sábado, 30 de abril de 2016

Saúde confirma mais três mortes por H1N1 no Paraná


Uma das vítimas era de Cornélio Procópio; Dia D de vacinação será realizado hoje em todo o País

Gustavo Carneiro
Idosos de Londrina procuraram imunização antes mesmo do Dia D

O vírus H1N1, que causa a gripe A, fez mais três vítimas no Paraná. As mortes registradas nas cidades de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), Foz do Iguaçu (Oeste) e Marmeleiro (Sudoeste) foram divulgadas no último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Detalhes como a idade e a data da morte dos pacientes não foram revelados. Ao todo, 131 casos de gripe foram diagnosticados desde janeiro no Paraná - 104 deles são de H1N1. Os infectados pelo vírus estão distribuídos em 15 das 22 Regionais de Saúde. Com as três mortes confirmadas nesta semana, sobe para oito o número de óbitos por gripe A. As demais mortes ocorreram nos municípios de Foz do Iguaçu, Maringá, Quitandinha, São José dos Pinhais e Umuarama.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou na última segunda-feira no Paraná e em, pelo menos, outros sete Estados. Hoje será realizado o Dia D em todo o País para estimular a população a procurar as unidades básicas de saúde. No entanto, segundo o coordenador estadual de Imunização da Sesa, João Luis Crivellaro, o número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde ficou abaixo do esperado. "Nós aguardávamos 350 mil doses nesta quinta e vieram 250 mil. Já repassamos tudo para as regionais. Esperamos que não comprometa o Dia D, mas a gente sabe da dificuldade por parte do Ministério da Saúde", afirmou. Conforme Crivellaro, cerca de 1,8 milhão de doses foi encaminhada ao Paraná desde o início da campanha. Novos lotes da vacina devem ser repassados até quarta-feira. A expectativa é receber um total de 3 milhões de doses até o dia 20 de maio.
Mais de 2,9 milhões de paranaenses devem ser imunizados. Até as 15 horas de ontem, a Sesa havia atingido 27% da meta da campanha, o que equivale a mais de 617 mil aplicações. "A procura está sendo grande por causa do número de casos. Mais de 27 mil gestantes já foram imunizadas. Os óbitos das duas grávidas [uma em Maringá e outra em São José dos Pinhais] chamaram a atenção", destacou. Devem ser imunizados idosos, crianças na faixa etária entre seis meses e 5 anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, indígenas, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde e detentos. A vacina protege contra os vírus da Influenza A H1N1, Influenza B e H3N2.
A coordenadora regional do Programa de Imunização da 17ª Regional de Saúde, Ângela Pacheco, informou que 147.950 doses foram destinadas aos municípios próximos a Londrina. "A procura foi antecipada neste ano. Geralmente, na segunda quinzena ou na última semana da campanha é que as filas aumentavam", confirmou.
Por causa do número de doses recebidas abaixo do esperado, a Secretaria de Saúde de Londrina decidiu reduzir hoje o horário de atendimento nas unidades básicas. As doses serão aplicadas das 8h às 14h. No Dia D, a expectativa era que os postos funcionassem até as 17 horas. Desde janeiro, sete pessoas foram infectadas pelo H1N1 em Londrina.
A diretora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cornélio Procópio, Fernanda Ducci, informou que não recebeu a confirmação oficial sobre a morte registrada na cidade. Segundo ela, cinco casos de H1N1 foram confirmados desde janeiro. A Secretaria de Estado da Saúde informou apenas que a paciente era idosa, mas não detalhou o caso.
A assessoria do Ministério da Saúde destacou que as vacinas são repassadas assim que o laboratório realiza a entrega dos lotes. Várias remessas serão encaminhadas até o final da campanha. Em todo o País, 230 mortes por H1N1 foram registradas desde janeiro.
Viviani Costa
Reportagem Local / folha web

Francischini quer investigação da publicidade do PT nos governos Lula e Dilma

fabio campana índice
O deputado Fernando Francischini (SD-PR) aprovou requerimento na Câmara dos Deputados ao ministro Edinho Silva (Comunicação) pedindo uma relatório de gastos com publicidade e propaganda, dos últimos 10 anos, de forma direta e indireta com as agências de publicidades e citou como exemplo a DNA e SMP&B (operadoras do mensalão) e Pepper Interativa (operadora do Petrolão) ou por intermédio de estatais como Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobras.
No requerimento, Francischini pede um relatório detalhada por estado, forma de contratação (direta ou indireta), objeto, vigência e valores pagos. “Resolvi enfiar a picareta neste ninho de ratos do PT, que é a utilização de agências e publicidades para esconder pagamentos escusos para blogs sujos e veículos de comunicação comprados para publicar matérias feitas por asseclas do Palácio do Planalto e para defender Lula e Dilma e sua corja infiltrada de atos de incompetência e corrupção”, disse o deputado no facebook.

Impeachment de Dilma pode se jugado em julho

Michel Temer Foto Marcelo Camargo ABr
fabio campana
Nem 90 dias, como no caso Collor, nem 180 dias, prazo máximo previsto na Constituição: o julgamento da presidente Dilma Rousseff no Senado poderá ser realizado em 60 dias, por volta do dia 11 de julho, uma segunda-feira. A ideia é definir tudo antes do início do recesso parlamentar. A oposição e a turma de Michel Temer acham que quanto mais rapidamente isso for resolvido, melhor para o País. A informação é do colunista Claudio Humberto, do Diário do Poder.

Primeiro simulado pode ser feito hoje no portal Hora do Enem

EBC
Os estudantes podem acessar neste sábado (30) o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet, no portal Hora do Enem. O teste está disponível para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio.  Para participar é preciso fazer a inscrição no portal.  O teste tem 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo é composto principalmente por assuntos vistos nas escolas até abril.
A partir do momento em que acessar a prova, o estudante terá quatro horas para fazer resolver as questões. O resultado será divulgado ao final do exame. O simulado poderá ser acessado até as 20h.
Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará, então, um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. O resultado do simulado do Enem mostrará como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende fazer.
A partir de segunda-feira (2), o MEC vai disponiblizar a plataforma Mecflix, com 1,2 mil videoaulas para ajudar nos estudos.
Este é o primeiro simulado online. Pelo menos mais três serão feitos até a data do Enem. Haverá provas nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.
O Enem de 2016 será nos dias 5 e 6 de novembro. As inscrições estarão abertas de 9 a 20 de maio. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Número de declarações do Imposto de Renda entregues fica abaixo do previsto

Da Agência Brasil

O total de contribuintes que enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016 foi 27.960.663, crescimento de 0,23% em relação ao ano passado. Somente nas quatro horas finais de entrega, 792,3 mil contribuintes acertaram as contas com o Fisco.

imposto
(Foto: Divulgação EBC)
O número ficou abaixo das estimativas da Receita. Originalmente, o Fisco esperava receber 28,5 milhões de declarações este ano, mas a projeção foi revista para 28,2 milhões, porque o número de declarações retificadoras foi menor que o previsto. Em 2015, 27.895.994 contribuintes haviam entregado a declaração do IRPF dentro do prazo.
Quem não enviou o documento só poderá fazê-lo na próxima segunda-feira (2), a partir das 8h. O contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Não será necessário baixar um novo programa. O sistema automaticamente gerará a guia para o pagamento da multa.
O pagamento das restituições começa em 15 de junho e vai até 15 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.
A partir da próxima semana, o contribuinte que quiser adiantar o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física do próximo ano poderá reunir as informações em uma plataforma única. Também às 8h de segunda-feira, a Receita Federal lançará o rascunho da declaração de 2017.
O módulo de preenchimento das informações está disponível na página do órgão na internet, no serviço Rascunho IRPF. Os dados podem ser acessados de qualquer computador ou dispositivo móvel com o aplicativo App IRPF e ficam armazenados no sistema da Receita. Quando começar o prazo de entrega da declaração de 2017, o contribuinte pode importar as informações para o formulário.

Os sete segredos da 13ª vara federal de Curitiba, a responsável pela Lava Jato

paraná hoje 
juiz-sergio-moro.jpg
Nonato Viegas, Época
O constitucionalista Joaquim Falcão, da FGV do Rio de Janeiro, escreveu artigo para a Fórum, revista da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), em que observa sete fatores para o sucesso da 13ª vara da Justiça Federal de Curitiba, responsável pela Lava Jato. São eles:
1 – Juízes, procuradores e delegados são jovens, bem remunerados, ocupam seus cargos por mérito e à luz do Estado Democrático de Direito;
2 – Usam bastante a tecnologia e sabem lidar com a “inteligência de números”;
3 – Sabem trabalhar em conjunto, sem que um “invada a competência do outro”;
4 – Lançam mão de parcerias internacionais em busca de informações. Perceberam que a corrupção não se restringe ao Brasil;
5 – Recorrem às delações premiadas e aos acordos de leniência. Com isso, conseguiram um “fluxo de informações que impulsiona o processo e ao mesmo tempo o expande”;
6 – Focam nos fatos e não em abstrações jurídicas, dificultando o trabalho dos advogados de defesa; e
7 – Contam com a imparcialidade do juiz Sérgio Moro, que tem como agenda o “combate à corrupção”.
(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
link nota
http://epoca.globo.com/tempo/expresso/noticia/2016/04/os-sete-segredos-da-13-vara-federal-de-curitiba-responsavel-pela-lava-jato.html

Temer diz que não será candidato em 2018

paraná hoje

michel-temer.jpeg

O vice-presidente Michel Temer afirmou nesta quinta-feira, 28, que, se assumir o governo em caso de impeachment de Dilma Rousseff, não vai se candidatar nas eleições de 2018. A declaração foi feita ao repórter Kennedy Alencar no SBT. Em um aceno ao PSDB, Temer disse ainda que o seu eventual governo apoiaria “sem dúvida alguma” o fim da reeleição. “Eu ficaria felicíssimo se ao final de um eventual governo eu conseguisse colocar o país na rota do crescimento, conseguisse pacificar o país”, afirmou. As informações são de Veja/Estadão.
Durante toda a entrevista, Temer pontuou que estaria falando apenas em hipóteses e que é preciso respeitar o Senado e todo o processo. Apesar disso, o peemedebista confessou que já está sentindo o peso do processo que pode culminar com sua própria posse como presidente. “Tem um peso, um peso muito grande, principalmente porque não tive tempo de preparar esse governo, tanto fisicamente como nas ideias”, afirmou. Ainda assim, o vice disse ter planos voltados ao “crescimento econômico” do país.
O peemedebista afirmou que espera contar com o apoio do Congresso para medidas que devem focar, principalmente, a geração de emprego. “O plano econômico deve buscar a abertura de vagas”, disse ele. Temer também reafirmou que não vai mexer em programas sociais como o Bolsa Família. “Não tenho a menor dúvida em relação a isso.”
Questionado sobre a possibilidade de interferir no andamento da Operação Lava Jato, Temer foi enfático ao dizer que não haverá influência na sequência das investigações. “Eu pretendo reinstitucionalizar o país”, afirmou. “Não haverá interferência de forma alguma.”
Sobre a proposta de antecipar eleições gerais, Temer disse que “essa tese perdeu substância nos últimos tempos”. O vice garantiu não se impressionar com uma provável oposição do PT e dos movimentos sociais. “É democrático, desde que não cause obstruções.”
Em relação à imagem de “golpista” que o PT, movimentos sociais e a presidente estão tentando fixar, Temer disse que não responderia, mas que “tem um respeito e apreço pessoal por Dilma Rousseff” e “pretende manter uma relação institucional adequada”.
(foto: Evaristo Sa/AFP)
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/temer-diz-que-nao-sera-candidato-em-2018

Dunga divulga pré-lista da Copa América com volta de Ganso

TERRA
As boas atuações de Paulo Henrique Ganso nos últimos jogos do São Paulo parecem ter convencido o técnico Dunga de que o meia tem lugar na Seleção Brasileira. Em pré-lista com 40 nomes divulgada na tarde desta sexta-feira para a Copa América, o treinador incluiu o camisa 10 da equipe tricolor, ausente do grupo nacional desde 2012.
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press
Outras novidades da lista divulgada por Dunga são o lateral Fagner (Corinthians), o zagueiro Rodrigo Caio (São Paulo), os volantes Casemiro (Real Madrid) e Walace (Grêmio), além dos atacantes Gabriel (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Luan (Grêmio). Como já esperado, Neymar ficou de fora da relação, já que o Barcelona liberou o atleta apenas para a Olimpíada do Rio de Janeiro.
Outras ausências sentidas, mas estas por opção do treinador são os defensores David Luiz, Thiago Silva e do lateral Marcelo. Enquanto o primeiro foi bastante contestado por torcedores após atuações ruins nas Eliminatórias para a Copa de 2018, seu companheiro de zaga no PSG deixou de ser convocado desde a Copa América de 2015, quando cometeu pênalti infantil que abriu o caminho para a eliminação brasileira diante do Paraguai, nas quartas de final. Já o lateral do Real Madrid não mantém boa relação com Dunga e segue fora das convocações.
A lista final dos 23 jogadores que irão para o torneio, que será disputado nos Estados Unidos, entre 3 e 26 de junho, será divulgada na próxima quinta-feira, às 11h.
Veja a relação completa com os 40 pré-convocados:
Goleiros : Alisson (Inter), Diego Alves (Valência-ESP), Marcelo Grohe (Grêmio) e Ederson (Benfica-POR)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Fagner (Corinthians), Fabinho (Mônaco-FRA), Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP), Alex Sandro (Juventus-ITA) e Douglas Santos (Atlético-MG)
Zagueiros: Miranda (Inter de Milão-ITA), Gil (Shandong Luneng-CHI), Marquinhos(PSG-FRA), Jemerson (Mônaco-FRA) e Gabriel Paulista (Arsenal-ING)
Volantes: Rodrigo Caio (São Paulo), Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Casemiro (Real Madrid-ESP), Walace (Grêmio), Rafinha (Barcelona-ESP), Elias (Corinthians) e Fernandinho (Machester City-ING)
Meias: Ganso (São Paulo), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI), Kaká (Orlando City-EUA), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Oscar (Chelsea-ING), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea-ING) e Felipe Anderson (Lazio-ITA)
Atacantes: Lucas (PSG-FRA), Douglas Costa (Bayern-ALE), Luan (Grêmio), Hulk (Zenit-RUS), Firmino (Liverpool-ING), Jonas (Benfica-POR), Alex Teixeira (Jiangsu Suning-CHI), Gabigol (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Ricardo Oliveira (Santos)

Iapar começa a divulgar alertas de geada nesta segunda


Redação Bonde com Iapar 
 
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) começam a operar nesta segunda-feira (2) o Alerta Geada, uma ferramenta que auxilia os produtores a decidir sobre a adoção de medidas de proteção das lavouras de café contra o fenômeno.

Entre maio e setembro, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo, disponível gratuitamente nos endereços www.iapar.br, www.simepar.br e, ainda, pelo telefone (43) 3391-4500, neste caso ao custo de uma ligação para aparelho fixo.

Quando há aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, um pré-alerta é emitido por e-mail ou SMS a extensionistas, técnicos e produtores cadastrados, além da divulgação na imprensa e redes sociais. Se as condições para formação de geadas persistem, um novo aviso, este de ratificação, é expedido em até 24 horas antes da ocorrência prevista para o evento. Interessados em receber os avisos por e-mail ou "torpedo" no celular devem preencher um cadastro, disponível no site do Iapar.

Divulgação
Divulgação


Recomendação

A pesquisadora Heverly Morais, do Iapar, orienta os cafeicultores que têm lavouras com idade entre seis e 24 meses a amontoar terra no tronco – até o primeiro par de folhas – dos cafeeiros ainda em maio, para proteger as gemas e evitar a morte da planta no caso de geada severa. Essa prática é chamada de "chegamento de terra" pelo pessoal ligado à cafeicultura.

Essa proteção deve ser retirada no final do período frio, em meados de setembro. "Se isso não for feito, as plantas podem sofrer danos por ‘afogamento do caule’, lesões provocadas por altas temperaturas", explica a pesquisadora.

A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de idade, é simplesmente enterrar as mudas quando houver emissão do Alerta Geada. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica.

Nos dois casos – lavouras novas e viveiros –, a proteção deve ser retirada rapidamente, logo que a massa de ar frio se afaste e cesse o risco imediato de geada, enfatiza a pesquisadora.

Cafeicultura

A cafeicultura ocupa cerca de 50 mil hectares no Paraná. A maior parte das lavouras paranaenses tem em média 10 hectares e é conduzida por pequenos produtores familiares. A produção esperada é de 1,1 milhão de sacas beneficiadas em 2016.

O engenheiro-agrônomo Nelson Menoli Sobrinho, do Instituto Emater, calcula em R$ 8.500 o valor necessário para implantar um hectare de cafeeiros. O enterrio de cafeeiros com até seis meses custa em torno de R$ 200, enquanto o dispêndio para fazer o "chegamento de terra" nas lavouras entre seis e 24 meses é de aproximadamente R$ 500. "É vantajoso, considerando o baixo custo da proteção em relação ao patrimônio formado", afirma.

"O produtor do Paraná perdeu o medo (por causa da geada) de implantar novas lavouras, exatamente porque existe o serviço de alerta", conclui o extensionista.

Organizado para a proteção do parque cafeeiro paranaense – distribuído pelas regiões Norte, Noroeste e parte do Oeste do Estado –, pesquisadores e profissionais de assistência técnica vêm observando nos últimos anos que outras áreas utilizam o Alerta Geada em suas atividades, caso dos produtores de hortaliças, comércio de vestuário, construção civil e o setor de turismo e eventos.

O Alerta Geada é uma iniciativa do Iapar e do Simepar, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Instituto Emater, Consórcio Pesquisa Café, prefeituras, cooperativas e associações de produtores.

PREVISÃO DO TEMPO ( SIMEPAR )



A massa de ar continua estabelecida sobre os estados da Região Sul do Brasil, com isso o ambiente segue muito frio no período noturno e com temperaturas mais amenas ao longo do dia. Na maioria das regiões paranaenses o Sol predomina ao longo do dia e os índices de umidade do ar continuam baixos. Porém, entre o leste e o litoral o sábado terá muita nebulosidade devido a circulação dos ventos, que favorece a incursão de ar úmido do oceano.

Assaí/PR
 
Sábado, 30/04/16 Domingo, 01/05/16 Segunda-feira, 02/05/16

Tempo Manhã

Poucas nuvens
Tarde

Poucas nuvens
Noite

Poucas nuvens


Céu claro


Céu claro


Temperaturas Máx. 21ºC
Mín. 8ºC
Máx. 25ºC
Mín. 8ºC
Máx. 24ºC
Mín. 12ºC


Vento sudoeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h) leste / fraco a moderado (21 a 28 km/h) sudeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h)

Visibilidade boa boa boa


Horários de Nascer e Pôr do Sol
Data
Nascer
Pôr
Sábado, 30/04/2016 06:43 17:57
Domingo, 01/05/2016 06:43 17:57
Segunda, 02/05/2016 06:43 17:56
Terça, 03/05/2016 06:44 17:55
Quarta, 04/05/2016 06:44 17:55
Quinta, 05/05/2016 06:45 17:54
Sexta, 06/05/2016 06:45 17:53

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina no dia 4 de maio


O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos











Os cidadãos adultos e os jovens de 16 e 17 anos que pretendam votar nas eleições municipais de 2016 não devem deixar para a última hora para tirar seu título no cartório eleitoral ou solicitar transferência de município, em caso de mudança de localidade. Quem antecipar a ida ao cartório eleitoral poderá evitar as filas nos dias que antecedem o fechamento do cadastro de eleitores para o pleito deste ano. O prazo para alistamento eleitoral e transferência termina no dia 4 de maio.
Esta também é a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.
Documentos
Em Xanxerê, o Cartório Eleitoral atenderá, em forma de plantão, nos dias 2, 3 e 4 de maio nos horários das 9 horas às 17 horas, para transferir o título, e ainda acertar as contas com a Justiça Eleitoral, pois o prazo final é até o dia 4 de maio. A Justiça Eleitoral comunica aos eleitores de Xanxerê, Faxinal dos Guedes e Bom Jesus que, às 17 horas do dia 4 de maio de 2016, se encerra o prazo para realização de alistamentos, revisões e transferências eleitorais.

Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.
No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente
Fonte: Redação / portal faxinal

Simepar fará alerta de geada para auxiliar agricultores


 
Com o serviço, produtores rurais conseguem se preparar para enfrentar o fenômeno./ Aniele Nascimento


O Simepar - Sistema Meteorológico do Paraná e o Iapar - Instituto Agronômico do Paraná lançam nesta segunda-feira, dia 2, o serviço Alerta Geada 2016. Até o final do inverno, as informações podem ser acessadas por meio de um ícone específico nas páginas www.simepar.br e www.iapar.br.
Elaboradas com 72 horas de antecedência, as previsões são reavaliadas duas vezes ao dia com base em dados de temperaturas, pressão atmosférica, ventos e umidade do ar desde a superfície até aproximadamente 15.000 metros de altura. Além disso, são observadas imagens de satélites que possibilitam o acompanhamento das massas de ar frio. Segundo o meteorologista Cezar Duquia, “essas massas costumam originar-se nos polos ou ganhar intensidade no Pacífico Sul, de onde se deslocam em direção ao Paraná”. Assim como o forte calor que marcou o primeiro mês do outono, o frio intenso deve ser passageiro: “Desfeito o bloqueio atmosférico que dificultou a progressão das frentes frias ou quentes sobre parte do Sul e do Sudeste do país, uma primeira massa de ar frio conseguiu movimentar-se pelo continente, resultando na queda das temperaturas verificada nos últimos dias”, afirma Duquia. Tudo indica que a estação apresentará comportamento dentro da média no que se refere a temperaturas e chuvas. O fenômeno climático El Niño deve permanecer ativo até junho.
Desde que foi lançado em 1995, o serviço Alerta Geada destaca-se por seu alto grau de confiabilidade, pois nunca errou uma previsão. Por esse motivo, tornou-se referência nacional e internacional para a Sociedade Brasileira de Meteorologia e a International Society for Agricultural Meteorology. O serviço é caracterizado pela grande participação da comunidade. Os alertas são amplamente difundidos por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras municipais, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, veículos de comunicação, estabelecimentos educacionais e religiosos.
Agricultura
Publicidade
O principal objetivo do Alerta Geada é auxiliar os produtores na prevenção e redução de perdas agrícolas devido à ação do ar frio sobre as plantações. A lavoura mais vulnerável é a cafeicultura, que ocupa uma área de 50 mil hectares no Paraná, em sua maioria cultivada por pequenos produtores familiares. Estima-se que em julho de 2000 o serviço evitou perdas de 20 milhões de dólares nas lavouras de café no Estado.
“É a proteção contra as geadas que torna possível a adoção de outras dezenas de tecnologias propostas no modelo de cafeicultura adensada que a pesquisa recomenda para o Paraná”, afirma o diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto. De acordo com o engenheiro agrônomo do Emater - Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Nelson Menoli Sobrinho, “o produtor perdeu o medo de implantar novas lavouras exatamente porque existe o serviço de alerta de geadas”.
A pesquisadora do Iapar, Heverly Morais, orienta os cafeicultores que têm lavouras com idade entre seis e 24 meses a amontoarem terra no tronco dos cafeeiros até os primeiros pares de folhas ainda em maio, para proteger as gemas e evitar a morte da planta em caso de geada severa. A prática é conhecida como chegamento de terra. “Essa proteção deve ser retirada no final do período frio, em meados de setembro, pois se isso não for feito, as plantas podem sofrer lesões provocadas por altas temperaturas conhecidas como afogamento do caule”, explica. A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de idade, é enterrar as mudas quando houver emissão do Alerta Geada. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica. “Nos dois casos - lavouras novas e viveiros - a proteção deve ser retirada tão logo cesse o risco de geada”, enfatiza a pesquisadora.
Outros setores da economia também fazem uso do serviço, como produtores de hortaliças, comércio de vestuário, construção civil e turismo.
Sempre que há risco de geada, um alerta prévio é emitido por e-mail ou SMS a extensionistas, técnicos e produtores rurais cadastrados. Se as condições para formação de geadas persistirem, outro aviso é enviado com 24 horas de antecedência da ocorrência prevista. Interessados em receber os avisos do Alerta Geada por e-mail ou SMS devem cadastrar-se em www.iapar.br. O boletim informativo está disponível pelo telefone (43) 3391-4500 ao custo de uma ligação para aparelho fixo.

Moro abre ação penal contra marqueteiro de campanhas de Lula e Dilma


 
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.
O juiz federal Sérgio Moro abriu ação penal, nesta sexta-feira, 29, contra o marqueteiro do PT João Santana e sua mulher, Mônica Moura, e mais dez pessoas, entre elas o maior empreiteiro do País, Marcelo Odebrecht, e o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Eles são acusados por organização criminosa e lavagem de dinheiro no esquema de cartel e corrupção na Petrobras.
"Presentes indícios suficientes de autoria e materialidade, recebo a denúncia contra os acusados acima nominados", informa a decisão de Moro. Santana trabalhou nas campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e nas campanhas da presidente Dilma Rousseff em 2010 e 2014.
Fruto da 26ª fase da Lava Jato, a Operação Xepa, a ação tem como foco os pagamentos para o marqueteiro do PT feitos pelo "setor profissional de propinas" da Odebrecht. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Odebrecht tinha conhecimento do setor e inclusive teria atuado para desmontá-lo e proteger os funcionários das investigações.
"Há provas decorrentes de depoimentos de criminosos colaboradores conjugados com provas documentais de transferências bancárias subreptícias, inclusive das contas no exterior e de planilhas apreendidas", escreveu Moro, em sua decisão.
Publicidade
Também integra a lista de novos réus da Lava Jato a ex-secretária Maria Lúcia Tavares, que atuava no Setor de Operações Estruturadas, nome oficial do "departamento de propinas" da Odebrecht, e que fez acordo de colaboração a partir do qual revelou como funcionava o esquema de pagamentos ilícitos da empreiteira.
Na denúncia, o MPF aponta os repasses do setor de propinas para o casal de marqueteiros, que teriam recebido US$ 6,4 milhões no exterior de contas atribuídas à Odebrecht e R$ 23,5 milhões no Brasil. Ao todo foram 45 pagamentos aos marqueteiros no Brasil, de 24 de outubro 2014, ainda durante o período eleitoral até 22 de maio 2015, "o que mostra um acinte em relação à Justiça", afirmou o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, ao explicar, ontem, a acusação contra os denunciados.
Procurada, a Odebrecht informou por meio de sua assessoria de imprensa que "a empresa não se manifestará sobre o tema". Já os advogados de defesa de João Santana e a esposa informam que "não farão nenhum comentário sobre as novas denúncias formuladas pelo Ministério Público Federal."
Além de Odebrecht, Maria Lúcia Tavares, Santana e a esposa e Vaccari Neto, a lista de réus da Operação Xepa é composta por Ângela Palmeira Ferreira, Fernando Migliacci da Silva, Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho, Isaías Ubiraci Chaves Santos, Luiz Eduardo da Rocha Soares, Marcelo Rodrigues e Olívio Rodrigues Júnior.

Clientes de banco são usados como escudo durante roubo de cofre em cidade do Paraná

Por Felipe Ribeiro e Luiz Henrique de Oliveira/ banda b
rouboortigueis
Foto: Reprodução WhatsApp

Dois clientes foram usados como escudo após o roubo de uma agência bancária em Ortigueira, na região dos Campos Gerais do Paraná, na tarde desta sexta-feira (29). De acordo com um funcionário, que preferiu não se identificar, quatro homens armados com fuzis teriam dado a voz de assalto e rendido trabalhadores e clientes.
“Eles renderam todos e já foram pedindo pelo cofre. Dois vigilantes e quatro clientes foram feitos reféns, sendo que dois deles acabaram levados pelos bandidos na fuga. Houve uma troca de tiros, mas como a cidade possuí apenas uma equipe, eles conseguiram fugir”, comentou.
Durante a fuga, objetos cortantes foram jogados nas ruas para evitar qualquer tipo de perseguição. Os dois clientes reféns foram liberados na saída da cidade.
Informações preliminares dão conta que R$ 50 mil em dinheiro estavam dentro do cofre. A Polícia Civil investiga o caso.

fonte: http://www.jornalreporterdovale.com

TSE determina que PT devolva R$ 7 milhões aos cofres públicos

Agência Estado
 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta quinta-feira, 28, que o PT devolva R$ 7 milhões aos cofres públicos por causa de irregularidades no uso do Fundo Partidário referente ao ano de 2010. Além disso, a Corte determina a aplicação de 7,5% sobre o valor recebido do fundo naquele ano para a criação e a manutenção de programas de promoção e difusão da participação política de mulheres.

Entre os problemas considerados estão a ausência de contratos com a Agência Pepper, empresa de comunicação investigada na Operação Acrônimo e na Lava Jato suspeita de receber recursos ilegais em campanhas do PT. Além disso, há problemas com a Focal Comunicação, atualmente investigada pelo TSE nas ações que pedem a cassação da presidente Dilma Rousseff, e o Banco Rural, implicado no escândalo do mensalão.

O partido declarou em 2010 que repassou ao banco R$ 1,3 milhão para a quitação de dívidas antigas. Em 2012, no entanto, no julgamento do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou que os contratos entre a instituição financeira e o PT eram fraudulentos, e serviam para garantir o pagamento da base aliada no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Para a Corte Suprema, o negócio jurídico firmado entre a agremiação e a instituição financeira nada mais eram do que simulações", declarou o ministro Luiz Fux, relator da prestação de contas do PT no TSE. A decisão de Fux tem valor de um despacho colegiado, como decidiram os ministros da Corte na última sessão plenária, já que o prazo para o julgamento acabaria no próximo sábado, 30 de abril.

Já as irregularidades com a Agência Pepper somam R$ 425 mil. Segundo o parecer da assessoria técnica da Corte Eleitoral, o partido não conseguiu comprovar as despesas relativas à consultoria e desenvolvimento de ações na internet e produção de material para distribuição e divulgação interna das ações do partido que teriam sido prestadas pela empresa.

Os serviços prestados pela Focal, cujos repasses somam R$ 1,6 milhões, também não foram devidamente declarados. No entanto, as despesas foram custeadas com recursos próprios do partido, e não foram somadas ao valor a ser devolvido. A empresa foi a segunda maior fornecedora da campanha da presidente Dilma Rousseff em 2014, e um de seus sócios é uma pessoa que, até o ano anterior, dizia ser motorista.

A assessoria técnica da Corte Eleitoral apontou 57 irregularidades na prestação de contas apresentada pela legenda e sugeriu que o valor a ser devolvido para o erário fosse calculado em R$ 8,7 milhões. Dezessete problemas, no entanto, foram afastados pelo Ministério Público Eleitoral, o que reduziu a quantia em mais de R$ 1 milhão.

A defesa do partido afirmou que vai recorrer da decisão e alega que o TSE não cumpriu o prazo dado para a legenda se manifestar, o que contamina o devido processo legal e ampla defesa.

Outros partidos

PP e PSC, que também esperavam decisão sobre suas prestações referentes a 2010, foram punidas em decisão monocrática de Fux nesta quinta. O PP deverá devolver R$ 1,2 milhão, e o PSC, R$ 115 mil. Todos os valores devem ser devolvidos a partir do ano que vem. Ainda cabe recurso das decisões.

Na última terça-feira, o TSE condenou o PSDB a devolver R$ 1,1 milhão ao erário, considerando a prestação de contas referente a 2010 aprovada com ressalvas. Outras sete legendas tiveram as contas também aprovadas com ressalvas - PCdoB, PSB, PSDC, PV, PRP, PTN e PMDB. O PSB devolverá R$ 107 mil ao erário; o PV, R$ 177 mil, e o PSDC, R$ 14 mil. OS demais não sofreram sanções porque as irregularidades somavam a valor menor do que os 7% da quantia declarada.

Outros três partidos, o PRTB, o PMN e o PDT, tiveram as contas desaprovadas. O PMN deverá devolver R$ 1,3 milhão e ficará oito meses sem receber os repasses do fundo partidário. O PDT terá dois meses de repasses suspensos em 2017; já o PRTB deverá devolver ao fundo partidário a quantia de R$ 238 mil.

Atraso no envio de vacinas contra gripe pode interromper imunização em Londrina

Thamiris Geraldini - Redação Bonde 

Com poucas doses disponíveis em estoque para atender toda a necessidade da população, Londrina pode interromper campanha de vacinação contra a gripe H1N1 na próxima semana.

A situação pode ocorrer caso as poucas doses disponíveis não sejam suficientes até que haja uma nova reposição. A previsão é de que mais vacinas cheguem ao município apenas na terça-feira (3).

De acordo com a coordenadora de imunização de Londrina, Sônia Fernandes, atualmente o município dispõe de 13 mil doses que serão disponibilizadas nas 53 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado (30), data definida pelo Ministério da Saúde como Dia D de mobilização em todo o país.

"A cobertura vacinal da semana que vem dependerá da demanda de imunização registrada no sábado (30). Caso todo o nosso estoque termine no dia nacional da vacinação, onde a demanda tende a aumentar, precisaremos interromper a campanha na segunda e terça-feira ou até que o município receba novas doses", explicou.

A falta de vacinas em estoque é reflexo da antecipação da campanha contra a gripe em todo o Estado. O volume de doses disponíveis não foi suficiente para atender todos os municípios. Em Londrina, só nos primeiros dois dias de imunização, 28 mil doses foram aplicadas.

A campanha foi iniciada na segunda-feira (25) e seguirá até o dia 20 de maio. A previsão é de que 144 mil pessoas sejam vacinadas até o final da campanha.

O preço da internet


Marcello Richa
Um dos temas mais controversos dos últimos meses foi a polêmica questão da limitação de franquias de internet fixa no Brasil. Empresas de telecomunicações e até mesmo a Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel) adotaram o discurso que a limitação seria benéfica para quem utiliza pouco a internet e acarretaria mais gasto para usuários assíduos. Porém, como definir qual o tempo e preço justo de uso da internet? As opções, até o momento, são preocupantes.
Um levantamento do IBGE mostra que o tamanho das famílias no Brasil gira em torno de três pessoas por domicílio e que o celular já se tornou a principal forma de acesso a internet. Somado a isso, também realizaram uma pesquisa que aponta que o brasileiro passa, em média, 5,3 horas no computador doméstico. Não é difícil imaginar que, com diversos aparelhos eletrônicos conectados à internet dentro de casa, e com seu uso cada vez mais comum, o limite venha a se tornar um problema até mesmo para um usuário moderado.

PREVISÃO DO TEMPO ( SIMEPAR )



A sexta-feira ainda terá a influência da massa de ar frio em todas as regiões do Paraná. Ainda pode ocorrer geadas fracas em algumas localidades das regiões oeste, sudoeste, sul, centro, Campos Gerais e sul da Região Metropolitana de Curitiba. O dia terá nebulosidade variável e com uma discreta elevação das temperaturas máximas no setor mais ao norte. Em grande parte do Estado as temperaturas não superam os 20 ºC.

Assaí/PR
 
Sexta-feira, 29/04/16 Sábado, 30/04/16 Domingo, 01/05/16

Tempo Manhã

Céu com algumas nuvens
Tarde

Poucas nuvens
Noite

Nebulosidade variável


Poucas nuvens


Céu claro


Temperaturas Máx. 22ºC
Mín. 8ºC
Máx. 21ºC
Mín. 9ºC
Máx. 25ºC
Mín. 12ºC


Vento sudeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h) sudoeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h) leste / fraco a moderado (21 a 28 km/h)

Visibilidade boa boa boa


Horários de Nascer e Pôr do Sol
Data
Nascer
Pôr
Sexta, 29/04/2016 06:42 17:58
Sábado, 30/04/2016 06:43 17:57
Domingo, 01/05/2016 06:43 17:57
Segunda, 02/05/2016 06:43 17:56
Terça, 03/05/2016 06:44 17:55
Quarta, 04/05/2016 06:44 17:55
Quinta, 05/05/2016 06:45 17:54

MOBILIZAÇÃO - Ato marca um ano do massacre do Centro Cívico

No dia 29 de abril de 2015, pelo menos 200 professores ficaram feridos durante protesto em Curitiba


Curitiba – Há exatos 12 meses, a Polícia Militar (PM) reprimia com violência um protesto de mais de 30 mil servidores públicos, a maioria professores, contrários à polêmica reforma na Paranaprevidência. A "Batalha do Centro Cívico", ou "massacre", como as vítimas preferem chamar, ocorreu no mesmo momento em que, na Assembleia Legislativa (AL), os deputados estaduais aprovavam o projeto de lei encaminhado pelo governador Beto Richa (PSDB), transferindo beneficiários com 73 anos ou mais do Fundo Financeiro, bancado pelo Executivo, para o Previdenciário, que é abastecido pelas contribuições dos próprios trabalhadores. Pelo menos 200 pessoas ficaram feridas, atingidas por balas de borracha, spray de pimenta, gás lacrimogêneo e até mordidas de cães da raça pit-bull.
Como forma de relembrar a data, entidades integrantes do "Fórum de Lutas 29 de abril", como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (APP-Sindicato), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública (SindSaúde) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizam uma mobilização unificada hoje em Curitiba. A ideia é que os moradores do interior, incluindo os das principais cidades, como Londrina, Maringá e Cascavel, viajem em ônibus e caravanas, uma vez que os docentes pretendem paralisar as atividades nos 2,1 mil colégios e nas universidades estaduais. A concentração acontece a partir das 8h30, em dois locais distintos: na Praça Santos Andrade e na Praça Rui Barbosa, ambas no centro. De lá, os participantes sairão em caminhada até a Praça Tiradentes e, na sequência, em direção aos arredores da AL e do Palácio Iguaçu, na Praça Nossa Senhora de Salete.
"É um dia de luto para nós, mas também um dia de luta. Faremos uma caminhada reivindicatória, para que o governo do Estado atenda reivindicações de todos os servidores públicos, que estão paradas. O governo não tem atendido as pautas das diversas categorias", resumiu a secretária de finanças da APP, Marlei Fernandes, que é também membro do Fórum de Entidades Sindicais (FES). Como pendências, ela citou a falta de concursos públicos e atrasos em pagamentos de progressões e promoções da carreira. "Às 14h40, no horário em que nós tivemos o avanço dos policiais sobre os trabalhadores e a população que estava aqui, faremos um ato político e público em memoria desse dia, e dando continuidade à nossa luta", completou. No mesmo local, às 15 horas, haverá um show com a banda Detonautas, do vocalista Tico Santa Cruz.
"Na verdade, o que a gente tem observado nesse governo é um total desrespeito às categorias, às entidades. Nós tivemos alguns avanços, especificamente a data-base no ano passado, fruto de todo aquele enfrentamento, mas de lá para cá, não houve avanço em praticamente nada", relatou o secretário do Sindicato dos Servidores da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins (Sindiseab), Donizetti Aparecido Rosa da Silva. Diretora do SindSaúde, Elaine Rodella tem a mesma opinião. De acordo com ela, por conta da aprovação da mensagem em 2015, os aposentados do Executivo – que estão no Fundo Financeiro - totalizaram uma contribuição de mais de R$ 6 milhões. Já os pensionistas teriam contribuído com quase R$ 1,5 milhão. "O governo armou todo um contexto para aprovar a lei aqui e, com isso, violentou os nossos direitos."
Em nota, o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), afirmou que a gestão tucana tem mantido diálogo permanente com as entidades sindicais, graças ao ajuste fiscal feito no ano passado. "Enquanto outros Estados não pagaram os salários, parcelaram, como é o caso de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Paraná está, com muita prudência, tratando a questão dos servidores públicos com muito esforço para atendê-los." Ele lamentou ainda o que chamou de viés partidário da APP. "O sindicato está mais a serviço do PT nacional do que dos professores do Paraná. Eles despendem mais esforço para as causas do partido do que às causas dos professores."(Leia mais na página 6)
Mariana Franco Ramos
Reportagem Local / FOLHA WEB

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Cidade paranaense registra -0,5ºC no primeiro dia de geada do ano


Samara Rosenberger - Redação Bonde 
 
Os paranaenses tiveram que desencaixotar os agasalhos para enfrentar o forte frio na manhã desta quinta-feira (28). No Campos Gerais, na região central e metropolitana de Curitiba (RMC) houve registro de geada, a primeira do ano.

Em Clevelândia, no Centro-Sul, os termômetros marcaram -0,5ºC, a menor temperatura do estado. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Campos Gerais, Central e Grande Curitiba foram as mais atingidas pela frente fria.

Reprodução/Juliana Kosloski
Reprodução/Juliana Kosloski - Geada em Ponta Grossa
Geada em Ponta Grossa


Entretanto, para quem não gosta do clima gelado, uma boa notícia: a pior parte já passou. A afirmação é do meteorologista do Simepar, Cézar Duquia. "A partir de amanhã, as temperaturas aumentam, pelo menos na região de Londrina. Ainda teremos frio intenso na RMC, mas os medidores começam a subir gradativamente".

Depois da madrugada mais fria do ano (4,9ºC), Londrina terá mínima de 9º nesta sexta-feira (29), e máxima de 22ºC. O fim de semana também será mais ameno, com temperaturas agradáveis, variando entre 12ºC e 24ºC. O céu terá poucas nuvens, com Sol predominante e sem chance de chuva.

Mulher morre após pneu traseiro de moto estourar no Norte do Paraná

Redação Bonde 
 

Após cair de motocicleta na rodovia PR-442, em Uraí (região Norte do estado), uma mulher de 57 anos morreu, nesta quinta-feira (28).

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu porque o pneu traseiro do veículo estourou.

Divulgação/PRE
Divulgação/PRE


De acordo com a PRE, a filha da vítima, de 37 anos, conduzia a motocicleta. Após o estouro do pneu, a filha perdeu o controle e as duas caíram. Com o forte impacto, a passageira foi arremessada por cima da filha e bateu a cabeça no chão.

