As empresas fabricantes de cigarro já podem usar nas
embalagens as novas imagens de advertência sobre os riscos do uso do
cigarro para a saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa) publicou resolução com nove imagens de advertência sanitária,
que devem ocupar toda a parte frontal das embalagens de cigarro
fabricado no Brasil.
A mudança será obrigatória a partir de 25 de maio do ano que vem, mas
os fabricantes que preferirem já podem fazer a mudança. O novo modelo
gráfico prevê o alerta aos fumantes também na lateral da embalagem, que
tem novo modelo para a mensagem de proibição de venda do produto a
menores de 18 anos, em fundo vermelho.
A cor de destaque das imagens é o amarelo, que, segundo a Anvisa, dá
maior visibilidade para as mensagens, que têm temas como câncer de boca,
cegueira, envelhecimento, fumante passivo, impotência sexual, infarto,
trombose e gangrena, morte e parto prematuro. A lateral da embalagem
continua preta, mas deve constar um alerta de perigo sobre produto
tóxico,
A nova resolução vale para todos os produtos fumígenos, como cigarro,
charuto, fumo de cachimbo, fumo de narguilé e rapé, entre outros.
Passado o prazo de 25 de maio, as embalagens antigas não devem mais ser
produzidas, distribuídas, expostas à venda nem comercializadas. Caso não
cumpra a determinação, a empresa fabricante pode ser punida por
infração sanitária, com pagamento de multas que chegam a R$ 1,5 milhão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a
principal causa de morte evitável, no mundo. Além disso, 63% das pessoas
que morrem por doenças crônicas não transmissíveis adquiriram a doença
por conta do tabagismo.
FONTE Edição: Juliana Andrade
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