terça-feira, 3 de abril de 2018

Entrega da declaração do Imposto de Renda está em marcha lenta neste ano no Paraná

 

Até a segunda-feira (2), 376.589 Declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) haviam sido entregues por paranaenses. O número está 16% menor que no mesmo período do ano passado. No começo do mês de abril de 2017 a Receita Federal já havia recebido 450.474 declarações vindas do Paraná. A entrega da declaração começou no dia 1º de março e vai até  30 de abril. em Curitiba já foram mais de 111 mil declarações entregues. A Receita espera receber 1.850.000 declarações do Paraná neste ano. No ano passado foram pouco mais de 1,8 milhão.
O número abaixo também é verificado nacionalmente. Até ontem a Receita havia recebido pouco mais de 7 milhões de declarações de um total de mais de 28 milhões esperados neste ano. No mesmo período de 2017 já eram mais de 7,8 milhões de declarações. As mudanças na declaração deste ano pode ter deixado o contribuinte mais confuso, atrasando o envio do documento.
Entre as mudanças, o detalhamento dos bens patrimoniais do contribuinte, e o preenchimento dos dependentes. No caso de imóveis, são solicitados data de aquisição, número de registros, área do imóvel, localização, CNPJ de empresas e/ou instituições financeiras, registro de inscrição no órgão público e registro no Cartório de Imóveis. Para veículos, aeronaves e embarcações, o Fisco quer saber: número do Renavam e/ou registro no correspondente órgão fiscalizador.
A  Receita, contudo, alerta que os contribuintes que perderem o prazo de entrega estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Dicas
Com o propósito de auxiliar àqueles que têm dúvidas com a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Positivo (UP) oferecem orientação gratuita à população. Os atendimentos acontecem nos dias 5, 12 e 19 de abril, no câmpus Ecoville da UP, e nos dias 9 e 16 de abril, na Unidade Praça Osório. Os sindicatos filiados à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) também realizam um  mutirão para ajudar o contribuinte, Em Curitiba será no dia 13 de abril, na Boca Maldita, das 9 às 17 horas.

Analistas da Receita fazem greve de 48 horas
Os Analistas-Tributários da Receita Federal de todo país marcaram para hoje e amanhã uma greve de 48 horas contra o descumprimento do acordo salarial da categoria (assinado em 23 de março de 2016); contra as ações que podem inviabilizar o funcionamento da Receita Federal do Brasil, afetando diretamente a Administração Tributária e Aduaneira; e contra as medidas que afrontam direitos dos servidores públicos de forma geral Durante a paralisação, o sindicato dos servidores avisa que não haverá atendimento ao contribuinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário