Com
o intuito de modernizar o sistema de cadastramento de famílias para a
implantação de novos empreendimentos, a Cohapar lançou recentemente um
sistema que permite aos cidadãos realizarem a sua inscrição de forma
digital. A partir de agora, os interessados em adquirir uma casa própria
podem fazer todo o processo de qualquer lugar através de um computador,
celular ou outros dispositivos eletrônicos conectados a internet.
Até
então, as pessoas deviam comparecer pessoalmente às prefeituras ou em
atendimentos com datas específicas feitos pelas equipes regionais da
Cohapar nos municípios. Com a mudança, o processo se torna mais
democrático e pode ser feito de qualquer lugar e em qualquer horário.
COMO FUNCIONA – Para participar dos programas habitacionais do Governo do Estado, os cidadãos devem realizar uma pré-inscrição em www.cohapar.pr.gov.br/cadastro.
Assim que houver disponibilidade de novos empreendimentos, as famílias
já cadastradas que se enquadrem nos critérios do projeto serão chamadas
para participar do processo seletivo.
Em
caso de mudança de endereço, telefone ou qualquer informação
relacionada à renda, composição familiar ou outros dados pertinentes, as
alterações também podem ser feitas em tempo real diretamente do
sistema.
Sem acesso? Sem problema!
Apesar
da popularização da internet, parte do público atendido pelos projetos
de habitação de interesse social continua tendo dificuldades de acesso.
Para estas pessoas, a Cohapar oferece a estrutura física da sua sede, em
Curitiba, além dos 12 escritórios regionais e postos de atendimento
espalhados pelo Paraná.
De
forma complementar e em parceria com as administrações municipais,
funcionários de carreira das prefeituras estão sendo capacitados para
orientar e auxiliar as famílias mais carentes a efetuarem o cadastro.
Segundo o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, a medida dá mais
credibilidade e transparência ao processo.
“Mesmo
aquelas famílias que não possuem condições de acesso à internet, que
fazem parte do público prioritário da Cohapar, continuarão assistidas,
com a diferença de que agora elas poderão acompanhar a sua situação em
tempo real e de forma transparente”, avalia Lupion.
Dados permitem atuação estratégica
Além
do benefício direto às famílias, a companhia também ganha com um
sistema completamente digitalizado e integrado, com informações
detalhadas sobre o déficit de moradias em cada localidade baseado na
fonte mais confiável: a própria população a ser atendida.
Para
Lupion, a mudança permite que os esforços da empresa se concentrem onde
as ações do poder público são mais necessárias. “Com esta ferramenta, a
Cohapar garante eficiência máxima na promoção do desenvolvimento
socioeconômico do Paraná através da habitação popular”, conclui.
Com informações: COHAPAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário