FILIPE OLIVEIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O
Facebook informou que vai encerrar suas parcerias com grandes provedores
de dados que ajudam anunciantes a enviar propaganda segmentadas para
usuários da rede social. O movimento é mais uma das ações da empresa
após o escândalo do vazamento de dados pessoais de 50 milhões de pessoas
para a consultoria política Cambridge Analytica, que colocou dúvidas
sobre como o Facebook trata as informações dos usuários.
Os dados dos usuários foram usados pela consultoria para distribuir
propaganda da campanha do republicano Donald Trump nas eleições
presidenciais americanas de 2016.
O Facebook oferece aos anunciantes a opção de segmentar seus anúncios
com base em dados coletados por empresas como a Acxiom e a Experian.
Essas companhias combinam os dados presentes na rede com informações
próprias, como padrão de consumo em lojas físicas.
Combinando essas informações com as já disponíveis no Facebook e as
dos bancos de dados dos anunciantes, é possível enviar propaganda
levando em conta faixa de renda, atividade profissional e padrão de
consumo, por exemplo. Quando um anunciante usa serviço do tipo para
distribuir propaganda no Facebook, a companhia divide parte da receita
com o provedor de dados.
A ferramenta, chamada Partner Categories, foi criada em 2013 e tem
sido amplamente utilizada entre certas categorias de anunciantes -como
montadoras, fabricantes de artigos de luxo e empresas de bens de
consumo- que não vendem diretamente aos consumidores e têm relativamente
pouca informação sobre quem são seus clientes, segundo o Facebook. Ela
deve ser encerrado em seis meses. "Embora essa seja uma prática comum na
indústria, acreditamos que esse passo ajudará a melhorar a privacidade
das pessoas no Facebook", disse Graham Mudd, diretor de marketing de
produtos do Facebook, em comunicado.
O Facebook se recusou a comentar sobre como a mudança poderia afetar
sua receita publicitária. Os anunciantes ainda poderão usar serviços de
dados de terceiros para medir o desempenho de seus anúncios examinando
dados de compra, disse o Facebook. O Facebook também ajustou as
configurações de privacidade em seu serviço nesta quarta-feira (28),
dando aos usuários controle sobre suas informações pessoais em menos
etapas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário