto no Plenário da Câmara, o vereador Ademar Manfron (PP) sugeriu o adiamento da votação para que o projeto fosse alterado com o intuito de estabelecer tempo máximo de atendimento em qualquer lugar. A sugestão não foi aceita.

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