JOANA CUNHA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mais de meio milhão de
brasileiros hoje ajuda a reduzir a taxa de desemprego no país vendendo
algum tipo de alimento nas ruas. Em uma progressão impactante, o número
de pessoas que ganham o sustento como ambulantes de alimentação saltou
de 253,7 mil no terceiro trimestre de 2016 para 501,3 mil no mesmo
período no ano passado. Em 2015, quando a atividade começava a dar
sinais de que seria uma alternativa à crise, esse patamar rondava os 100
mil, segundo levantamento feito pelo IBGE a pedido da Folha de S.Paulo
com base em dados aprofundados da pesquisa Pnad Contínua.
A tendência de queda no desemprego registrada nos últimos meses vem
se sustentando nas vagas informais, sendo que o avanço dos camelôs de
comida correspondeu a aproximadamente 11% da geração de vagas de emprego
informal no trimestre encerrado em outubro. O fenômeno foi identificado
pelo Credit Suisse, em relatório que traça cenários para o Brasil. "O
forte aumento da população empregada desses ambulantes começou no
terceiro trimestre de 2016, tendo sido disseminado em todas as regiões,
com destaque para o Nordeste e o Sudeste", diz o estudo.
Esses trabalhadores estão por toda parte. Vendem sanduíches na praia
ou bombons em porta de faculdades. Carregam caixas de isopor com
marmitas na calçada de empresas no intervalo do almoço. Montam barracas
pela manhã para vender café com leite em locais de grande fluxo, como
portas de hospitais ou terminais de ônibus.
A explicação para o crescimento dessas atividades está na baixa
exigência de especialização, segundo o economista Sergio Firpo,
professor do Insper. Não é necessário ter treinamento aprofundado para
preparar um alimento ou revendê-lo pronto. "Você passa a dominar o que
precisa ser feito em um tempo relativamente curto. Essas migrações
acabam acontecendo mais para os setores de menor qualificação", afirma o
professor.
O aumento da demanda por alimentação mais barata também pode ter
impulsionado esse movimento, de acordo com Cimar Azeredo, coordenador de
trabalho e rendimento do IBGE. "Para quem compra, sai mais barato do
que o prato no restaurante. Como a crise afetou muita gente, vender
comida na rua virou um nicho." A iniciativa ocorre com mais frequência
na modalidade conta própria, em que o trabalhador vende alimentos de
forma autônoma. Dos 501 mil ambulantes de comida no terceiro trimestre
do ano passado, 414,3 mil eram conta própria -ante 221,6 mil em igual
período de 2016.
O modelo sem carteira assinada, quando ele ajuda alguém na atividade e
é remunerado por isso, reuniu 41 mil pessoas no período. Há casos de
trabalhadores que contratam um ajudante com carteira assinada,
tornando-se empregadores. Mas eles são minoria estatisticamente (3,2 mil
no terceiro trimestre de 2017) porque a atividade em geral tem caráter
precário.
COXINHA E TAPIOCA
Foi para sustentar a família que Daniel Silva, 30, abriu uma banca
para vender tapioca nos arredores de uma estação de metrô em São Paulo
em 2016. "Eu tinha acabado de sair do emprego em um restaurante. Fui por
necessidade", diz. Ele relata ter encontrado qualidade de vida em uma
rotina mais flexível, além da segurança de não desperdiçar o dinheiro
investido no custo dos produtos. "Este é o lado bom de trabalhar com
comida: se não vender, a gente come. De fome a gente não morre", diz.
O coordenador do IBGE Cimar Azeredo lamenta, porém, que não se trate
de um movimento empreendedor voluntário do brasileiro, mas sim uma forma
de sobrevivência. "Num país desigual como o nosso, com baixa
escolaridade, são raros os casos que empreenderam assim por escolha
pessoal. Isso é falta de oportunidade em razão do momento de crise que
estamos vivendo. Se você oferecer emprego com carteira a essas pessoas,
elas vão aceitar."
Thiago Xavier, responsável pela área de mercado de trabalho da
consultoria Tendências, ressalta as adversidades do trabalho informal,
como rendimento menor e falta de benefícios trabalhistas. "Quem está na
informalidade fica mais vulnerável, não tem previsibilidade de renda,
proteção social, seguro-desemprego, 13º. Uma economia que tem
dificuldade para crescer gera vagas em termos quantitativos, mas de pior
qualidade", diz Xavier.
AMEAÇAS
Enchente, pressão da fiscalização, ameaça de outros camelôs e do
comércio local são parte das agruras narradas por Nathalia Santana, 30,
que no fim de 2016 saiu para vender coxinhas de uma receita herdada da
mãe. "Chegava a vender 30 em uma hora e meia. Eu queria o dinheiro para
pagar a faculdade. Sobrava para a conta do celular e mais um pouco, mas
tinha muita pressão. O dono do bar em frente queria que eu fechasse a
minha banca e fornecesse para ele pela metade do preço", conta. Ela
deixou o negócio no ano passado, num momento em que viu a demanda
minguar repentinamente. Meses depois, conseguiu emprego formal como
garçonete em uma rede de restaurante.
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