quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Histórico indica decisão apertada no Brasileiro

Se líder São Paulo e o segundo colocado Inter mantiverem aproveitamento, título será definido na penúltima rodada

 

Marcelo Manera/AFP
Marcelo Manera/AFP - Tricolor, do meia Nenê, faz sua estreia no returno em Curitiba
Tricolor, do meia Nenê, faz sua estreia no returno em Curitiba


São Paulo - O aproveitamento dos líderes no primeiro turno e o histórico da competição desde 2006 (quando passou a ter 20 times) indicam que a edição de 2018 do Campeonato Brasileiro será definida nas duas últimas rodadas. Líder ao final do primeiro turno, o São Paulo somou 41 pontos na tabela. São três de vantagem sobre o Internacional, segundo colocado.

Na primeira posição, o time paulista estreia no segundo turno contra o Paraná, em Curitiba, nesta quarta-feira (22), às 19h30. No mesmo horário, a equipe gaúcha, segunda colocada, enfrenta o Bahia, em Salvador. Se as duas equipes da ponta mantiverem o aproveitamento - o atual primeiro colocado tem 71,9%, e o segundo, 66,7% -, o título será decidido na 37ª e penúltima rodada.

O São Paulo chegaria para a rodada final com 79 pontos, contra 73 do Inter, seu principal concorrente no momento. Nesse cenário, apenas Grêmio e Flamengo teriam condições de ultrapassar os dois primeiros colocados. Para isso, precisariam repetir o desempenho do Corinthians no primeiro turno do ano passado, quando a equipe alvinegra fez 47 pontos - desempenho recorde. Assim, o Grêmio completaria o returno com 84 pontos, contra 83 do Flamengo.

O melhor desempenho na segunda parte do campeonato pertence ao Palmeiras, que somou 44 pontos em 2016, quando a equipe conquistou o título do Brasileiro após 22 anos. Das 12 edições de pontos corridos disputadas nos mesmos moldes até agora, em sete o desempenho do campeão foi melhor no primeiro turno.

A conquista do campeonato na penúltima rodada, como indica a projeção, ocorreu apenas uma vez desde 2006. Em 2016, o Palmeiras faturou o título após vencer a Chapecoense, em casa, no 37º jogo. O clube alviverde virou o turno com um ponto a mais do que o Atlético-MG.

Na antepenúltima rodada, o campeonato foi decidido duas vezes (2006 e 2014) - mesmo número da 34ª rodada, quando São Paulo, em 2007, e Cruzeiro, em 2013, se tornaram os campeões mais precoces até hoje. O time paulista terminou o turno inicial com sete pontos a mais que o vice-líder, enquanto os mineiros finalizaram com quatro a mais. O campeão foi conhecido na 35ª rodada em três vezes.

Apesar de a definição não ficar para os jogos derradeiros desde 2011, o campeonato foi decidido mais vezes exatamente na 38ª rodada - quatro no total. Também foi assim nos anos de 2008, 2009 e 2010. Em 2008 e 2009, a competição teve reviravoltas na tabela. Ao encerrar o primeiro turno de 2008 com oito pontos a menos do que o então líder Grêmio, o São Paulo arrancou e foi tricampeão ao ganhar do Goiás por 1 a 0, fora de casa. Na temporada seguinte, o Flamengo também atropelou na reta final. Na época, somou 29 pontos na primeira metade e 38 na segunda, totalizando 67 pontos - a menor pontuação de um campeão.

EM CURITIBA

Paraná
Richard; Júnior, René Santos, Rayan (Cléber Reis) e Baéz (Mansur); Leandro Vilela, Alex Santana e Caio Henrique; Silvinho, Carlos e Rafael Grampola. Técnico: Claudinei Oliveira

São Paulo
Sidão; Bruno Peres, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Hudson, Nenê, Rojas e Everton; Diego Souza. Técnico: Diego Aguirre

Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE)
Estádio: Vila Capanema
Horário: 19h30
Eduardo Geraque e Luiz Cosenzo
Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário