segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Virada do ano tem 19 feridos por fogos de artifício

Da Redação Bem Paraná com sites

(foto: Lycio Vellozo Ribas)
A festa de virada de ano em Curitiba e região teve saldo de pelo menos 19 pessoas feridas por fogos de artifício entre a noite de domingo (31) e a madrugada de segunda-feira (1). Este é o número de atendimentos no Hospital Evangélcio de Curitiba, referência em atendimentos a queimados no Estado. O caso mais grave foi de um homem que teve a perna amputada depois de ser atingido por uma bateria de fogos. O acidente aconteceu em Almirante Tamandaré.
No final da semana passada o Hospital Evangélico já havia divulgado um alerta sore os riscos de manuseio de fogos. “Somos totalmente contrários ao manuseio de fogos de artifício. Não somos contra assistir ao espetáculo, mas quem vai se envolver com isso deve obedecer procedimentos, como contratar um profissional ou se posicionar a uma distância segura do pavio na hora de acender o artefato. O que não pode é querer utilizar o material na mão, pois é quando a maioria das explosões ocorre e os ferimentos ou mortes acontecem”, afirma cirurgião plástico José Luiz Takaki, que trabalha no Centro Cirúrgico de Queimados (CCQ) do Hospital Evangélico.
As festas de fim de ano alteram o perfil do paciente que sofre queimaduras e que precisa receber atendimento especializado no Evangélico. Enquanto na maior parte do ano, as causas são de acidentes domésticos e de trabalho, o período entre Natal e Ano Novo, a exemplo das festas juninas, concentra principalmente ocorrências com pacientes que se acidentaram ao manusear material pirotécnico

Nenhum comentário:

Postar um comentário