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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os bancários rejeitaram nova proposta 
salarial dos bancos e seguem em greve, que nesta quinta (29) entrará no 
seu 24º dia. A Fenaban (braço sindical da Febraban, que representa os 
bancos) manteve a proposta de reajuste de 7%, mas aumentou o abono para 
R$ 3.500 ante os R$ 3.300 oferecidos anteriormente. A oferta era por 
acordo para 2016 e também para 2017. No ano que vem, bancários 
receberiam a inflação mais um aumento real de 0,5%, pela proposta dos 
bancos. Os bancários consideraram a proposta insuficiente. Desde o 
começo da campanha salarial, pedem reajuste salarial de inflação (9,62%)
 mais aumento real de 5%. No ano passado, a greve durou 21 dias e 
garantiu aumento real de 0,11% aos bancários. O QUE OS BANCÁRIOS PEDEM 
> reajuste - 5% mais a inflação de 9,62% > benefícios - R$ 880 em 
vales-alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche > piso - R$ 
3.940,24 (equivalente ao salário mínimo do Dieese) O QUE OS BANCOS 
OFERECEM > reajuste - 7% sobre salário e benefícios > abono - R$ 
3.500 > piso - R$ 2.856,31 BANCOS DURANTE A GREVE 1 - Pagar contas O 
cliente do banco pode utilizar internet banking e aplicativos para 
celular do banco para efetuar o pagamento. Para isso, confira se as 
senhas os aplicativos estão funcionando e vá a agências ainda não 
paralisadas para atualizá-las. Os caixas eletrônicos e correspondentes 
bancários, como agências lotéricas, Correios e até alguns supermercados 
também recebem pagamentos de contas Em caso de dificuldade, o cliente 
pode entrar em contato com a empresa e pedir alternativas para realizar o
 pagamento. É importante registrar o pedido, enviando por e-mail ou 
anotando o número de protocolo de atendimento. Caso o fornecedor não dê 
opções para pagar a conta, o consumidor deve usar esses documentos para 
reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor. 2 - Transferências de
 dinheiro É possível fazer por internet banking, celular, caixa 
eletrônico e atendimento por telefone. Atenção: os valores das 
transferências podem ser limitados por esses canais, dependendo do seu 
perfil de renda e padrão de gastos. Se existe a previsão de uma 
transferência nos próximos dias, procure uma agência que ainda esteja 
funcionando 3 - Investimentos e resgates Também podem ser feitos por 
internet, aplicativo, caixa eletrônico e central de atendimento por 
telefone. Seja qual for o canal de atendimento, lembre-se de pesquisar o
 rendimento oferecido e as taxas cobradas para aplicar ou resgatar o 
dinheiro aplicado 4 - Empréstimos e financiamentos Os bancos também 
oferecem crédito pessoal em condições pré-aprovadas nas plataformas de 
atendimento eletrônico. Lembre-se, no entanto, que as taxas nessas 
modalidades costumam ser altas e devem ser usadas apenas em emergências.
 Para quem precisa renegociar dívidas, os grandes bancos oferecem 
plataformas de renegociação sem atendimento ou então permitem o envio de
 propostas pela internet. A documentação para financiamento imobiliário é
 entregue na agência. Esse tipo de crédito tende a ficar suspenso 
durante a greve.
 
 
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