sexta-feira, 13 de maio de 2016

Jovem pede ajuda para conseguir remédios e dar melhor qualidade de vida para amiga com câncer



Por Marina Sequinel/ BANDA B
franciane-cancer
Franciane foi diagnosticada em junho de 2011. (Foto: Reprodução/Montagem Banda B)

A luta contra o câncer nunca é fácil. Mas ela pode ser amenizada pela colaboração de amigos e familiares. Foi pensando nisso que a jovem Mayara Teixeira Mainardes, de 19 anos, procurou a Rádio Banda B na tarde desta sexta-feira (13). Ela decidiu pedir ajuda para melhorar a qualidade de vida da amiga, Franciane Cristina de Santa Ana, 28, que enfrenta a doença desde junho de 2011.
Diagnosticada com um tumor maligno no ovário, que complicou e se espalhou pelo corpo dela, Fran, como é conhecida, não tem condições de pagar por todos os medicamentos que necessita. “A família precisa de R$ 1 mil por mês para os remédios, mas os pais dela estão desempregados e não podem arcar com isso. Por isso comecei a divulgar o caso, porque o tratamento não pode ser interrompido”, contou Mayara, em entrevista à Banda B.
Segundo ela, a doença foi descoberta depois que Franciane começou a sentir fortes dores na axila esquerda. Os exames, então, revelaram o câncer no ovário. “Ela fez um tratamento com quimioterapia por seis meses, mas as dores continuaram e uma nova biópsia constatou que a Fran também tinha tumores nas axilas. Como o diagnóstico correto demorou para ser feito, a doença se espalhou e ela precisou fazer mais sessões de quimioterapia e radioterapia, além de retirar o cisto, que tinha 16 cm, por meio de uma cirurgia”, completou a amiga.
Com o tempo, um dos tumores na axila se rompeu, comprometendo os movimentos do braço da jovem. Desde então, ela sofre com falta de ar, taquicardia e muita sonolência. “A Fran está super inchada, irreconhecível, e tem que tomar remédios muito fortes, entre eles Morfina de 30 mg de quatro em quatro horas, para aliviar a dor, e Lyrica 150 mg. Ela já tentou conseguir os remédios pelo plano particular e até pelo Sistema Único de Saúde, mas sem sucesso. Se cada um puder ajudar um pouco, certamente fará um bem imenso para essa família que tem passado por duras provas”, finalizou Mayara.
Qualquer doação para Franciane, que mora no bairro Tatuquara, em Curitiba, pode ser f

Nenhum comentário:

Postar um comentário