segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Curitiba pode ter geada de segunda a quarta-feira


Previsão de temperatura mínima na Capital é de 1ºC para esta segunda-feira. Frio dura toda a semana

bem paraná
Curitiba tem previsão de mais uma semana gelada (foto: Franklin de Freitas)
Uma nova onda de frio mais intenso atinge o Paraná desde ontem. Em Curitiba, a temperatura mínima prevista para hoje era de apenas 1ºC e possibilidade de formação de geada. O alerta segue para os próximos dias, com mais geada amanhã e quarta-feira. Amanhã a oscilação fica entre 2 e 18 graus e sol entre nuvens. Até o final desta semana, as temperaturas mínimas previstas ficam abaixo dos 10ºC.
Ontem, houve formação de geada nas regiões Sudoeste e Sul do Estado. Hoje guarapuava tinha alerta de mínima de -1ºC e no sul do Paraná os termômetros deveriam variar em torno do 0 grau. Amanhã, o frio nas regiões Sudoeste, parte do Oeste e Centro-Sul permancem baixas.
La Niña — Depois de passar por um período intenso de El Niño — fenômeno de aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que trouxe chuvas intensas para os estados do Sul no último verão —, a atenção agora é com a La Niña, quando ocorre o resfriamento das águas daquele oceano. A previsão para os próximos meses é de chuvas dentro da média, mas a La Niña pode trazer mudanças na atmosfera que aumentam a incidência de raios e de chuvas de granizo.
Além desse fenômeno, os estados do Sul e do Sudeste também precisam ficar atentos à variação da temperatura do Oceano Atlântico, que influenciam diretamente no clima das duas regiões. Diferentemente dos fenômenos no Pacífico, que podem ser previstos com maior antecedência, as Zonas de Convergência do Atlântico Sul precisam de um monitoramento constante dos institutos de meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário