terça-feira, 31 de maio de 2016

Vacinas da gripe ainda estão disponíveis nas Unidades de Saúde do Paraná

Vacinas da gripe ainda estão disponíveis nas Unidades de Saúde do ParanáPara reforçar a imunização dos grupos de risco da gripe, o Estado distribuiu 30 mil doses extras da vacina na última quarta-feira (25). As Regionais de Saúde (RS) que apresentaram as maiores coberturas de vacinação foram priorizadas durante a distribuição.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde era de chegar a 80% do público-alvo da campanha. Nesta segunda-feira (30), o Paraná já tinha chegado a 92%. “Solicitamos o envio de novas vacinas ao Ministério da Saúde para atingir o maior número possível de pessoas que correm mais riscos do agravo da doença”, enfatiza o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

De acordo com o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro, a maior preocupação ainda é com as gestantes. “Esse é o único grupo de risco em que ainda não batemos a meta. Apenas 71% das gestantes paranaenses foram imunizadas”, diz.

Somente cinco Regionais de Saúde do Estado atingiram a meta no grupo das gestantes: 1ª RS - Paranaguá, 6ª RS - União da Vitória, 18ª RS - Cornélio Procópio, 19ª RS - Jacarezinho e 21ª Telêmaco Borba. As outras 16 RS estão com uma média de 70% de grávidas vacinadas.

No grupo das puérperas, ou seja, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, apenas a 10ª Regional de Saúde de Cascavel ainda não atingiu os 80% estipulados, estão com 75% do público-alvo vacinado. Na 9ª (Foz do Iguaçu) e na 20ª RS (Toledo) a meta para a vacinação infantil também não foi batida.

“Nosso alerta se estende aos pais e responsáveis pelas crianças de seis meses a cinco anos incompletos para que levem os filhos para serem imunizados”, ressalta Crivellaro.

Ele explica também que as crianças que foram vacinadas pela primeira vez neste ano, devem retornar à Unidade de Saúde e receber a segunda dose da vacina 30 dias após ter recebido a primeira ou de acordo com o agendamento feito pelo profissional de saúde.

NÚMEROS – Na atualização divulgada nesta segunda-feira (30), foram registrados 766 casos de Influenza no Estado, sendo 720 de H1N1. Os dados são referentes a quadros de gripe que demandaram a internação dos pacientes, as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (483 casos), somados à amostragem de casos de Síndromes Gripais (283 casos) confirmados nas 23 Unidades Sentinelas da gripe espalhadas pelo Paraná.

Para evitar o agravo do quadro, a Secretaria da Saúde recomenda procurar atendimento médico ao apresentar os primeiros sinais e comentar a possibilidade de um quadro de gripe. Os principais sintomas são febre alta repentina, tosse, dor de garganta e mal estar geral.
Vacinas da gripe ainda estão disponíveis nas Unidades de Saúde do Paraná
“Temos um protocolo paranaense voltado exclusivamente ao atendimento de casos de Influenzas. Nele recomendamos a prescrição do antiviral já no início dos sintomas, pois o medicamento é mais eficaz nas primeiras 48 horas do quadro gripal”, explica a chefe do Centro de Epidemiologia, Julia Cordellini.

O Oseltamivir, medicamento para tratamento dos vírus da Influenza, é disponibilizado gratuitamente para toda a população pelo Sistema Único de Saúde. A orientação é de que ele seja receitado a todos os casos suspeitos da doença, mesmo sem a confirmação laboratorial.

ÓBITOS – Já foi confirmada a presença dos vírus influenza em 21 das 22 Regionais de Saúde (RS) do Estado e óbitos por gripe em 17 regiões. Do início de 2016 até agora foram 54 mortes em Antonina (1), Guaratuba (1), Paranaguá (2), Curitiba (6), Quitandinha (1), São José dos Pinhais (1), Tijucas do Sul (1), Ponta Grossa (1), São João do Triunfo (1), Fernandes Pinheiro (1), Rebouças (1), Rio Azul (1), Pitanga (1), Chopinzinho (1), Dois Vizinhos (1), Francisco Beltrão (1), Marmeleiro (3), Foz do Iguaçu (7), Cascavel (1), Espigão Alto do Iguaçu (1), Nova Aurora (1), Campo Mourão (2), Perobal (1), Umuarama (1), Floresta (1), Maringá (3), Apucarana (3), Londrina (4), Andirá (1), Cornélio Procópio (1), Toledo (1) e Nova Tebas (1).

Ratinho Jr mira eleições de 2016 e 2018 e anuncia formação de bloco PSD-PSC

Redação Bem Paraná com blog Política em Debate
O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, deputado estadual licenciado Ratinho Júnior (PSD) anunciou hoje a formação de um bloco partidário unindo o PSD e o PSC, com vistas às eleições municipais de 2016. O bloco já nasce com mais de 80 prefeitos atuais, e tem como meta eleger 120 prefeitos nas eleições de outubro. Na Assembleia Legislativa, os dois partidos conta com 14 dos 54 deputados. Com esse “superbloco” partidário, Ratinho Jr pavimentaria sua pré-candidatura ao governo do Estado para as eleições de 2018.
Para ler a notícia completa acesse o blog Política em Debate.

Jovens que estavam perdidos há cinco dias na Serra do Mar são resgatados

Da Redação/ BANDA B
resgatados
Foto: Divulgação PRF

Cinco jovens, que estavam perdidos há cinco dias na Serra do Mar paranaense, foram resgatados no começo da tarde desta terça-feira (31). O grupo havia saído a pé na última quinta-feira (26) de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, com destino a Morretes. No meio do caminho, eles se perderam da trilha que pretendiam seguir e foram resgatados apenas nesta terça pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Foto: Divulgação PRF
Foto: Divulgação PRF

De acordo com a PRF, o Corpo de Bombeiros solicitou o apoio do helicóptero durante a manhã. Devido às condições adversas do clima na região, porém, não foi permitido o voo antes do meio-dia.
No início da tarde, a aeronave da PRF se deslocou até o local e, após alguns sobrevoos, localizou o grupo, no Morro do Leão, em Morretes. O último contato deles havia sido feito na segunda, por telefone.
Nenhum deles precisou de atendimento médico, mas o grupo já apresentava sinais de desnutrição e de desidratação. A comida que eles tinham havia acabado ontem e a reserva de água, na madrugada de hoje.
O helicóptero da PRF fez duas viagens para transportar o grupo e seus equipamentos até a sede do Corpo de Bombeiros em Morretes.
Os amigos têm entre 29 e 45 anos de idade. Eles pretendiam chegar até a Estação Marumbi, onde fariam uma das trilhas até o pico. Todos moram na região de Curitiba.
Além da falta de suprimentos, o grupo enfrentou o frio e a chuva. Para evitar hipotermia, precisaram se manter parte do tempo abraçados uns aos outros.
A água da chuva molhou todo o equipamento e sacos de dormir, o que fez triplicar o peso que cada um carregava.
Cerca de duas horas antes de avistarem o helicóptero da PRF, eles chegaram a ouvir, à distância, apitos dos bombeiros que faziam buscas por terra.

