FILIPE OLIVEIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O 
Facebook informou que vai encerrar suas parcerias com grandes provedores
 de dados que ajudam anunciantes a enviar propaganda segmentadas para 
usuários da rede social. O movimento é mais uma das ações da empresa 
após o escândalo do vazamento de dados pessoais de 50 milhões de pessoas
 para a consultoria política Cambridge Analytica, que colocou dúvidas 
sobre como o Facebook trata as informações dos usuários.
Os dados dos usuários foram usados pela consultoria para distribuir 
propaganda da campanha do republicano Donald Trump nas eleições 
presidenciais americanas de 2016. 
O Facebook oferece aos anunciantes a opção de segmentar seus anúncios
 com base em dados coletados por empresas como a Acxiom e a Experian. 
Essas companhias combinam os dados presentes na rede com informações 
próprias, como padrão de consumo em lojas físicas.
Combinando essas informações com as já disponíveis no Facebook e as 
dos bancos de dados dos anunciantes, é possível enviar propaganda 
levando em conta faixa de renda, atividade profissional e padrão de 
consumo, por exemplo. Quando um anunciante usa serviço do tipo para 
distribuir propaganda no Facebook, a companhia divide parte da receita 
com o provedor de dados.
A ferramenta, chamada Partner Categories, foi criada em 2013 e tem 
sido amplamente utilizada entre certas categorias de anunciantes -como 
montadoras, fabricantes de artigos de luxo e empresas de bens de 
consumo- que não vendem diretamente aos consumidores e têm relativamente
 pouca informação sobre quem são seus clientes, segundo o Facebook. Ela 
deve ser encerrado em seis meses. "Embora essa seja uma prática comum na
 indústria, acreditamos que esse passo ajudará a melhorar a privacidade 
das pessoas no Facebook", disse Graham Mudd, diretor de marketing de 
produtos do Facebook, em comunicado.
O Facebook se recusou a comentar sobre como a mudança poderia afetar 
sua receita publicitária. Os anunciantes ainda poderão usar serviços de 
dados de terceiros para medir o desempenho de seus anúncios examinando 
dados de compra, disse o Facebook. O Facebook também ajustou as 
configurações de privacidade em seu serviço nesta quarta-feira (28), 
dando aos usuários controle sobre suas informações pessoais em menos 
etapas.
 
 
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