A mulher foi encaminhada à Santa Casa de Uraí pelo Samu, no entanto, não resistiu aos ferimentos. A filha da vítima teve apenas escoriações leves. (com informações do G1)

Comissão Especial do Senado ouve hoje autores do pedido de impeachment

  Agência Brasil
A Comissão Especial do Impeachment no Senado ouve hoje (28) os advogados Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior, autores da denúncia que deu origem ao processo contra a presidenta Dilma Rousseff. Os requerimentos foram aprovados na sessão dessa quarta-feira.
Amanhã (29), será ouvido o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, responsável pela defesa da presidenta. Além de Cardozo, mais dois ministros serão convidados: Nelson Barbosa (Fazenda) e Kátia Abreu (Agricultura), além de um representante do Banco do Brasil.
Na próxima segunda-feira (2), serão ouvidos, também pela acusação, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso e o procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira, que identificou o atraso no repasse de recursos para bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais, as chamadas pedaladas fiscais. Também está na lista o professor do Departamento de Direito Econômico-Financeiro e Tributário da Universidade de São Paulo (USP), Maurício Conti.
Terça-feira (3), falarão pela defesa o professor de direito processual penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Geraldo Prado, o diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Lodi Ribeiro, além de Marcelo Lavenère, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Segundo o presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), por dia, só serão permitidas, no máximo, quatro manifestações, que juntas não poderão ultrapassar o tempo de duas horas.

Cidade paranaense registra -0,5ºC no primeiro dia de geada do ano

Samara Rosenberger - Redação Bonde 
 

Os paranaenses tiveram que desencaixotar os agasalhos para enfrentar o forte frio na manhã desta quinta-feira (28). No Campos Gerais, na região central e região metropolitana de Curitiba (RMC) houve registro de geadas.

Em Clevelândia, no Centro-Sul do Paraná, os termômetros marcaram -0,5ºC, a menor temperatura do estado. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Campos Gerais, Central e Grande Curitiba foram as mais atingidas pela frente fria.

Reprodução/Juliana Kosloski
Reprodução/Juliana Kosloski - Geada em Ponta Grossa
Geada em Ponta Grossa


Entretanto, para quem não gosta do frio, uma boa notícia: a pior parte já passou. A afirmação é do meteorologista Simepar, Cézar Duquia. "A partir de amanhã, as temperaturas aumentam, pelo menos na região de Londrina. Ainda teremos frio intenso na RMC, mas os medidores começam a subir gradativamente".

Depois da madrugada mais fria do ano (4,9ºC), Londrina terá mínima de 9º nesta sexta-feira (29), e máxima de 22ºC. O fim de semana também será mais ameno, com temperaturas agradáveis entre 12ºC e 24ºC. O céu terá poucas nuvens, com Sol predominante e sem chance de chuva.

Polícia vai investigar correspondência com fezes enviada a deputados


índice

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), anunciou hoje (27) que a Casa está recolhendo, para encaminhar Polícia Civil, para providências e a identificação dos autores, uma correspondência com conteúdo ofensivo aos deputados, recebida em diversos gabinetes nesta quarta-feira.
Segundo Traiano, a correspondência é uma “afronta a Assembleia e todas as providências estão sendo tomadas para que os responsáveis sejam identificados e respondam por seus atos”. Segundo Traiano, o conteúdo é “pífio e sua origem, certamente, está ligado a movimentos que afrontam a democracia e não respeitam a principal casa de leis do Paraná. Entendo eu que chegou a hora de darmos um basta. A questão agora se tornou um caso de polícia e a Polícia Civil certamente saberá encontrar seus autores que serão encaminhados a Justiça”.

Isolado no PMDB, Requião procura abrigo no PT ou no PCdoB

fabio campana requiao-_-divulgacao

Praticamente isolado no PMDB, o senador Roberto Requião (PR) deve procurar abrigo no PT ou PCdoB. No PDT será vetado por Osmar Dias e no PPL, a direção paulista não quer saber do peemedebista. Outro partido, a Rede de Marina Silva, tem restrições a atuação de Requião no parlamento.
Nesta terça-feira, 26, no Uruguai, Requião causou surpresa porque não fez, como de costume, uma defesa apaixonada da presidente Dilma Rousseff (PT) na sessão do Parlasul. O peemedebista, segundo relato de parlamentares brasileiros, foi bem contido ao falar sobre o impeachment de Dilma em curso no Senado. Aliás, na Câmara Alta, o único peemedebista a lhe fazer companhia, entre os 18 senadores do partido, é Eduardo Braga (AM), recém-saído do Ministério de Minas e Energia.

MOTOQUEIRO DE PIZZARIA EM ASSAÍ É ROUBADO QUANDO REALIZAVA ENTREGA





A equipe PM foi solicitada a comparecer no restaurante e pizzaria por volta das 20h, onde segundo a proprietária um funcionário seu havia acabado de sofrer um roubo. Ao chegarem ao local a mesma passou a relatar que sua atendente havia recebido um pedido para que entregasse uma porção de contrafilé na Rua Canada, e que pediram para que levassem troco para R$100,00 (cem reais), e quando entregador chegou no local foi recebido por um elemento trajando blusa de moletom com toca, e de posse de uma arma de fogo aparentando ser revolver, então anunciou o roubo e levou do mesmo R$65,00 (sessenta e cinco reais) e a porção qual havia pedido. Diante dos fatos foi realizado patrulhamento mas ate o presente momento não foi localizado ninguém com as características. As equipes de R.P.A e ROTAM continuam  em diligencias para tentar encontrar o autor do roubo. A vitima foi orientada quanto aos procedimentos.

VIATURA DA POLÍCIA CIVIL UTILIZADA NA FUGA DE PRESOS É ENCONTRADA ABANDONADA NA SECÇÃO PAINEIRA


Por volta das 09h30min, após informação que a viatura da Policia Civil Prefixo 04466 placa ALW 3730, utilizada na fuga de preso em data de ontem (27) estaria abandonada em uma estrada na Seção Paineira, a equipe PM se deslocou em apoio ao escrivão de policia ate o referido  local, onde lograram êxito em encontrar a viatura. A mesma se encontrava com a chave no contato sendo constatado que provavelmente vieram a encalhar e optaram por abandonar a mesma. Diante do fato a viatura recuperada foi encaminhada  para Delegacia de Policia Civil.