RECAPE ASFALTICO NA AVENIDA RIO DE JANEIRO TEM SEQUÊCIA





Na tarde desta terça-feira (31) a construtora J Gabriel realizou o recape asfáltico de mais um trecho da Av Rio de Janeiro entre as ruas Argetnina e Uruguai.
A previsão é de finalizar o serviço até sexta-feira, dependendo das condições climáticas.
Após conluir esta obra e finalizar o recapeamento asfáltico da Rua Manoel Ribas, o Governo Municipal irá convocar uma audiência pública para a população decidir se muda ou não o sentido de mão única da Av. Rio de Janeiro.

Ibiporã: Vereadores aprovam projetos que facilitam duplicação da Avenida Ibraim Prudente da Silva


Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (30-05) também tratou de falta de segurança no Cemitério e do aumento na taxa de lixo

O presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, vereador Lafayette Forin, abriu a Sessão Ordinária da noite de segunda-feira (30-05) solicitando ao vereador Orlando Ferreira que fizesse a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada.
Em seguida, anunciou a discussão e votação da Ata da Sessão Ordinária anterior, e como não houve manifestações a declarou aprovada. O presidente solicitou então à vereadora Maricélia Soares de Sá (Mari de Sá), Primeira Secretária da Casa, para que procedesse a leitura das matérias do expediente.
Na Ordem do Dia foram aprovados por unanimidade os projetos de lei 015 e 016/2006, ambos de autoria do Executivo Municipal, autorizando o prefeito a realizar permuta de bens imóveis. Os dois tiveram pareceres favoráveis das Comissões Permanentes de Justiça, Legislação e Redação; de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; e de Viação, Serviços Públicos e Transportes.
Segundo a Exposição de Motivos encaminhada à Câmara de Vereadores pelo prefeito José Maria Ferreira, as permutas são necessárias para “abertura, alargamento, conservação e/ou melhoramento da Avenida Ibrahim Prudente da Silva e outras vias públicas, o que garantirá maior liberdade de locomoção e segurança aos usuários da via”.
SEGURANÇA NO CEMITÉRIO – No período de Explicações Pessoais, o vereador Lucas Keller Botti falou sobre a falta de segurança no Cemitério de Ibiporã. “Boa noite presidente Lafayette, boa noite aos nobres vereadores, companheiros, boa noite aos ouvintes da rádio e também às pessoas que aqui estão. Eu quero falar sobre a indicação que eu fiz, solicitando mais segurança no Cemitério. Muitas pessoas me falaram que os roubos têm sido frequentes no Cemitério. A gente pensa ‘o que roubariam?’ Nossa, o segurança conversou comigo, o Senhor Paulo, que é responsável pela segurança de lá, disse que precisam de muito mais seguranças, confirmando o que as pessoas têm me falado, porque fala iluminação, falta muita coisa lá, porque as pessoas vão para roubar mesmo. Eles tiram as imagens, os crucifixos, as placas que têm pregos importantes, uma maneira de prender… que são de ouro, que tem um metal precioso, mais valioso, eles tiram para vender, já aconteceu de eles tirarem e deixarem guardado, que foi aí que o Senhor Paulo achou, encontrou, porque a intenção deles era pegar para vender no outro dia. Então estou explicando o porquê desta indicação e eu peço que seja visto com urgência isto. Obrigado”.
TAXA DE LIXO – O vereador Daniel Sarabia também pediu a palavra para criticar o aumento na taxa de lixo: “Boa noite presidente, senhores vereadores, ouvintes da Alternativa, meus cumprimentos. Eu queria comentar a respeito que teve mais um aumento na taxa de lixo. Eu vi minha conta lá, um absurdo. O pessoal, meu filho, o pessoal está metendo a mão no bolso do povo. Vou falar um negócio, por exemplo, hoje fica mais caro a coleta de lixo do que água. Tanto é que, pelo menos lá na minha conta eu vi, foi de R$ 32,00 para R$ 38,98, se eu não me engano, quase R$ 39,00, e a água R$ 32,00. Em minha opinião alguma coisa está errada, é impossível custar mais caro o lixo do que a água, eu acho que nós precisamos rever isto daí, não pode. Eu vejo todo mundo reclamando e acho que nossa função aqui é ver o que está acontecendo. Eu não vou desmerecer o serviço prestado pela Kurica, mas é muito caro, muito, muito. Obrigado, presidente”.
ENCERRAMENTO – O presidente convidou todos para permanecerem no recinto para participar da Audiência Pública de Apresentação do Projeto de Lei n° 014/16 – Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2017 – LDO; do Relatório de Gestão Fiscal relativamente ao Primeiro Quadrimestre de 2016 do Município; e da Avaliação do cumprimento do Plano Municipal de Saúde, relativamente ao Primeiro Quadrimestre de 2016.
O presidente agradeceu a presença de todos e convocou a Câmara para a próxima Sessão Ordinária, dia 06-06-2016 (segunda-feira), às 18h30min, neste mesmo local, anunciando para a pauta Ordem do Dia a 1ª discussão e votação artigo por artigo do Projeto de Lei n° 12/16; e a 2ª discussão e votação em globo dos Projetos de Lei n°s 15 e 16/2016. Informou, ainda, que os Conselheiros Tutelares de Ibiporã estarão presentes para apresentarem o relatório pormenorizado dos primeiros 100 dias de atuação, declarando encerrada a Sessão.

portal tudo 

CONGONHINHAS REFERÊNCIA NO SETOR AGRICOLA..



O município de Congonhinhas vem sendo referência no setor agrícola. Do inicio da gestão do prefeito, Dr. José Olegário Ribeiro Lopes até agora, muitos implementos foram adquiridos e distribuídos nos mais diversos seguimentos da agricultura, café, criação de bovinos, soja, trigo e no setor de hortaliças. Além de diversos implementos, também foram adquiridos tratores inclusive, trator com mobilidade para executar trabalho em estufas, com esse incentivo já está sendo construídas diversas estufas em nosso município, aqui estamos visitando a propriedade do Sr. André (popular André serraia), construiu uma estufa de 1000 metros onde vai ser a plantação de tomate e já esta construindo outra com a mesma metragem para plantação de pepino, parabenizamos a iniciativa dos produtores e do prefeito Dr. José Olegário Ribeiro Lopes pelo incentivo, principalmente aos pequenos produtores.
Secretaria Municipal de Agricultura ..

Paraná registra crescimento de 12% em trabalhadores por conta própria

AEN
Depois de trabalhar por muitos anos como empregada em salões de beleza, a cabeleireira Elisana Lopes de Oliveira resolveu montar seu próprio negócio ao lado da sua casa. O salão funciona na aldeia indígena Kakané Porã, no bairro Campo de Santana (foto: Orlando Kisser/Aen)
O número de trabalhadores por conta própria vem crescendo no Paraná. Levantamento da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) mostra que o número de novos microempreendedores individuais (MEIs) aumentou de 11,51% de janeiro a abril de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 33.353 novos MEIs constituídos no primeiro quadrimestre desse ano, contra 29.908 em igual intervalo de 2015.
Os MEIs já respondem por 72% do total de empresas abertas no Paraná. Entre MEIs e empresas tradicionais foram 46,3 mil constituições de empresas nos primeiros quatro meses de 2016, número ligeiramente inferior ao volume registrado no mesmo período do ano passado, de 46,8 mil.
O presidente da Jucepar, Ardisson Akel, diz que hoje o Governo do Paraná dá apoio a este segmento. “Temos a atuação forte da Fomento Paraná e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE, para financiar os projetos desses empresários”, explica.
NECESSIDADE - Criada em 2009, a figura do MEI abrange autônomos que ganham até R$ 60 mil e tem tributação simplificada. De acordo com o presidente da Jucepar, em momentos de crise, o empreendedorismo por necessidade também cresce, o que ajuda a impulsionar o surgimento de novos microempreendedores.
“Pessoas que perdem o emprego muitas vezes usam o dinheiro da indenização para montar um negócio próprio. Mas temos dois casos. Gente que coloca em prática o desejo de ter o negócio próprio, o sonho de ser o próprio chefe. E aqueles que começam um negócio porque não conseguem uma realocação no mercado de trabalho e precisam gerar renda”, diz.
CRESCIMENTO - O MEI, de acordo com ele, é, de qualquer forma, uma alternativa interessante, porque formaliza o negócio para o empreendedor. “É uma geração de renda formal e que também garante benefícios previdenciários no futuro”, diz Akel.
A abertura de negócios por autônomos vem crescendo nos últimos anos. Somente no ano passado, houve um aumento de 31% no Paraná, com evolução de 233, 2 mil, em 2014, para 307,2 mil em 2015, de acordo com o Empresômetro, plataforma desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) em parceria com o Instituto de Planejamento e Tributação (IBPT).
PERFIL - O microempreendedor individual é, muitas vezes, o primeiro passo para transformar uma ideia em um grande negócio, diz Akel. O Paraná tem 1,1 milhão de empresas ativas, de acordo com o Empresômetro. O volume responde por 6,9% do total no Brasil. Das empresas ativas no Paraná, 94% são pequenas e microempresas.
APESAR DA CRISE - Os dados da Jucepar mostram ainda que, apesar da crise econômica, vem caindo o número de empresas tradicionais que fecham as portas no Paraná. No primeiro quadrimestre foram encerradas 12 mil empresas no Estado, 6,42% menos do que as 12,8 mil que deram baixa no mesmo período do ano passado. Ainda que esse dado possa parecer positivo à primeira vista, ele camufla um comportamento comum entre os empresários.
“Muitos empresários já encerraram na prática seus negócios, mas acabam não dando baixa na Junta Comercial. Essa situação pode durar meses, Muitos desconhecem que hoje o processo é muito mais fácil e que não há necessidade de certidões negativas”, diz.
Graças a um decreto estadual de 2014, as empresas estão dispensadas de apresentar as certidões negativas (municipais, estaduais e federais) de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas na Jucepar, o que vem agilizando os processos.

Richa recebe estudantes e mostra que o Paraná investe 34,5% em educação

fabio campana
índice

O governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (30) um grupo de representantes da Upes e destacou que o investimento em ensino no Paraná chega a 34,5% do orçamento, bem acima do limite legal, que é de 30%. Richa ressaltou, ainda, a melhoria da merenda escolar nos últimos anos. Hoje, disse ele, 51% dos produtos são da agricultura familiar. O governador também lembrou o esforço para a valorização dos profissionais da educação.
Antes do encontro com o governador os estudantes tiveram reunião com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e a secretária da Educação, Ana Seres na Casa Civil, quando firmaram um acordo para que não haja novas ocupações de escolas. Também participaram desta reunião os deputados estaduais Hussein Bakri e Professor Lemos, que integram a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Vítima resiste a assalto e persegue criminosos no Norte Pioneiro


Redação Bonde
 

O marido de uma vítima de tentativa de assalto reagiu ao crime na tarde desta segunda-feira (30) no centro de Jacarezinho e conseguiu ainda dar prejuízo aos bandidos. Após a reação inesperada da vítima, os criminosos correram e depois de luta abandonaram o carro em que estavam. Outros dois crimes de roubo foram registrados também nesta segunda-feira.

Segundo o boletim de ocorrência, pouco antes das 16 horas três homens abordaram uma funcionaria de uma loja de informática e tentaram retirar pertences quando colocaram as mãos em seus bolsos. Ao ouvir os gritos, o marido da jovem que estava nos fundos da loja, reagiu e partiu em direção aos criminosos que fugiram amedrontados.

O proprietário da loja ao perseguir o bando, conseguiu alcançar o trio que já adentrava em um carro GM Vectra de cor prata já na rua presidente Castelo Branco no Parque Bela Vista. Os bandidos perderam o controle do carro e pararam irregularmente na rua. A vítima então em luta conseguiu retirar o motorista do carro e ficou com uma blusa de frio com estampa do São Paulo.

O motorista agarrado ainda conseguiu se desvencilhar da blusa e fugir correndo com o restante dos bandidos. Enquanto a vítima lutou com o motorista, outros três que estavam no banco traseiro correram. O bando abandonou o carro. A Polícia Militar fez patrulhamento, mas não encontrou os suspeitos. O carro e a blusa foram apreendidos. O veículo recebeu diversas notificações por irregularidades.

Pouco antes deste crime, um jovem foi vítima também de roubo, nas proximidades da rua Calixto Salles no Parque Bela Vista, de onde os criminosos levaram um tablet. O aparelho foi encontrado pela polícia dentro do carro o segundo crime. Segundo a vítima do primeiro roubo, por volta das 14h45, dois indivíduos a pé abordaram ele, o seguraram a força e tomaram seu tablet com fone de ouvido e fugiram sentido ao Colégio Padre Magno.

A vítima contou ainda à polícia, que os criminosos estavam com guarda chuva e com uma blusa azul e a outra vermelha. Os militares fizeram patrulhamento, mas ninguém foi localizado.

Já no período da noite, por volta das 19h30 na rua João Candido Fortes, os militares foram acionados para atender outra situação de roubo. O homem com sua sobrinha andavam pela rua quando próximo a Igreja Presbiteriana Independente, no centro da cidade, foram surpreendido por dois homens com uma faca grande. O homem contou ainda que um dos bandidos com a faca encostou a arma em seu pescoço e exigiu que entregassem todos os pertences de valor.

Os bandidos conseguiram levar uma bolsa com documentos pessoais, cartão de crédito e um aparelho celular LG preto. Da outra vítima foi levado um celular Motorola Moto G preto desmontado. A dupla fugiu sentido à Vila Rosa. As vítimas ainda descreveram os criminosos para a polícia.

Um era branco, magro e usava calça jeans preta e blusa preta. O segundo era moreno, magro e vestia calça e blusa com capuz preto. Os militares fizeram patrulhamento, mas não localizaram os criminosos.

(com informações do Portal JNN)

ELEMENTOS CORTAM CAIXAS ELETRÔNICOS DO BCO DO BRASIL DE SERTANÓPOLIS COM MAÇARICO E PROVOCAM INCÊNDIO


 
Nesta madrugada (31) por volta das 03:00 horas o Banco do Brasil, localizado na Rua Padre Jonas Vaz Santos em Sertanópolis foi atacada. Informações apuradas no local dão conta que dois indivíduos invadiram a agência e cortaram com um Maçarico os caixas eletrônicos, vindo a incendiar o local.

Uma parte do escritório do Moinho Globo que fica em cima da agência foi invadida pela fumaça, e algumas cortinas pegaram fogo.

Populares relataram que escutaram dois estrondo e após isso avistaram o fogo consumindo a área dos caixas eletrônicos da agência. Funcionários da empresa Moinho Globo acionaram a Polícia Militar que de imediato acionou o Corpo de Bombeiros de Ibiporã.

As chamas foram controladas duas horas depois com ajuda do carro da defesa civil que abastecia o caminhão do Corpo de Bombeiros. Conforme a Polícia Militar ainda não se sabe o que foi roubado, pois o local está todo destruído.

FONTE - PAULA FERREIRA - NO GRUPO DE WHATS - REPÓRTER DA HORA

FURTO SIMPLES EM SANTA CECÍLIA DO PAVÃO





Compareceu no Destacamento de Polícia Militar  o solicitante e informou que no dia anterior estava no seu trabalho (09h)  na Rua Marechal Floriano e saiu por uns 30 minutos para ir até uma padaria e quando retornou verificou que alguém furtou alguns objetos, sendo uma esmerilhadeira Bosch e cinco varas de pesca com molinetes. O mesmo foi orientado e confeccionado o Boletim de Ocorrência.

ASSAÍ - PREFEITO MESTIÇO ANUNCIA GRANDE EMPREENDIMENTO PARA ASSAÍ E REGIÃO

 
Em entrevista ao Jornal METROPOLITANO, nesta sexta-feira, 27/05, o prefeito Luiz Mestiço anunciou entendimentos para a vinda de um grande investimento que “vai mudar a realidade de Assai e região”.
Segundo ele, trata-se do investimento maior da região de Londrina, Apucarana, Arapongas e Cambé. Só na construção e sua implantação, possibilitaria a geração de mais de 1,5 mil empregos diretos.
O empreendimento resulta da reunião de um grupo de investidores, dentre os quais dois conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná, um desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF-4), da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS), um promotor de Justiça com atuação na Operação Lava Jato, entre outros, liderados por empresário que “tem nome e sobrenome”, e importantes empresas já estabelecidas.
Ao comentar sobre a nova indústria, o prefeito assaiense relatou que “eu não cometo estelionato eleitoral, eu posso perder eleição, mas eu não cometo”.
Como exemplo, ele mencionou caso de eleições passadas que falso empresário teria vindo à cidade, anunciando a implantação de indústria de bala, de chocolate, na antiga algodoeira Sanbra.
O anúncio de tal grupo de investimento deve acontecer no máximo em 60 dias, comentou ele.
O prefeito também explicou que, ao invés da atual arrecadação anual de R$ 9 milhões a R$ 11 milhões de ICMS, o novo empreendimento representaria cerca de R$ 10 milhões por mês, ou R$ 50 milhões por ano, ao município de Assaí, a partir de 2021.


FONTE - DEVONIR CUSTÓDIO

PREVISÃO DO TEMPO ( SIMEPAR )



O tempo permanece instável em grande parte do Paraná nesta terça-feira. Pela manhã o sol aparece na maioria dos municípios, mas, novamente, há possibilidade de pancadas de chuva, principalmente na "metade norte" do Estado. Apesar do predomínio de sol entre nuvens nas outras regiões paranaenses, também chove com fraca intensidade e de forma muito isolada. A sensação é de tempo um pouco mais abafado por causa da alta umidade relativa do ar.

Assaí/PR
 
Terça-feira, 31/05/16 Quarta-feira, 01/06/16 Quinta-feira, 02/06/16

Tempo Manhã

Instável
Tarde

Pancadas de chuva isoladas
Noite

Pancadas de chuva


Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas a partir da tarde


Pancadas de chuva isoladas à noite.


