No Paraná, 124.988 trabalhadores têm direito ao abono salarial do 
Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do 
Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e ainda não sacaram o benefício, 
de acordo com o Ministério do Trabalho. O prazo para retirar o abono, 
referente ao ano-base de 2014, vai até quinta-feira (30).
Até 31 de maio, 1.382.809 paranaenses haviam sacado o benefício, 
91,71% do total de 1.507.797 trabalhadores que têm direito a retirá-lo. O
 montante pago equivale a R$ 1,146 bilhão. Em todo o Brasil, foram pagos
 18,4 bilhões a mais de 22,2 milhões de empregados até o dia 27 de 
junho, o correspondente a uma taxa de cobertura de 94,14%. São 1,38 
milhão de trabalhadores que ainda não sacaram o PIS/PASEP no país.
Salário Mínimo
O benefício, equivalente a um salário-mínimo (R$ 880), é pago a 
empregados que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30
 dias em 2014 e tenham recebido até dois salários-mínimos por mês nesse 
período. O trabalhador também precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há 
pelo menos cinco anos e ter tido os dados informados corretamente pelo 
empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os recursos 
não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
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O abono salarial é um dos benefícios pagos pelo FAT, que também 
custeia o seguro-desemprego, os cursos de qualificação profissional 
feitos em parceria com os governos estaduais e a participação na receita
 dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.
Como sacar
. PIS - Destinado a trabalhadores da iniciativa 
privada, o PIS é pago na Caixa Econômica Federal. O trabalhador que 
possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais
 de autoatendimento da Caixa, ou em uma casa lotérica. Se não tiver o 
Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa 
mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem 
ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07, da Caixa.
. Pasep - Destinado a servidores públicos, o Pasep é
 pago pelo Banco do Brasil. Quem recebe o benefício precisa verificar se
 houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar 
uma agência do banco e apresentar um documento de identificação. Mais 
informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do 
Brasil.
Mais informações: a Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho atende pelo número 158.
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