Temperaturas Máx. 22ºC
Mín. 14ºC
Máx. 23ºC
Mín. 14ºC
Máx. 21ºC
Mín. 14ºC


Vento noroeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h) noroeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h) noroeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h)

Visibilidade boa boa boa


Horários de Nascer e Pôr do Sol
Data
Nascer
Pôr
Terça, 31/05/2016 06:57 17:45
Quarta, 01/06/2016 06:57 17:44
Quinta, 02/06/2016 06:57 17:44
Sexta, 03/06/2016 06:58 17:44
Sábado, 04/06/2016 06:58 17:44
Domingo, 05/06/2016 06:59 17:44
Segunda, 06/06/2016 06:59 17:44

Comerciante encontra envelope ‘recheado’ de dinheiro em banheiro de shopping em Curitiba

Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento/ banda b

Um comerciante de 43 anos encontrou um envelope ‘recheado’ de dinheiro dentro de um dos banheiros do Shopping Mueller, em Curitiba. O achado aconteceu no fim na tarde deste domingo (29) e o homem foi orientado pela direção do shopping a procurar a polícia. O valor exato não foi informado, mas o comerciante afirma que as notas somadas dão mais de R$ 10 mil.

dinheiro ok
(Foto: Divulgação EBC)

Em entrevista à Banda B, ele contou que passeava pelo shopping quando resolveu ir ao banheiro. “Vi que naquela parte de mármore, em cima da patente, tinha um pacote com várias notas. São banheiros individuais, não tinha ninguém que havia saído. Fiz um contato com a direção do shopping, depois acionamos a Polícia Militar (PM) porque é um fato para se registrar”, descreveu o comerciante, que não terá sua identidade revelada.
O comerciante registrou Boletim de Ocorrência (BO) e o caso foi para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul). “As pessoas ficam falando ‘parabéns parabéns’, mas não acho que isso seja mérito nenhum, é mais obrigação mesmo. Nem pensei em ficar porque Deus já me deu até mais do que eu mereço e vem me dando, ainda. Tem que achar o dono, pertence alguém, se não achar o dono tem que fazer uma doação, presumo eu”, finalizou.
A quantia foi entregue junto ao envelope de papel, envolto a um elástico. Com auxílio de câmeras de segurança, as investigações devem apontar o dono do dinheiro ou se a quantia será destinada a doações.
Shopping 
A Banda B entrou em contato com a assessoria do Shopping Mueller, que confirmou a situação, sem detalhes.

Mortes em Corpus Christi caem 25% nas rodovias federais do Paraná


Redação Bonde 
 

O total de mortes no feriado prolongado de Corpus Christi caiu pelo segundo ano consecutivo nas rodovias federais do Paraná. Nove pessoas morreram no feriado deste ano, 25% menos do que no mesmo período de 2015, quando 12 pessoas perderam a vida no estado.

O número de feridos caiu 40%, de 196 para 117. Houve 159 acidentes. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Há dois anos, em 2014, houve 17 mortes na Operação Corpus Christi no Paraná.

As nove mortes registradas este ano ocorreram em nove acidentes isolados, oito deles com pista seca. Entre as causas desses acidentes estão excesso de velocidade, ultrapassagem indevida e falta de atenção. Entre os mortos estão três pedestres, um motociclista e um ciclista.

Fiscalização

Ao longo de cinco dias de operação, entre a última quarta-feira (25) e ontem (29), a PRF flagrou no Paraná 54 motoristas sob influência de bebidas alcoólicas, 512 ultrapassagens proibidas e mais de 7,3 mil veículos acima da velocidade máxima permitida. A PRF fiscaliza cerca de 4 mil quilômetros de rodovias federais no estado.

Durante o feriado, a PRF flagrou ainda 25 veículos nos quais crianças eram transportadas sem os respectivos equipamentos de segurança --assento de elevação, cadeirinha ou bebê-conforto, conforme a idade. Mais de 150 veículos foram recolhidos aos pátios da instituição, por diferentes irregularidades.

Os agentes da PRF apreenderam ainda 750 mil maços de cigarro contrabandeados e 188 quilos de maconha. Sete veículos roubados ou furtados foram recuperados por policiais rodoviários federais.

Durante a operação, a PRF prendeu 40 pessoas, por diferentes crimes, entre eles embriaguez, contrabando, tráfico, receptação e uso de documento falso.

Números da Operação Corpus Christi da PRF no Paraná

9 mortos (queda de 25%)
117 feridos (queda de 40%)
159 acidentes (244* no mesmo feriado de 2015)
54 flagrantes de embriaguez
512 ultrapassagens irregulares
7.312 veículos acima da velocidade
25 crianças sem cadeirinha
153 veículos recolhidos
750 mil maços de cigarro apreendidos
188 quilos de maconha
7 veículos recuperados
40 pessoas presas

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Deputados pedem abertura de CPI para investigar aplicação da Lei Rouanet


Parlamentares do Democratas protocoloram pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar possíveis irregularidades na concessão de incentivos fiscais por meio da Lei Rouanet.
Sancionada em dezembro de 1991 pelo ex-presidente Fernando Collor, a Lei Rouanet, que tem esse nome em homenagem ao então secretário de Cultura Sérgio Rouanet, instituiu políticas públicas para a cultura. O grande destaque é a política de incentivos fiscais que possibilita empresas e cidadãos destinarem a ações culturais 6% e 4%, respectivamente, do imposto de renda devido.
O pedido de CPI foi assinado pelos deputados Alberto Fraga (DEM-DF) e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ). Eles conseguiram a adesão de 212 deputados. Eram necessárias 171 assinaturas para solicitar a abertura da comissão. Os deputados argumentam que a lei seria uma forma de 'terceirizar' um repasse de recursos federais. Eles contestam os critérios usados para a seleção dos projetos no Ministério da Cultura, o que, segundo afirmam, causam estranhamento como a aprovação de valores altíssimos para pequenos projetos ou repasses que acabam sendo uma forma de bancar patrocínio privado com dinheiro público.
Segundo Alberto Fraga, a concessão seletiva de recursos a artistas consagrados caracteriza abuso em relação à Lei Rouanet, que deveria consagrar artistas iniciantes ou de rua.
"Nos últimos anos, principalmente quando o PT estava no poder, apenas aqueles artistas rotulados como petistas é que estavam tendo acesso e direito a esses benefícios. Então, tem alguns artistas, como por exemplo, a cantora Cláudia Leite. Não pode pegar quase 6 milhões de reais dos cofres públicos para financiar o show dela. O Luan Santana, quase 4 milhões e 800 mil reais. E por aí vai."
Por outro lado, o deputado Chico D'Ângelo (PT-RJ), defende a Lei Rouanet, mas reconhece a necessidade de ajustes. Ele lembra que uma visão equivocada da cultura do atual governo fez o presidente interino, Michel Temer, recuar da decisão de extinguir o ministério.
"Essa CPI vem nessa linha, dessa visão do governo Michel Temer de interpretar a cultura de uma maneira atrasada, de uma maneira equivocada. A despeito de melhorias que são necessárias -- descentralização, democratização -- a lei trouxe avanços significativos para a política cultural brasileira. Então, acho que é um equívoco, e a CPI simplesmente carece de fundamentação. Na verdade, vai ser uma forma de demonstrar, de uma maneira muito clara, que a Lei Rouanet é uma coisa positiva para a cultura brasileira."
De acordo com o requerimento para a abertura da CPI, a intenção é questionar, entre outros tópicos, a concentração de proponentes ou possível privilégio de alguns produtores na aprovação dos projetos e a capacidade do Ministério da Cultura de acompanhar a quantidade de projetos aprovados, além das respectivas prestações de contas.
Depois de protocolado o pedido de CPI, a Secretaria Geral da Câmara dos Deputados vai analisar o requerimento. Se tudo estiver certo, a proposição precisa ser lida em plenário e só então os partidos indicarão os 30 membros, 15 titulares e 15 suplentes. A partir desse momento, os deputados terão 120 dias para concluir os trabalhos da comissão.
Reportagem - Idhelene Macedo
 
radio camara 

DER retira de circulação veículos que transportavam passageiros de forma irregular

 
Agentes de Fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) fizeram uma operação especial, entre os dias 16 a 21 de maio, em diversas rodovias estaduais da região dos Campos Gerais. A ação foi feita em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual e retirou de circulação nove veículos que faziam o transporte de passageiros. Os veículos apresentavam irregularidades que comprometiam a segurança da viagem.

Segundo a gerência de fiscalização do DER, as irregularidades mais comuns foram as ausências de registro da empresa e do veículo, bem como da licença específica para realização dos serviços de fretamento, principalmente de estudantes universitários.

Desde janeiro já foram retirados de circulação 55 veículos de transporte de passageiros por irregularidades. As multas aplicadas variam entre de R$ 459,80 a R$ 4.598,00.

SEGURANÇA - Maria Elizabete Bozza, gerente de Fiscalização do DER, afirma que as ações de combate aos serviços clandestinos de transportes de passageiros estão cada vez mais intensificadas. “Essas operações têm como objetivo garantir a segurança dos transportados, havendo inclusive a possibilidade de se conduzir os motoristas destes veículos para a delegacia”, explicou Bozza.

Os motoristas apreendidos podem responder por contravenção prevista no artigo 47 do Código de Contravenções Penais e/ou por Crime previsto no artigo 256 do Código Penal, podendo os passageiros serem indicados como testemunhas dos fatos.

FISCALIZAÇÃO – Nas abordagens dos serviços de fretamento, os agentes verificam a documentação da empresa (registro), do veículo (registro, seguro), da viagem (licença, lista de passageiros, nota, contrato de prestação de serviço) e do motorista (habilitação, curso e carteira de saúde), bem como equipamentos obrigatórios, como cintos e tacógrafo.

Nas linhas regulares são verificadas as tabelas de horários, preços e itinerários previamente autorizados. Os passageiros são orientados a guardar o bilhete para eventuais reclamações.

CONSULTAS - Os passageiros interessados em contratar uma empresa para fretamento intermunicipal devem exigir registro válido da empresa e do veículo ou consultar a situação da empresa no site (http://www.der.pr.gov.br/consulta_empresas.php) ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), telefone 0800-410-158. 
 
aen

JOVEM DE NOVA AMÉRICA DA COLINA QUE SE ENVOLVEU EM ACIDENTE NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA, PASSA BEM E DEVE SAIR DA UTI







Herrisson Adenilon Aparecido Afonso, 21, de Nova América da Colina, que se envolveu em gravíssimo acidente na última quinta-feira,27, já passa bem.

À princípio, Herrisson, que sofreu traumatismo craniano, teria, segundo informações, que fazer uma cirurgia, mas que ficou algumas horas para conseguir uma vaga em uma UTI.

Porém, a família fez o que foi possível e conseguiu na própria Santa Casa de Cornélio Procópio.

E neste instante, chega a informação que sua reação é muito boa e que não será mais possível, fazer a cirurgia.

A família de Herrison agradece as orações de todos da sua cidade e região.

DEPUTADO FED JOÃO ARRUDA VIABILIZA EMENDAS DE MAIS DE 1,5 MILHÃO PARA O MUNICÍPIO DE SAPOPEMA, DIZ PREFEITO GIMERSON SUBTIL

No último dia  20/05, dando seguimento a prestigiação das recentes conquistas de Sapopema, agora com a presença do Deputado Federal João Arruda, os munícipes de Sapopema foram convidados para a solenidade da entrega oficial do rolo compactador no valor de R$ 200.000,00, a abertura da licitação para a reforma da Rodoviária Intermunicipal no valor de R$ 300.000,00.
E alguns recursos em andamento, como adequação e ampliação de calçadas de passeios no valor de R$ 250 mil reais, aquisição de patrulha mecanizada, sendo 01 caminhão equipado com polinguindaste e 20 caçambas estacionarias no valor de R$ 300 mil reais e custeio para o piso da atenção básica da saúde no valor de R$ 150 mil reais.
 
BLOG DO CHAGUINHAS

Bombeiros resgatam cavalo que caiu em buraco

Um cavalo caiu em um buraco de dois metros de profundidade na tarde deste sábado (28) no Jardim Nova Cambé, os bombeiros precisaram a ajuda de funcionários de um depósito que fica próximo ao local do acidente com o animal.
Não se tem conhecimento de quem seja o dono dos cavalos, mas moradores da região relataram ao Portal Cambé que no bairro existem muitos animais soltos e que por diversas vezes esses cavalos causam transtornos para moradores do bairro.
Segundo os bombeiros, o animal foi retirado do buraco com diversos ferimentos e apresentava sinais de cansaço. A corporação não soube informar como nem por quanto tempo o animal ficou preso no buraco.
FONTE - PORTAL CAMBÉ

» Procopense assume presidência do Banco do Brasil


Redação Anuncifácil

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou na última quarta-feira (25), o nome de Paulo Caffarelli, natural de Cornélio Procópio, para a presidência do Banco do Brasil. Junto com ele, Meirelles também anunciou Gilberto Occhi para coordenar os trabalhos da Caixa Econômica Federal.
Caffarelli é funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde começou como menor aprendiz. Já trabalhou como secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Formado em Direito, possui pós-graduação em Comércio Exterior e Mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2015, ocupou o cargo de diretor executivo da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Em dezembro de 2013, Paulo Caffarelli foi homenageado pelo atual prefeito de Cornélio Procópio, Fred Alves, durante a inauguração da reforma da agência do BB na cidade, onde Caffarelli iniciou a carreira.
Occhi também tem formação no Direito, com pós-graduação na área de finanças, mercado financeiro e gestão empresarial. É funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, onde começou a trabalhar na década de 1980. Já foi vice-presidente de Governo da instituição. (Redação Portal Bonde)

Assaí tem contas de 2013 aprovadas em fase recursal

Foto de Devonir Custodio.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) acatou o recurso do prefeito de Assaí (Região Norte) Luiz Alberto Vicente contra o Acórdão nº 135/15 da Segunda Câmara, que havia julgado irregulares as contas do município em 2013.
Com a nova decisão, o TCE-PR julgou regulares com ressalva as contas daquele ano e afastou a multa aplicada anteriormente.
O motivo para a desaprovação havia sido a existência de divergências de saldos das contas do balanço patrimonial da prefeitura em relação aos saldos informados no Sistema de Informações Municipais-Acompanhamento Mensal (SIM-AM) do TCE-PR.
Em seu recurso de revista, Vicente alegou que encaminhou esclarecimentos relativos à republicação do balanço patrimonial, com a correção de falha decorrente de soma equivocada em planilha contábil, indicando o valor do resultado do balanço no campo adequado.
A Diretoria de Contas Municipais, responsável pela instrução do processo, confirmou que o novo balanço foi enviado e seus valores eram idênticos aos do SIM-AM.
Assim, a unidade técnica opinou pelo provimento do recurso. O Ministério Público de Contas (MPC) concordou com o posicionamento da DCM em seu parecer.
Ao fundamentar seu voto, o relator do processo, conselheiro Artagão de Mattos Leão, afirmou que a documentação juntada aos autos comprovou a exatidão das contas, atestando a legalidade, a legitimidade, a eficácia e a economicidade dos atos de gestão do prefeito.
Como a irregularidade foi sanada na fase recursal, ele votou pela sua conversão em ressalva.
Na sessão do Tribunal Pleno de 5 de maio, os conselheiros acompanharam por unanimidade o voto do relator, dando provimento ao recurso e afastando a sanção.
Após o trânsito em julgado do processo, o parecer prévio do TCE deverá ser encaminhado à Câmara de Assaí.
A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Executivo municipal. Para desconsiderar a decisão do Tribunal expressa no parecer prévio são necessários dois terços dos votos dos vereadores.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR

Paraná é reconhecido como área livre de Peste Suína Clássica


Ato ocorreu na assembleia da Organização Mundial da Saúde Animal.
Expectativa é ampliar volume de exportação da carne suína produzida.

Do G1 PR
Paraná foi reconhecido como Área Livre da Peste Suína Clássica (Foto: Divulgação/Jonas Oliveira/AEN) 
Paraná foi reconhecido como Área Livre da Peste
suína clássica(Foto:Divulgação/Jonas Oliveira/AEN)
 
O estado do Paraná foi reconhecido oficialmente pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como Área Livre de Peste Suína Clássica. O ato ocorreu na reunião anual da OIE, em Paris, na quinta-feira (26). Além do Paraná, outros 14 estados da federação e do Distrito Federal também obtiveram o reconhecimento.
A expectativa do Governo do Paraná, que havia pleiteado o reconhecimento à OIE, é de que o reconhecimento signifique a ampliação das exportações da indústria. Atualmente, o volume de exportação é de 10% das carnes produzidas no estado, o que o coloca como o terceiro maior produtor de carne suína do país – em 2015 foram produzidas 676,3 mil toneladas.
A OIE pertence à Organização Mundial do Comércio (OMC) e traça recomendações que servem de referência para os mercados internacionais que lidam com comércio de animais e produtos de origem animal.
De acordo com o governo, a peste suína clássica já estava erradicada no Paraná desde 1994, quando o Ministério da Agricultura reconheceu a Região Sul como área livre da doença. No entanto, a OIE decidiu adotar o reconhecimento dividido por estados a partir de 2015.

Para obter o certificado o estado teve de adotar medidas como biossegurança nas granjas, controle e monitoramento mais rígido no trânsito de animais, e vigilância sanitária por meio de testes laboratoriais.
O reconhecimento junto à OIE era uma das promessas de campanha do governador Beto Richa (PSDB) para o segundo mandato. Além disso, o estado espera ser reconhecido como livre da febre aftosa sem vacinação até maio de 2017.

Incêndio em casa mata menina de cinco anos na Região de Curitiba

Situação aconteceu na Lapa, cidade a 70 km de Curitiba.
Polícia Civil vai investigar as causas do incêndio.

Do G1 PR
Uma menina de cinco anos de idade morreu na tarde deste domingo (29), na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela estava em uma casa que pegou fogo, no bairro São Lucas.
O imóvel ficou parcialmente destruído. Os bombeiros que atenderam a situação encontraram a menina já morta, deitada em uma cama.
O Instituto de Criminalística esteve no local para começar a apurar as causas do incêndio. A Polícia Civil deverá investigar o caso.

HOMEM NA PORTA DA SUA RESIDÊNCIA RECEBE VOZ DE ASSALTO EM ASSAÍ



Conforme relato do solicitante e vitima o senhor V., três elementos encapuzados o renderam na porta da sala da sua
residência deram voz de assalto sendo que dois deles estariam armados com armas longas provavelmente espingardas sendo uma de cano curto o amarraram e subtraíram de sua residência dois aparelhos celulares, calçados masculino e feminino, um vídeo game play II, três frangos caipiras, sendo que logo após o roubo os elementos se evadiram em meio a uma plantação de milho. Relata ainda o solicitante que ficou amarrado por volta de trinta minutos onde conseguiu se soltar e realizar contato com a sede da 3ª Cia. Diligências estão sendo feitas no caso.

Salário de deputados paranaenses pode ir a quase R$ 30 mil por mês

Reajuste de salários de ministros do STF teria impacto de R$ 42,7 milhões na Assembleia Legislativa 
 
Ivan Santos / BEM PARANÁ

Assembleia: salário vinculado a ministros do STF (foto: Pedro Oliveira)
Na contramão da crise econômica e da onda de cortes de gastos públicos, o Congresso pode votar nas próximas semanas dois projetos com alto impacto sobre as contas dos governos federal, estaduais e municipais. No início do mês, a Câmara Federal aprovou regime de urgência para proposta que prevê aumento de 16,38% nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que seriam elevados de R$ 33.763,00 para R$ 39.293,38. Como os vencimentos do STF servem de base para o teto do funcionalismo público, o aumento teria um “efeito cascata” quase imediato nos legislativos de todo o País, incluindo assembleias legislativas e câmaras municipais. 
Somente no Judiciário, o impacto do reajuste para os ministros do STF seria de R$ 710 milhões, segundo estimativas do governo. Isso porque o aumento teria um efeito cascata sobre as remunerações de todos os magistrados federais, como do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM).
Como os salários dos deputados federais e senadores também é vinculado aos dos ministros do Supremo, eles também teria os vencimentos reajustados no mesmo patamar. O custo adicional para os cofres públicos só no Congresso seria de R$ 42.702.660,00 anuais.
O efeito cascata se repetiria na Assembleia Legislativa paranaense, onde os deputados têm direito a receber até 75% do salário de um parlamentar federal. Com isso, os vencimentos de cada deputado estadual iriam pular dos atuais R$ 25.322,25 para R$ 29.469,75 mensais. O impacto do aumento sobre as contas do Estado seria uma despesa de R$ 2.911.545,00 anuais. Além do salário, os deputados paranaenses têm direito a R$ 31,5 mil mensais para despesas de gabinete e outros R$ 78,5 mil mensais para pagar os salários de até 23 assessores em cargos comissionados.
O Orçamento da Assembleia para 2016 é de R$ 657.479.530,00. A maior parte é consumida com gastos de pessoal. Por lei, a Casa tem direito a 3,1% da receita líquida do Estado. Nos últimos anos, os deputados não tem usado toda a verba. No final do ano passado, a direção do parlamento estadual “devolveu” R$ 250 milhões ao Executivo, o equivalente a 40% do seu orçamento.
Em abril, o governo encaminhou proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017, que deve ser votada até julho, retirando as verbas do Fundo de Participação dos Estados (FPE) da base de cálculo dos repasses para o Legislativo e Judiciário. A medida, se aprovada, retiraria R$ 76,5 milhões dos cofres da Assembleia, além de R$ 46,9 milhões do Tribunal de Contas, R$ 101,2 milhões do Ministério Público e R$ 234,4 milhões do Tribunal de Justiça. Os deputados já sinalizaram, porém, que não pretendem aprovar a proposta. O próprio líder do governo na Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), apresentou emenda ao projeto, retirando a mudança do texto da LDO.
“Pauta bomba”
A proposta de votação em regime de urgência do aumento para os ministros do STF foi aprovada antes da abertura do processo de impeachment e o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) do cargo, e a ascensão do presidente interino, Michel Temer (PMDB). Integrantes do novo governo garantiram que iriam manter os acordos fechados pela administração anterior.
A lista inclui outra proposta da chamada “pauta bomba”, que pode dificultar a tarefa da equipe econômica de Temer de reduzir os gastos da União. A principal delas é a que prevê reajustes entre 16,5% e 41,47% para os salários dos servidores do Judiciário. O impacto só para esse aumento seria de R$ 5,99 bilhões ao ano, segundo o Ministério do Planejamento. O projeto também tramita em regime de urgência.
O projeto original era ainda mais elevado, prevendo reajuste de 53% a 78% para os servidores do Judiciário, e chegou a ser aprovado na Câmara e no Senado, mas acabou vetado por Dilma por causa do impacto nas contas públicas. Segundo o Ministério do Planejamento, a proposta aumentaria os gastos em R$ 36,2 bilhões até 2019.

Corpos carbonizados, de um homem e de uma criança, são recolhidos pelo IML

Dois corpos de pessoas carbonizadas foram recolhidos pelo Instituto Médico-Legal, neste domingo (29). O primeiro corpo foi encontrado no Riviera, num provável homicídio. O outro, de uma criança de cinco anos, foi tirado de uma casa que pegou fogo na Lapa.
O incêndio à residência, na Rua Américo Bortoleto, no bairro São Lucas, começou por um provável curto circuito, no início da tarde. A mãe da criança foi trabalhar e deixou a menina aos cuidados dos avós e da tia, na residência dos avós. Quando viram o fogo, os adultos saíram assustados da casa. A menina, na sua inocência, foi se esconder embaixo da cama, e bem provável por isto os adultos não conseguiam encontra-la.
Até a chegada dos bombeiros, a casa de alvenaria foi parcialmente queimada e a menina morreu carbonizada debaixo da cama.
Microondas
Publicidade
No bairro Riviera, na Rua Edmundo Eckstein, o corpo de um homem foi encontrado queimado dentro de pneus, no fim da manhã. Este crime é conhecido pela bandidagem como ‘micro-ondas‘, onde a pessoa é colocada amarrada dentro de pneus e é ateado fogo.
Acredita-se que a vítima ainda estava viva, quando começou a queimar. Como estava bem carbonizado, não foi possível localizar documentos de identificação. E como é uma estrada rural, ladeada por muito mato, a vizinhança não ouviu nada estranho de madrugada.

PREVISÃO DO TEMPO ( SIMEPAR )



Na segunda-feira a instabilidade atmosférica diminui em parte da Região Sul, mas ainda chove, com menos intensidade do que no fim de semana, em várias áreas do Paraná e de Santa Catarina. Nas regiões paranaenses as chuvas ocorrem de forma isolada e em curtos períodos (pancadas rápidas) e, principalmente, no decorrer da tarde. Chove mais entre o norte, centro e leste do Estado, enquanto que entre o oeste e sudoeste o sol predomina. As temperaturas apresentam gradativa elevação.

Assaí/PR
 
Segunda-feira, 30/05/16 Terça-feira, 31/05/16 Quarta-feira, 01/06/16

Tempo Manhã

Pancadas de chuva isoladas
Tarde

Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas
Noite

Pancadas de chuva isoladas


Parcialmente nublado com chuvas e trovoadas a partir da tarde


Pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.


Temperaturas Máx. 20ºC
Mín. 15ºC
Máx. 23ºC
Mín. 13ºC
Máx. 23ºC
Mín. 11ºC


Vento nordeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h) noroeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h) noroeste / fraco a moderado (21 a 28 km/h)

Visibilidade boa boa boa


Horários de Nascer e Pôr do Sol
Data
Nascer
Pôr
Segunda, 30/05/2016 06:56 17:45
Terça, 31/05/2016 06:57 17:45
Quarta, 01/06/2016 06:57 17:44
Quinta, 02/06/2016 06:57 17:44
Sexta, 03/06/2016 06:58 17:44
Sábado, 04/06/2016 06:58 17:44
Domingo, 05/06/2016 06:59 17:44